VOLEIBOL PORTUGUÊS CHAT

domingo, 29 de abril de 2012

JOÃO JOSÉ E CARLOS TEIXEIRA RENUNCIAM À SELECÇÃO


Depois do líbero Carlos Teixeira ter referido que chegou a hora de deixar a Seleção Nacional, agora é o capitão João José a admitir também que está de saída da equipa portuguesa. “Não vou fazer a Liga Mundial. Já ficou acordado com a federação”, confessou o jogador do Friedrichshafen. “O ano passado fechou-se um ciclo com o Juan Diaz. Com 33 anos, tenho de preocupar-me com o físico e também com a mente”.

A saída de João José da Seleção pode, contudo, não ser definitiva. A equipa técnica quer aproveitar a Liga Mundial para dar a oportunidade aos mais novos – “a renovação tem de ser feita e esta competição é ideal para isso”, disse João José –, devendo os mais antigos regressar em setembro, no apuramento para o Europeu. “Ainda não falei com o novo selecionador sobre essa possibilidade. Mas estarei disponível”.

sábado, 28 de abril de 2012

BENFICA VENCE NA LUZ


O Benfica confirmou a vantagem do fator casa e bateu este sábado o Sp. Espinho por 3-1, na primeira partida da final do playoff do campeonato nacional de voleibol, ficando desta forma a apenas um triunfo da conquista do título.

Os encarnados venceram os dois primeiros parciais, por 25-21 e 25-18, deixaram a equipa de Espinho reagir, ao ceder o terceiro set, por 22-25. Depois, no quarto, a equipa de José Jardim confirmou o triunfo, ao vencer por 25-18.

O Benfica poderá ser campeão já na terça-feira, bastando para tal vencer na deslocação ao reduto do Sp. Espinho. O jogo será disputado na Nave Desportiva de Espinho, pelas 21h (terá transmissão televisiva na Sport TV). Em caso de derrota encarnada, a decisão fica guardada para o próximo sábado, na Luz.

JOGADORES DO SP. ESPINHO APELAM À PRESENÇA DO PÚBLICO


Vídeo do Sp. Espinho, apelando aos adeptos que marquem presença na final do Campeonato Nacional da Primeira Divisão, frente ao SL Benfica. O primeiro jogo é hoje, pelas 18h, no Pavilhão da Luz, ao passo que o segundo encontro se realiza na Nave Desportiva de Espinho, no dia 1 de Maio (21h).

HUGO SILVA: "NÓS JÁ SOMOS OS CAMPEÕES"


A equipa do SC Espinho encontra-se na grande final do Campeonato Nacional, onde vai defrontar o SL Benfica. É o reencontro numa final entre duas grandes equipas que lutam pelo título com toda a garra e dedicação

O treinador do SC Espinho, Hugo Silva, quando questionado sobre o espírito da equipa para a final descreve: ‘só pode ser o melhor, pois todos nós sabemos que foi feito muito com tão pouco’ e salienta: ‘Nós já somos os campeões deste campeonato aconteça o que acontecer!’

Contestado pela pressão que o SC Espinho possa sentir, Hugo Silva pronuncia: ‘Pressão é coisa que não faz sentido falar neste grupo, muito menos neste momento uma vez que o que queremos com estes jogos que faltam é podermos continuar a mostrar que somos capazes de continuar a surpreender quem tem obrigações que nós não temos. Esta equipa do Benfica foi construída para ser campeã, com jogadores do melhor que temos no país, logo se há pressão é para esse clube e para os seus jogadores e nunca para o SC Espinho.’

Ainda sobre o adversário desta final, o treinador dos tigres refere que ‘O maior ponto forte do Benfica é ter muitos poucos pontos fracos. Só vai ser possível ganhar a este Benfica se o coletivo do Espinho conseguir superar a força das individualidades do Benfica e se as pessoas de Espinho se unirem no apoio à equipa e fizerem sentir que estão connosco’. O Técnico dos ‘Tigres’ deixa assim o apelo aos adeptos para lutarem lado a lado com esta equipa jovem na luta pela almejada vitória.

ÁGUIAS DESAFIAM TIGRES À PROCURA DO PLENO


Benfica e Sp. Espinho iniciam hoje a luta pelo título, com as águias à procura do 4.º troféu e os tigres a tentarem aumentar o recorde para 18. Mas os encarnados têm um estímulo acrescido: conseguir o pleno na temporada, ou seja, juntar a vitória no Campeonato à Taça de Portugal e à Supertaça. “O principal objetivo da época é obviamente sermos campeões, mas o facto de podermos vencer no mesmo ano as três competições é mais uma motivação”, refere o atacante Flávio Cruz, que está em dúvida para o 1.º jogo, depois de ter sofrido uma entorse no joelho esquerdo há uma semana. “Estou a melhorar, vamos ver.”

O jogador madeirense, 29 anos, conhece bem o adversário que o Benfica vai defrontar, já que conquistou dois títulos pelo Sp. Espinho (2008/2009 e 2009/2010), o últimos dos quais precisamente contra a equipa que agora defende. “Costumo dizer que em finais não há favoritos. Tudo o que fizemos para trás foi muito bom, mas uma final é uma final e pelo que conheço, o Sp. Espinho é uma equipa que gosta de finais, que está habituada e este modelo competitivo.” 

sexta-feira, 20 de abril de 2012

ALTERAÇÕES NA CONVOCATÓRIA DE PORTUGAL

Flavio Gulinelli já escolheu os 23 jogadores para começar os treinos da selecção nacional, na Póvoa de Varzim. Em relação à lista enviada pela Federação Portuguesa de Voleibol, ainda antes da escolha do italiano, destaque para as saídas de João Malveiro e de Frederico Siqueira.

De resto, não há mudanças e, assim, são estes os jogadores que iniciarão o estágio a 30 de Abril:

1. Marcel Gil - SC Espinho
2. Carlos Teixeira (L) - Poitiers (FRA)
3. Manuel Silva - AJF Bastardo
5. Marco Ferreira - Ason Orange Nassau (FRA)
6. Alexandre Ferreira - SC Espinho
7. Ivo Casas - Castelo da Maia GC
8. Tiago Violas - Wegiel (POL)
9. Nuno Pinheiro - Poitiers (FRA)
10. Filipe Pinto - Leixões SC
12. João José (C) - VFB (GER)
13. Valdir Sequeira - Casa Rurale Cantu (ITA)
14. Flávio Cruz - SL Benfica
15. Rui Santos "Ruca" - Vitória SC
16. Hugo Gaspar - SL Benfica
17. Miguel Rodrigues - SL Benfica
18. André Lopes - Poitiers (FRA)
19. Rui Moreira - GC Vilacondense
20. Nuno Silva - SC Espinho
21. José Gomes - GC Vilacondense
22. Pedro Figueiredo - AA Espinho
23. Carlos Libório - SC Caldas
24. João Coelho - SL Benfica
25. Nuno Pereira - SC Caldas

DECLARAÇÕES DE HUGO GASPAR


A equipa de Voleibol do Sport Lisboa e Benfica desloca-se, este sábado, ao terreno do Sporting de Espinho para disputar a 10.ª jornada da Série dos Primeiros do Campeonato Nacional. Em declarações à Benfica TV, o jogador Hugo Gaspar fez a antevisão a este jogo, onde afirmou que, apesar de as contas desta fase já estarem resolvidas, o Benfica irá entrar em campo para ganhar.

“A ambição do Benfica é ganhar sempre todos os jogos em que participa, por isso, queremos ganhar o próximo jogo. Sabemos que não tem uma importância maior, uma vez que já está tudo decidido. Vai servir um pouco como treino, sendo que as equipas vão talvez esconder um pouco o seu jogo, porque a final aproxima-se”, disse.

O atleta “encarnado” vincou ainda que a equipa está unida para conquistar o título nacional: “A nossa equipa está muito bem e estamos todos unidos para concluir o campeonato com a conquista do título.”

O jogo está agendado para este sábado, dia 21 de Abril, pelas 18 horas, na Nave Desportiva de Espinho.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

DECLARAÇÕES DE JOSÉ JARDIM


O Benfica defronta, sábado (18 horas), o Sp. Espinho, em jogo da 10.ª e última jornada da 2.ª fase do campeonato nacional. José Jardim, técnico dos encarnados, lembrou que o jogo, que se realiza na nave desportiva de Espinho, não decidirá a classificação final, e assumiu que a sua equipa já pensa no playoff final.

“Não tem qualquer interesse em termos de tabela classificativa, sabemos que o Benfica é o primeiro classificado e o Sporting de Espinho é o segundo, são as equipas que vão disputar o playoff do título e o jogo de sábado não vai alterar nada esta situação”, disse à Benfica TV.

E prosseguiu: “Tenho a certeza que a nossa equipa e a adversária estão focadas no playoff e estão ambas a preparar-se para ele. Este jogo acaba por ser um 'treino arbitrado', ou seja, um jogo para cumprir calendário”, finalizou.

NOVO SELECCIONADOR APRESENTADO


O italiano Flavio Gulinelli, apresentado esta quarta-feira como novo selecionador de voleibol de Portugal, definiu como prioridades o apuramento para o Campeonato da Europa de 2013 e a manutenção na Liga Mundial.

Sucessor do histórico Juan Diaz, com quem Portugal atingiu os patamares mais elevados do voleibol mundial, o novo treinador da equipa nacional considerou a vinda para Portugal um "desafio aliciante".

Flávio Gulinelli, de 53 anos, natural de Asti, conta no seu currículo com os títulos mundiais de 1998 e 2002, ao serviço das seleções de Itália e do Brasil, respetivamente, além da Liga Mundial (1997) com a "squadra azzurra".

O treinador, que se estreou em 1989 como adjunto no Parma, conta ainda no seu currículo com vários títulos europeus de clubes (1990 e 1992), campeonatos, taças e supertaças nacionais.

"Mais do que prometer seja o que for é a hora de trabalhar", disse Flavio Gulinelli, considerando o nível do voleibol português "elevado" e que "Portugal pode estar entre as 12 principais seleções europeias, onde estão as melhores do mundo".

Com Flávio Gulinelli regressam jogadores, por exemplo, como o distribuidor Nuno Pinheiro, afastado há já alguns anos da seleção, continuam os atletas mais experientes e será desenvolvido um trabalho de prospeção entre os mais jovens.

"O material para trabalhar é de nível superior e qualquer jogador que mereça jogar estará a jogar", afirmou Gulinelli, prometendo colocar ao serviço da seleção toda a sua experiencia acumulada.

Falando num português fluente, com sotaque brasileiro, devido à sua passagem pela seleção "canarinha", Gulinelli recordou o facto de ter trabalhado ao mais alto nível, quer com treinadores quer com jogadores de topo, com quem aprendeu muito do que está disposto, agora, a ensinar.

A duração de seis meses do contrato, com possibilidade de ser prolongado, não preocupa o treinador italiano, nem tão pouco o facto de suceder ao histórico Juan Diaz, com quem Portugal alcançou o 8.º lugar no Mundial2002, atingiu duas fases finais de Europeus e venceu a Liga Europeia.

"Vim porque foi esse o meu desejo e tenciono desenvolver ao máximo o meu trabalho. Por muito respeito que tenha ao Juan Diaz, e tenho, eu já ganhei títulos mundiais e ele não", adiantou.

O presidente da Federação Portuguesa de Voleibol, Vicente Araújo, reconheceu que a vinda de Flavio Gulinelli ficará mais económica do que a continuidade de Juan Diaz, mas declinou perda de qualidade.

"Flavio Gulinelli merece toda a confiança e o seu currículo fala por si. A federação não tem problemas financeiros, mas tem sim uma gestão controlada, de contenção, para evitar constrangimentos no futuro", disse Vicente Araújo.

Ainda de acordo com o dirigente, a situação de crise que se vive no país obriga a que sejam tomadas medidas para que, no caso concreto do voleibol, seja possível manter a atividade sem grandes problemas.

domingo, 15 de abril de 2012

SP. ESPINHO GARANTE PRESENÇA NA FINAL

O Sp. Espinho apurou-se este domingo para a final do playoff onde vai medir forças com o Benfica.

Os tigres tiveram, contudo, de esperar pelo resultado do Fonte Bastardo na Luz (perdeu por 3-1 e por isso não somou qualquer ponto), uma vez que não conseguiram resolver logo a questão no duelo com a Ac Espinho, onde viriam a perder algo surpreendentemente por 3-2, somando por isso só um ponto.

O Benfica, por sua vez, ao contabilizar três pontos resultante do triunfo por 3-1 sobre os açorianos garantiu também o 1.º lugar na 2.ª fase, pelo que disputará o 1.º e o 3.º (se necessário) do playoff em casa. O primeiro jogo da decisão do título começa no dia 28 de Abril.

No outro encontro da jornada, o Vitória de Guimarães venceu o Castelo da Maia por 3-2.

sábado, 14 de abril de 2012

EUROPEU DE JUNIORES - Q

Mais duas derrotas para as nossas selecções juniores! A selecção masculina foi derrotada pela Turquia por 1-3 (25-23, 14-25, 16-25 e 20-25). Apesar de ter entrado bem, Portugal foi claramente inferior aos jogadores locais, tendo perdido os três sets finais de uma forma clara. João Miguel Oliveira foi o melhor pontuador luso, com 18 pontos. Os portugueses jogam amanhã com a Eslováquia, pelas 14h30 portuguesas.

No setor feminino, a selecção nacional voltou a ser derrotada por 0-3, desta vez com as juniores finlandesas. Portugal perdeu por 9-25, 12-25 e 16-25. Mariana Maia destacou-se na selecção lusa, com 8 pontos. Amanhã, as juniores portuguesas defrontam a Hungria, pelas 17h30 portuguesas.

Apesar de ambos os conjuntos ainda jogarem amanhã, Portugal já não tem qualquer chance de qualificar nenhuma selecção para o Europeu de Juniores.

RESCALDO DA 8ª JORNADA

Depois dos três jogos que se realizaram hoje, destaque para a vitória do Sp. Espinho, dando assim um "passo de gigante" rumo à presença na final do Campeonato Nacional.

O Espinho venceu os açorianos do Fonte Bastardo por 3-1. Num primeiro set equilibrado, a equipa espinhense conseguiu adiantar-se no marcador a meio do parcial e venceu por 25-19. De seguida, os açorianos entraram melhor no segundo set e mantiveram a vantagem, tendo ganho o segundo set por 20-25. O terceiro parcial foi dominado do início ao fim pelos espinhenses, que triunfaram por 25-15. No último set, o Espinho ganhou uma vantagem inicial de 6 pontos (14-8), porém deixou-se empatar a 15 pontos. Sempre apoiados por uma boa massa adepta, o Sporting de Espinho voltou a ganhar uma vantagem de 4 pontos (24-20), mas apenas triunfou por 25-23, depois de um excelente ataque de Rui Moreira.

Do lado do Espinho, destaque para as exibições de Rui Moreira e Sebastian Gevert, melhor pontuador do jogo com 26 pontos. Nos açorianos, fica na retina o bom jogo de Fábio Jardel. Deixamos aqui os seis iniciais de cada equipa:
SC Espinho - Miguel Maia, João Malveiro, Marcel Gil, Rui Moreira, Carlos Alaniz e Sebastian Gevert - Hugo Ribeiro (L) e Alexandre Ferreira também jogaram;
AJFB - Manuel Silva, Caíque Silva, Danilo Santos, Fábio Jardel, Angel Melean e Otton França - Gian Moraes (L), Thiago Leite, Ricardo Perini e Valdir Reis também participaram no jogo.

Nos restantes jogos, a AA Espinho voltou a vencer o Castelo Da Maia por 3-2 (25-23, 21-25, 25-21, 22-25, 19-17) e o Vitória esteve perto de surpreender o Benfica, ao perder no quinto e decisivo parcial (2-3: 29-27, 21-25, 25-19, 21-25, 6-15).

sexta-feira, 13 de abril de 2012

ANTEVISÃO DA JORNADA


O Sporting de Espinho e o Fonte Bastardo decidem no sábado qual das equipas disputará com o mais que provável Benfica, a 1 ponto de garantir matematicamente o apuramento, o título de campeão nacional.

Se o Sporting de Espinho, que soma 25 pontos, vencer em casa o Fonte Bastardo por 3-0 ou 3-1, apenas terá que somar mais 3 pontos nos dois jogos restantes, com a Académica de Espinho (Domingo) e Benfica (15 de abril).

O campeão nacional Fonte Bastardo, que soma 24 pontos - a 7 do líder Benfica -, terá de amealhar o máximo em casa dos "tigres", para continuar a alimentar aspirações a uma presença no play-off final.

O Benfica, recente vencedor da Taça de Portugal, lidera o campeonato com uma vantagem de seis pontos, mas ainda não garantiu matematicamente o apuramento para o play-off final, pelo que redobra o interesse para o jogo com o Vitória de Guimarães.

Contudo, só uma hecatombe da formação encarnada - três derrotas pela margem máxima de 3-0 - permitiria ainda ao Sporting de Espinho e ao Fonte Bastardo pensar na possibilidade de disputarem a final os dois.

No campo das possibilidades matemáticas, há ainda que incluir o Castelo da Maia, que soma 18 pontos, e que pode ainda aspirar a marcar presença no play-off no título, mas só com uma improvável conjugação de resultados.

No sector feminino, a luta pelo play-off também está ao rubro, com o Sports Madeira e o Gueifães a entrarem na última jornada-dupla separados apenas por um ponto, pelo que o Ribeirense só no domingo deverá conhecer o adversário para a discussão do título.

EUROPEU DE JUNIORES - Q (ROU)

Tal como a selecção masculina, as juniores portuguesas somaram hoje a terceira derrota em três jogos, ao perderem com a congénere da Grécia por 0-3 (14-25, 14-25, 24-26). Com esta derrota, a selecção nacional quase que hipoteca por completo as chances de se qualificar para o Europeu da categoria.

Amanhã, defronta a selecção finlandesa, pelas 17h30 portuguesas.

EUROPEU DE JUNIORES - Q (TUR)

A selecção júnior masculina perdeu por 0-3 com a Áustria, pelos parciais de 19-25, 18-25 e 14-25, somando a terceira derrota em três jogos. Portugal apenas esteve na frente do marcador no primeiro set, quando esteve várias vezes com 3 pontos de vantagem.

Amanhã, e já com poucas hipóteses de conseguir um dos 3 primeiros lugares, a selecção nacional defronta a congénere turca, pelas 17h portuguesas.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

DECLARAÇÕES DE FLAVIO GULINELLI


O italiano Flavio Gulinelli vem a Portugal na próxima segunda-feira para acertar detalhes da sua contratação e, se tudo ficar resolvido, assinará mesmo contrato com a Federação Portuguesa de Voleibol para ser o próximo selecionador nacional, sucedendo no cargo ao luso-cubano Juan Diaz. A viagem ao nosso país foi-nos confirmada pelo próprio. “Vou aí para falar com o presidente”, frisou. “Se tudo ficar acertado, começo a trabalhar na primeira semana de maio.”

O técnico italiano, de 53 anos, refere que já esteve no Porto, onde se encontrou com os responsáveis federativos, tendo logo ficado definido alguns pormenores do seu vínculo. “Para já, ficou falado que serei selecionador só para esta temporada, ou seja, até setembro”. A Liga Mundial e a qualificação para o Europeu são os principais compromissos da Seleção para 2012. “Se conseguirmos o apuramento para o Europeu, existe grande possibilidade de continuar”, sublinhou ainda o treinador italiano. “O objetivo principal é garantir a presença no Europeu e também manter o lugar na Liga Mundial.”

