VOLEIBOL PORTUGUÊS CHAT

domingo, 19 de julho de 2009

Jogos da Lusofonia - 4ºdia de Voleibol de Praia

José Pedrosa e Hugo Gaspar foram os grandes vencedores da competição de Voleibol de Praia dos Jogos da Lusofonia 2009, ao vencerem os brasileiros Thiago Barbosa / Jan Ferreira, por 2/0 (21/19 e 26/24). Foi um jogo em que desde o priníipio a dupla portuguesa se mostrou muito forte com bons blocos de Hugo Gaspar e uma recepção excelente de José Pedrosa.
José Pedrosa e Hugo Gaspar: “Foi um jogo muito difícil mas estivemos muito concentrados, sobretudo em acções de contra-ataque. Ficamos muito contentes com este primeiros lugar, principalmente porque este é apenas o terceiro torneio em que participamos este ano. Vencemos a etapa no Campeonato Nacional, participamos num circuito do Swatch World Tour e agora vencemos estes jogos, portanto pensamos que para o inicio de uma dupla não está nada mal. Mas, mesmo assim temos que trabalhar ainda muito para conseguirmos ter melhores resultados lá fora e ir aos Jogos Olímpicos de Londres 2012”.
No jogo de atribuição dos terceiros e quartos lugares, Miguel Maia e João Brenha saíram derrotados pela dupla brasileira, Rogério Ferreira / Bernardo Romano por 2.0 (21/18 e 21/16).
Miguel Maia: “O nosso grande objectivo era chegar ao pódio, mas perdemos bem este encontro. As quatro duplas que chegaram até às meias-finais são de boa qualidade portanto as medalhas poderiam cair para qualquer lado”.
Rosa Costa e Ana Freches conseguiram a medalha de prata ao perderem na final contra a dupla brasileira Liliane Maestrini / Luane Madeira por 2.0 (21-6 e 21-12). Ana Freches: “Os Jogos da Lusofonia correram bem já que conseguimos a medalha de prata. As brasileiras têm um ritmo que nós ainda não possuímos. Ontem nas meias-finais o jogo foi muito equilibrado mas conseguimos vencê-lo.”
Liliane Maestrini / Luane Madeira: “Foi muito bom para nós ganharmos esta medalha de ouro já que somos uma dupla muito nova. O encontro mais disputado que tivemos foi contra as nossas compatriotas, pois são uma dupla muito difícil. Mas as portuguesas também jogam muito bem. Estamos neste momento a participar em campeonatos de outros países na Europa o que nos dá muito mais experiência”.
Em terceiro lugar, ficou a dupla brasileira, Fabiane Boogaredt / Taiana Souza, que derrotaram as portuguesas Juliana Antunes e Francisca Esteves por 2/0 (21/16 e 21/13). Francisca Esteves: “Eu e a Juliana não nos preparamos muito bem para estes Jogos da Lusofonia. Os primeiros encontros foram muito acessíveis, mas chegamos às meias-finais e não conseguimos dar o nosso melhor. Mas a Rosa e a Ana (Portugal) estiveram muito bem e mereceram chegar á final. Quanto ao jogo de atribuição do 3º e 4º lugar, a dupla brasileira tem muito mais experiência e mais horas de treino, por isso não nos deu qualquer hipótese”.
João Brenha despediu-se hoje das competições internacionais depois de quinze anos, sempre com a mesma dupla (Miguel Maia), numa carreira recheada de sucessos. O atleta português considera que, “atingimos um patamar muito alto estes quinze anos foram muito positivos, já que aquilo que aconteceu de bom foi muito superior às más. Fomos pioneiros no Voleibol de Praia em Portugal, já que começamos em 1990, em Espinho nos primeiros jogos que foram organizados, e além disso tive a grande sorte de ter como parceiro o Miguel Maia. Só tenho uma frase para o definir: "Fora de série”.
“O ponto mais marcante da minha carreira foi o quarto lugar que conseguimos nos Jogos Olímpicos de Atlanta. Nós éramos uma dupla do meio da tabela e não estávamos à espera de chegar tão longe já que perdemos logo no início e fomos remetidos para o quadro de perdedores. Mas conseguimos ganhar a algumas das melhores duplas do mundo por isso penso que o 4º lugar não foi mau de todo. E as vitórias que conseguimos nos Circuitos Mundiais da FIVB, também foram muito importantes”.
João Brenha, um pouco emocionado, resumiu estes quinze anos a praticar Voleibol de Praia numa só frase: “Foi uma carreira plena de sucesso”.
O presidente do Comité Olímpico português, Comandante Vicente Moura, mostrou-se bastante agradado com este jogos: “Foram uns excelentes jogos, ultrapassamos alguns aspectos em relação aos últimos como por exemplo, maior número de países, de atletas, de modalidades, etc. O conjunto de resultados é muito positivo, mas ainda há algum desnível que tem de ser ultrapassado, como se pode ver aqui no Voleibol de Praia”.
Fonte: FPV

Sem comentários: