VOLEIBOL PORTUGUÊS CHAT

domingo, 30 de novembro de 2008

Resultados A1 masculina (29/11)

Ontem, realizou-se uma das duas jornadas disputadas este fim-de-semana. Destaca-se a vitória do SC Espinho (ante o GC Vilacondense) e do Vitória SC (ante o CMGC). Desta maneira, o CMGC têm-se vindo a distanciar dos primeiros, sendo que o seu próximo jogo irá ser contra o SC Espinho, hoje. Enquanto a luta do título fica cada vez mais entre o Vitória SC e o SC Espinho, a luta da descida fica mais renhida depois da 1ªvítória da AA Espinho, logo contra o CS Marítimo, seu rival. A outra surpresa foi nos Açores, onde o excelente Esmoriz GC saiu derrotado no jogo contra o Clube K, logo por 3.0.

Resultados (29/11):
CS Marítimo 0.3 AA Espinho (28-30, 20-25, 17-25)
AD Machico 0.3 SL Benfica (16-25, 17-25, 16-25)
AJF Bastardo 3.0 Leixões SC (25-18, 25-23, 25-23)
Clube K 3.0 Esmoriz GC (25-20, 25-20, 25-17)
Vitória SC 3.0 CMGC (25-19, 25-23, 25-19)
SC Espinho 3.0 GC Vilacondense (25-17, 25-18, 25-22)

Próximos jogos (30/11):
CMGC vs SC Espinho (SportTv, 16h05)
GC Vilacondense vs Vitória SC (16h)
AJF Bastardo vs Esmoriz GC (16h - hora local)
Clube K vs Leixões SC (17h - hora local)
CS Marítimo vs SL Benfica (17h)
AD Machico vs AA Espinho (17h)

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

AJF Bastardo vs Machico e vs CS Marítimo vistos pelo Diário Insular

Voltamos aqui a mostrar as impressões do "Diário Insular" sobre os jogos do AJ Fonte Bastardo. Desta vez, contra o CS Marítimo e AD Machico.

Juan Diaz na selecção nacional masculina!

Foi o jornal "Record" que anunciou na sua edição online
Juan Diaz já acertou com a Federação Portuguesa de Voleibol o seu regresso ao comando técnico da selecção principal masculina. O cubano será apresentado em Dezembro e com a missão de recuperar da má imagem do nosso combinado no reinado do brasileiro Jorge Schimdt.
Juan Diaz foi, recorde-se, considerado um dos 10 melhores treinadores do século XX e conseguiu para Portugal os maiores feitos de sempre, como as presenças nos Campeonatos do Mundo e Europa, sempre como resultados assinaláveis.
A confirmar-se, falta saber-se se Juan Diaz larga a selecção feminina e a de cadetes masculinos ou se acumula com a responsabilidade maior.

Torneio de Natal em Espanha

As Selecções Nacionais de Cadetes, em masculinos e femininos, vão participar no "Torneo Internacional de Navidad 2008", a disputar no Polideportivo San José, em Guadalajara (Espanha), de 26 a 30 de Dezembro.
A Selecção Nacional de Cadetes Masculinos, orientada por Juan Diaz, vai defrontar as selecções da Bulgária, da Letónia e da Espanha, o que constituirá um excelente teste de preparação para a participação na Poule E de Qualificação para o Campeonato da Europa de 2009, a disputar em Bardejov (Eslováquia), entre os dias 7 e 11 de Janeiro de 2009.
Em Bardejov, os portugueses terão de defrontar as selecções da Sérvia, da Itália, da República Checa, da Eslováquia e da Croácia, apurando-se os dois primeiros classificados para o Campeonato da Europa.
Na edição de 2007 do «Navidad», prestigiado torneio para selecções jovens, a Selecção Nacional de Juniores Masculinos esteve perto de conseguir a vitória na competição, mas acabou por perder na «negra» – 2-3: 25/20, 16/25, 18/25, 25/21 e 12/15) – com a Grécia.
Por seu turno, a Selecção Nacional de Cadetes Femininos, orientada por Fernando Luís, vai defrontar no Christmas Internacional Tournament as selecções da Suíça, da Letónia e da Espanha.Também aqui a competição espanhola constituirá um excelente momento para aquilatar da força das jogadoras, dias antes da participação na Fase de Qualificação para o Campeonato da Europa da categoria.
A Selecção Portuguesa está integrada na Poule E de Qualificação para o Europeu, a disputar na cidade turca de Alanya, de 7 a 11 de Janeiro de 2009. As portuguesas terão de defrontar as fortes selecções da Turquia e da França, respectivamente 6.ª e 8.ª classificadas na última edição do Europeu e, como tal, favoritas à vitória no grupo, bem como da Eslováquia e da Croácia.
Fonte: FPVoleibol

Vitória SC vs SC Espinho em directo na SportTv

O jogo entre as equipas do Vitória Sport Clube e do Sporting Clube de Espinho, relativo à primeira fase do Campeonato Nacional de Seniores Masculinos / Divisão A1, será disputado no dia 7 de Dezembro (domingo), às 16h05 no Pavilhão do Vitória SC e terá honras de transmissão televisiva no canal Sport TV.
Fonte: FPVoleibol

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

V Torneio Internacional "Gaia Voleibol"