EUROPEU DE JUNIORES - Q

A selecção júnior masculina perdeu hoje por 1-3 com a congénere germânica, pelos parciais de 13-25, 25-21, 16-25 e 22-25. José Gomes voltou a ser o melhor pontuador português, com 15 pontos. Amanhã, Portugal defronta a Áustria (12h), selecção que derrotou hoje a Eslováquia por 3-1.

No lado feminino, Portugal foi derrotado pela poderosa Rússia por 0-3 (16-25, 21-25 e 14-25), num jogo em que as jovens portuguesas deram uma boa réplica às russas no segundo set. Amanhã, a selecção nacional joga com a Grécia, pelas 17h30.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

EUROPEU DE JUNIORES - Q (ROU)

Portugal perdeu por 0-3 com a selecção nacional júnior feminina da Roménia, no jogo que marcava a estreia de ambos os conjuntos nesta fase de qualificação, que se disputa na cidade de Piatra-Nearmt, na Roménia. A selecção nacional apenas conseguiu estar no primeiro parcial, tendo mesmo conseguido 3 pontos de vantagem a meio do set. No restante encontro, as romenas dominaram por completo!

Nas estatísticas, destaque apenas para a lusa Mafalda Leite, que se apresentou como a melhor receptora do encontro.

Antes deste jogo, a selecção russa tinha já vencido a Grécia por 3-0. Ainda hoje, teremos o Finlândia vs Hungria.

Amanhã, Portugal defronta a Rússia pelas 13h30 portuguesas. Como de costume, o "live score" poderá ser acompanhado no site da CEV (link ao seu lado direito).

FLAVIO GULINELLI É O SUCESSOR DE JUAN DIAZ


Em declarações à Antena 1, Vicente Araújo confirmou a vinda do italiano Flavio Gulinelli para substituir Juan Diaz no comando da selecção nacional e adiantou que "A primeira opção era um treinador português mas não foi possível" e que "o contrato ainda não foi assinado".

Quanto aos motivos que levaram à saída do treinador luso-cubano, Vicente Araújo justificou-se: "Ele saiu pela porta grande, reconhecemos o seu trabalho, mas a crise pesou muito na nossa posição."

O novo seleccionador nacional treinou até Janeiro deste ano o Bre Banca Lannutti Cuneo do Campeonato A1 de Itália, clube onde chegou no início desta época e de onde foi dispensado depois ter perdido a Final da Supertaça e da eliminação nos quartos-de-final na Taça de Itália.

Esta era a segunda época em Itália, para onde regressou em 2010 para disputar o Campeonato A2, depois de ter passado pelos campeonatos da Grécia e da Turquia, tendo sido finalista vencido na Final da Liga dos Campeões pelo gregos do Iraklis de Salónica.

Ainda antes e como treinador-adjunto, esteve na selecção de Itália entre 1997 e 1999, onde conquistou a medalha de ouro na Liga Mundial e no Campeonato do Mundo e uma medalha de bronze no Campeonato da Europa.

Após a passagem pela equipa técnica do Brasil em 2000 e depois de disputar o Campeonato A2 de Itália já como treinador principal, chegou a assumir a responsabilidade da selecção da Áustria, mas ainda antes de iniciar o trabalho, transferiu-se para o campeonato turco.

Do seu palmarés como adjunto em competições de clubes, constam 2 campeonatos A1 de Itália, 1 Taça do Mundo, 1 Taça das Taças, 1 Taça CEV, 1 Supertaça Europeia.

(by sovolei.com)

EUROPEU DE JUNIORES - Q (TURQUIA)

A selecção nacional de juniores entrou da pior forma na fase de qualificação em Ancara, na Turquia, ao ser derrotada pela Letónia por esclarecedores 1-3. Portugal perdeu pelos parciais de 14-25, 25-18, 21-25 e 18-25.

Depois de um primeiro set muito fraco em que a Letónia esteve sempre à frente, a equipa portuguesa reagiu no segundo parcial e dominou a seu belo prazer o set. Nos últimos dois sets, Portugal começou bem (chegou a ter três pontos de vantagem), mas quebrou em ambos os casos na parte final do parcial. O melhor pontuador da selecção nacional foi José Gomes, com 15 pontos.

Ainda hoje, terão lugar os jogos Alemanha vs Eslováquia e Áustria vs Turquia.

Amanhã, os juniores nacionais defrontam a Alemanha, pelas 12h portuguesas. O jogo pode ser, de novo, acompanhado no "live score" da CEV.

terça-feira, 10 de abril de 2012

VITÓRIA vs BENFICA NA SPORT TV

O jogo que opõe as equipas do Vitória Sport Clube e do Sport Lisboa e Benfica, relativo à Série dos Primeiros do Campeonato Nacional da I Divisão, seniores masculinos, será disputado no dia 14 de Abril de 2012 (sábado), às 17h00, no Pavilhão do Vitória SC, e terá honras de transmissão televisiva no canal Sport TV 2.

domingo, 8 de abril de 2012

RESULTADOS DE ONTEM

Taça de Portugal Feminina

CD Ribeirense 3-0 Castelo Da Maia GC (25-17, 25-13, 25-13)

O Ribeirense conquistou hoje a sua terceira Taça, ao vencer facilmente o Castelo da Maia por 3-0. Os parciais foram bastante desequilibrados, como podem ver em cima.


1ª Divisão Masculina - Fase dos Primeiros

Castelo Da Maia GC 3-1 SC Espinho (disputado na sexta-feira)
SL Benfica 3-1 AA Espinho (25-17, 25-22, 21-25, 25-8)
AJF Bastardo 3-0 Vitória SC (25-19, 25-22, 25-15)

Depois da derrota do Espinho na sexta-feira, a Fonte do Bastardo tinha a chance de se aproximar dos espinhenses e não desperdiçou: venceu o Guimarães por 3-0. No outro jogo do dia, o Benfica cimentou o primeiro lugar da classificação ao ganhar à Ac. de Espinho por 3-1, repetindo o resultado da final da Taça.

sábado, 7 de abril de 2012

LIGA MUNDIAL 2012

Apesar de estar sem seleccionador, Portugal enviou já para a FIVB a lista de jogadores para a participação na Liga Mundial de 2012. O Benfica e o Espinho são as equipas mais representadas, cada uma com 4 jogadores. Destaque para o regresso de Nuno Pinheiro e para a presença do jovem de 17 anos do Vilacondense, José Gomes.

Aqui vos deixamos a lista completa com o nome dos 25 jogadores:
1. Marcel Gil - SC Espinho
2. Carlos Teixeira (L) - Poitiers (FRA)
3. Manuel Silva - AJF Bastardo
4. João Malveiro - SC Espinho
5. Marco Ferreira - Ason Orange Nassau (FRA)
6. Alexandre Ferreira - SC Espinho
7. Ivo Casas - Castelo da Maia GC
8. Tiago Violas - Wegiel (POL)
9. Nuno Pinheiro - Poitiers (FRA)
10. Filipe Pinto - Leixões SC
11. Frederico Siqueira - Argez Duvel Puurs (BEL)
12. João José (C) - VFB (GER)
13. Valdir Sequeira - Casa Rurale Cantu (ITA)
14. Flávio Cruz - SL Benfica
15. Rui Santos "Ruca" - Vitória SC
16. Hugo Gaspar - SL Benfica
17. Miguel Rodrigues - SL Benfica
18. André Lopes - Poitiers (FRA)
19. Rui Moreira - GC Vilacondense
20. Nuno Silva - SC Espinho
21. José Gomes - GC Vilacondense
22. Pedro Figueiredo - AA Espinho
23. Carlos Libório - SC Caldas
24. João Coelho - SL Benfica
25. Nuno Pereira - SC Caldas

JUAN DIAZ DEIXA SELECÇÃO

Juan Diaz já não é o selecionador nacional. O técnico cubano terminou contrato em março, tendo a Federação Portuguesa de Voleibol decidido não renovar o vínculo que ligava ambas as partes.

Segundo explicou Juan Diaz ao Record, a Federação alegou falta de condições financeiras para a não prolongação do contrato.

O nome do ex-selecionador já nem aparece na lista de convocados para a Liga Mundial enviada pela Federação, onde o grande destaque é o regresso do distribuidor Nuno Pinheiro (Poitiers), que estava afastado da Seleção há alguns anos.

Entretanto, segundo o jornal Record, o substituto de Juan Diaz deverá ser italiano.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

CASTELO DA MAIA VENCE SP. ESPINHO

O Castelo da Maia venceu o SC Espinho por 3-1 e está assim a 7 pontos do seu adversário, que se mantêm no segundo lugar. Porém, os espinhenses podem ficar com apenas 1 ponto de vantagem em relação ao Fonte Bastardo (terceiro classificado), caso os açorianos vençam amanhã em casa o Vitória de Guimarães.

O jogo na Maia foi muito equilibrado, mas a verdade é que os pontos decisivos caíram sempre para os maiatos, que venceram pelos parciais de 25-23, 19-25, 25-21 e 29-27.

Podem ver a classificação atualizada na coluna ao lado direito.

1ª DIVISÃO MASCULINA (PRIMEIROS)

Inicia-se dentro de uma hora a 7ª jornada da Série dos Primeiros da 1ª Divisão Masculina. O jogo que iniciará a jornada disputa-se na Maia entre o SC Espinho e o Castelo Da Maia.

Será um jogo muito interessante: com uma vitória espinhense, a equipa comandada por Hugo Silva dá um passo de gigante rumo à presença na final do campeonato; mas, no caso de vitória dos maiatos, o conjunto liderado por Rui Pedro Silva volta a ter esperança na presença na final.

Amanhã, será a vez do jogo que opõe o Fonte do Bastardo ao Vitória de Guimarães (nos Açores) e também terá lugar a reedição da final da Taça, mas desta vez referente ao campeonato: o Benfica recebe a Académica de Espinho na Luz.

Apenas o jogo de hoje será possível acompanhar no livescore da Federação Portuguesa de Voleibol, cujo link está disponível ao seu lado direito.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

EUROPEU DE JUNIORES (QUALIFICAÇÃO)

A Selecção Nacional de Juniores Masculinos parte para Ancara, na Turquia, onde vai disputar a Poule D da fase de qualificação para o Campeonato da Europa 2012, a realizar de 11 a 15 de Abril de 2012.

Nesta 2.ª Ronda de qualificação para o Europeu de Juniores, a selecção portuguesa irá defrontar, no Baskents Sports Hall, a Letónia (11 de Abril), a Alemanha (12), a Áustria (13), a Turquia (14) e a Eslováquia (15). O 1.º classificado passa directamente à fase final, enquanto os 2.º e 3.º classificados terão de disputar a 3.ª Ronda.

A Fase Final do Europeu 2012 será realizada na Polónia e na Dinamarca, em finais de Agosto de 2012. Todos os jogos da fase de qualificação terão honra de "live score" no sítio oficial da CEV, cujo link pode ser visualizado na coluna ao lado direito.

EUROPEU DE JUNIORES (QUALIFICAÇÃO)

A Selecção Nacional de Juniores Femininos parte na próxima segunda-feira (9 de Abril) para Bucareste, capital da Roménia, onde vai disputar a Poule C da fase de qualificação para o Campeonato da Europa 2012, a realizar de 11 a 15 de Abril de 2012.

Nesta 2.ª Ronda de qualificação para o Europeu de Juniores, a selecção orientada por Fernando Luís irá defrontar, no pavilhão Sala Polivalenta Piatra-Neamt, a Roménia (dia 11, pelas 17h30), a Rússia (12 - 15h30), a Grécia (13 - 19h30), a Finlândia (14 - 19h30) e a Hungria (15 - 19h30).

O 1.º classificado passa directamente à fase final, enquanto os 2.º e 3.º classificados terão de disputar a 3.ª Ronda.

A Fase Final do Europeu 2012 será realizada em Ancara (Turquia), de 18 a 26 de Agosto de 2012. Estão já apuradas para a Fase Final do Europeu de Juniores Femininos as selecções da Turquia (país organizador), da Itália, da Sérvia e da República Checa, respectivamente 1.ª, 2.ª e 3.ª classificadas no Europeu 2010.

A comitiva portuguesa cumprirá o seguinte itinerário:
Voo LH 1181 (9 Abril) – Porto / Frankfurt (Alemanha), 06h10 / 09h55
Voo LH 1420 (9 Abril) – Frankfurt / Bucareste (Roménia), 13h40 / 17h00

E no regresso:
Voo LH 1421 (16 Abril) – Bucareste / Frankfurt, 17h45 / 19h20
Voo LH 1180 (16 Abril) – Frankfurt / Porto, 21h30 / 23h15

quarta-feira, 4 de abril de 2012

TAÇA DE PORTUGAL FEMININA

O jogo entre o CD Ribeirense e o Castêlo da Maia GC, referente à final da Taça de Portugal Feminina, terá honras de transmissão televisiva no canal desportivo Sport TV 1. O jogo decorrerá no dia 7 de Abril, pelas 16h05.

O nosso blog deseja a melhor sorte a ambas as equipas: disfrutem o jogo!

VICENTE ARAÚJO REELEITO NA FPV

O presidente da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV), Vicente Araújo, foi reeleito este sábado para o quadriénio 2012-2016, na Assembleia-Geral Ordinária do organismo, realizada no Porto.

Segundo um comunicado da FPV, Vicente Araújo quer no seu quinto mandato consecutivo "vencer a crise continuando rumo à excelência", pretendendo "inovar, reformar e fazer acontecer".

"Só com a participação e envolvimento de todos os agentes desportivos conseguiremos congregar o entusiasmo e força necessários para que a inovação, de facto, aconteça. É fazer acontecer. É inovar e é reformar. É isso que pretendo fazer no próximo quadriénio", disse.

Na reunião magna foi ainda aprovado, por unanimidade, o Relatório e Contas da Gerência de 2011, numa AG na qual estiveram presentes as Associações de Voleibol de Coimbra, Guarda, Braga, Alentejo, Viseu, Faial, Pico, Porto, Santa Maria, São Miguel, Terceira, Viana do Castelo, a Associação Nacional de Treinadores e a Associação Portuguesa de Árbitros de Voleibol.

DECLARAÇÕES DE HUGO GASPAR

O Benfica defronta, sábado (pelas 15 horas), no pavilhão n.º 2 da Luz, a Académica de Espinho, adversário que venceu na final da Taça de Portugal, em jogo a contar para a 7.ª jornada da 2.ª fase do campeonato nacional.

Em declarações à Benfica TV, Hugo Gaspar garantiu que a vitória é o único objetivos dos encarnados.

“Faltam quatro jogos para chegarmos ao play-off e temos de ganhar dois encontros para conseguir um dos dois primeiros lugares. No entanto, o nosso objetivo é o primeiro posto para começar a final do play-off na Luz”, disse.

O jogador encarnado realçou a importância da última vitória no recinto do Castelo da Maia e salientou a qualidade do plantel encarnado.

“Antes de mais dizer que o jogo com o Castelo da Maia foi de extrema importância nesta luta pelo primeiro lugar. Estamos envolvidos em várias frentes e tivemos dois jogos importantes no espaço de dois dias, o que demonstra a qualidade do nosso plantel”, finalizou.

DECLARAÇÕES DE JOSÉ JARDIM E ROGÉRIO LOPES

O Benfica conquistou este domingo a Taça de Portugal, depois de bater a Académica de Espinho, em Coimbra, por 3-1.

No final da partida, o treinador do Benfica, José Jardim, não escondeu a alegria de mais uma conquista. "Esta é a minha sétima Taça de Portugal, dado que conquistei cinco como treinador e duas como jogador, e estou muito satisfeito por ter alcançado um dos objetivos da época. A minha equipa entrou algo nervosa na partida, perdeu o primeiro set, mas, no segundo, com as alterações nas ações de serviço, foi mais inteligente e controlou o jogo", afirmou.

Por seu lado, Rogério Lopes, treinador da Académica de Espinho, sublinhou que a sua equipa "não tinha a obrigação de vencer o jogo": "Nós não tínhamos obrigação de vencer, mas confirmámos o porquê da presença na final. No segundo set não foi por demérito nosso mas sim pelo Benfica ter começado a jogar melhor que a tendência na partida se inverteu".

BENFICA CONQUISTA TAÇA DE PORTUGAL

O SL Benfica conquistou no último domingo a Taça de Portugal de 2012, depois de bater a AA Espinho, em Coimbra, por 3-1, com os parciais de 21-25, 25-12, 25-16 e 25-15, no Pavilhão Multidesportos de Coimbra.

A formação encarnada revalidou o título que tinha conquistado na última época, numa partida em que a resistência da Académica de Espinho durou apenas o primeiro set e a primeira parte do terceiro.

Antes do início da partida foi cumprido um minuto de silêncio em homenagem a Marco Ruel, atleta internacional que representava a formação insular do Machico e que morreu esta semana.

O encontro principiou equilibrada e com a Académica de Espinho, aguerrida defensivamente, a surpreender o Benfica e a atingir em vantagem os primeiro e segundo tempos técnicos (08-05 e 16-12).

Os espinhenses, hábeis em tapar as linhas de ataque a Hugo Gaspar e Flávio Cruz, revelaram-se mais eficazes do que os encarnados nas várias ações de jogo e fecharam o primeiro set aos 25-21, em 24 minutos.

O treinador José Jardim "puxou as orelhas" aos seus jogadores no final do primeiro parcial e a resposta não se fez esperar no início do segundo, com o Benfica a atingir o primeiro tempo técnico a vencer por 8-4.

Recorrendo a um serviço agressivo, o que colocou dificuldades defensivas à Académica de Espinho, e a blocar igualmente a bom nível, o Benfica "disparou" para uma vantagem de nove pontos ao segundo tempo técnico (16-07).

A gerir a diferença - e depois de um parcial de 6-0 que elevou o marcador dos 16-09 aos 22-09 - o Benfica fechou o set aos 25-12, em cerca de 23 minutos, e empatou o jogo a 1-1.

O equilíbrio voltou a marcar presença no início do terceiro parcial, em que a Académica de Espinho recuperou do desacerto demonstrado no anterior, tendo as equipas seguido "irmanadas" no marcador até aos 11-11.

A formação encarnada, melhor no bloco e no ataque, embalou de seguida para um parcial de cinco pontos consecutivos, que lhe permitiu atingir o segundo tempo técnico a vencer por 16-11.

A controlar e a gerir a vantagem, o Benfica embalou de forma decisiva para um triunfo tranquilo por 25-16, em cerca de 26 minutos, chegando à vantagem de 2-1 no encontro.

No quarto e derradeiro parcial, o Benfica, após uma reação inicial dos espinhenses, assumiu o controlo ainda ao passar do primeiro tempo técnico e fechou o jogo aos 25-15, em cerca de 25 minutos.


Jogo no Pavilhão Multidesportos de Coimbra.

Benfica - Académica de Espinho, 3-1.

Parciais: 21-25 (24 minutos); 25-12 (23); 25-16 (26); e 25-15 (25).

Sob a arbitragem da dupla constituída por Marcelino Tavares e António Moreira, as equipas alinharam com os seguintes jogadores:

SL Benfica: Robert Koch, Hugo Gaspar, Marc Honoré, Reidel Toiran, Flávio Cruz e Flávio Soares "Zelão" - "seis" inicial. Jogaram ainda João Coelho (libero), Roberto Reis, Ronaldo Henrique "Royal", Joan Diaz "Ché" e João Magalhães.

AA Espinho: Leonel Gomes, Bruno Gonçalves, Fabrício Barros, Januário Silva, Gonçalo Sapage e Pedro Figueiredo - "seis" inicial. Jogaram ainda Sandro Mota (libero), "Schmeikel" (líbero), Gonçalo Iglésias, Diogo Ferreira, João Pedro Ferreira e Carlos Fernandes.

Assistência: cerca de 2.000 espectadores.