A Selecção Nacional de Cadetes Masculinos, orientada por Juan Diaz, vai defrontar as selecções de Marrocos, Espanha e Dinamarca no V Torneio Internacional "Gaia Voleibol", a disputar, de 19 a 21 de Dezembro de 2008, no Pavilhão Municipal Atlântico da Madalena, em Vila Nova de Gaia.
Na edição anterior da competição, Portugal participou com uma Selecção Nacional de Juniores Masculinos e logrou subir ao segundo degrau mais alto do pódio, após ter perdido (2-3) a Final com a Espanha. Suíça e Marrocos classificaram-se nos 3.º e 4.º lugares, respectivamente.
O V Torneio Internacional «Gaia Voleibol» servirá de preparação para a participação na Poule E de Qualificação para o Campeonato da Europa de 2009, a disputar em Bardejov (Eslováquia), entre os dias 7 e 11 de Janeiro de 2009.
Os portugueses terão de defrontar as fortes selecções da Sérvia e da Itália, respectivamente 7.ª e 8.ª classificadas na última edição do Europeu e, como tal, favoritas no grupo, bem como da República Checa, da Eslováquia e da Croácia.
Os dois primeiros classificados de cada uma das cinco poules apuram-se para a Fase Final, que será disputada por 12 selecções: a do país organizador (1), a do campeão europeu em título (1) e as dos 1.º e 2.º classificados das cinco poules da 2.ª ronda.
Fonte: FPVoleibol

Portugueses no estrangeiro

Em Itália, Valdir Sequeira esteve em evidência ao contabilizar 20 pontos – segundo melhor pontuador do jogo – frente ao Antonveneta Padova, mas não conseguiu evitar a derrota do Stamplast Prisma Martina Franca, que passou a ocupar o 10.º lugar na Liga A1.
Em França, o Stade Poitevin Volleyball (Poitiers), de Carlos Teixeira (na foto), derrotou, por 3.1 (22-25, 25-18, 25-23 e 25-20), o Arago de Sète VB e continua a liderar, juntamente com o Tours Volley-Ball, o Campeonato Pro A. O Beauvais Oise Université Club, de Éden Sequeira, regressou às vitórias, tendo superado, pela margem máxima (25-22, 25-22 e 25-20), o Saint-Brieuc Côtes d’Armor VB e ocupa o 9.º lugar na tabela classificativa. O central luso, autor de 10 pontos, foi o segundo melhor pontuador da sua equipa. O GFCO Ajaccio Volleyball, de Carlos Silveira e do luso-brasileiro Frederico Siqueira, caiu para o 4.º lugar na classificação geral do Campeonato Pro B, após perder, pela diferença mínima (27-25, 15-25, 22-25, 32-30 e 13-15), no recinto do Amicale Laique de Canteleu-Maromme. Carlos Silveira e Frederico Siqueira registaram 7 e 5 pontos, respectivamente.
O Noliko Maaseik, de Nuno Pinheiro e André Lopes, continua a comandar a classificação da Liga da Bélgica, mas registou, este fim-de-semana, o primeiro grande revés da época, ao perder por 1.3 (25-16, 20-25, 22-25 e 23-25), em casa, com o VC Handelsgids Averbode, equipa que está agora a um mero ponto do líder.
Na Alemanha, o VFB Friedrichshafen, de João José, que adiou para quarta-feira (dia 26) a visita ao SG Eschenbacher Eltmann, continua a liderar isolado a 1. Bundesliga, apesar de ter menos um jogo do que os seus mais directos perseguidores. No dia 29, o VFB Friedrichshafen defronta o Leipzig em jogo dos oitavos-de-final da Taça da Alemanha. Por seu turno, o Eimsbutteler TV, de Jorge Picas, perdeu (25-22, 14-25, 25-23, 13-25 e 13-15) no recinto do FC Windeck, na 9.ª jornada, e ocupa a 10.ª posição na tabela classificativa da Zona Norte da 2. Bundesliga, tendo ainda um jogo por disputar.
Na Superliga Espanhola, o FC Barcelona, de Ubirajara Pereira (apenas 2 pontos), perdeu, pela margem máxima (18-25, 14-25 e 23-25), com o Multicaja Fábregas Sport e caiu para o 10.º lugar na classificação geral.
Fonte: FPVoleibol

domingo, 23 de novembro de 2008

Benfica reforça-se de brasileiro

Ainda sem poder contar com os prometidos atletas cubanos, ao técnico de voleibol do Benfica, José Jardim, foi oferecida uma prenda de Natal antecipada, ao poder contar com Ivan Valter, um atleta brasileiro que esteve ao serviço do Fonte Bastardo na ultima temporada. Trata-se de um jogador com características de atacante e que actua na Zona 4.
O novo reforço da formação encarnada já foi utilizado hoje frente ao Castelo da Maia, jogando o jogo todo. Em relação aos cubanos, já há quase a certeza que eles deverão chegar no início de Dezembro.

Entrevista a Franco Neto

O convidado desta semana da entrevista (do site www.miguelmaia.com) é Franco Neto, o mais velho de todos os atletas que disputam o circuito mundial de voleibol de praia. O experiente brasileiro festejou 42 anos no passado dia 11 de Novembro e tem no seu brilhante currículo a conquista de dois títulos mundiais. Foi também por diversas vezes campeão brasileiro e teve passagens de sucesso pelo circuito americano de voleibol de praia.
1- Já foi campeão Mundial, campeão brasileiro, ganhou o circuito Mundial, tem também participações olímpicas. Qual é o segredo para jogar ao mais alto nível?
Eu acho que o grande segredo disso tudo é o amor que tenho pelo desporto e pelo voleibol de praia em particular, aliado a uma grande determinação. Sem isso, não há talento no mundo que consiga permanecer ao mais alto nível por tanto tempo. Basta ver o histórico dos grandes atletas.
2- Fale-nos um pouco da dupla com o Roberto Lopes. Foi ele o grande parceiro da sua carreira?
Jogar ao lado do Roberto não significou apenas aquilo que conquistámos desportivamente como dupla. Foi uma fase importante da minha vida, tanto profissional quanto pessoal. No início foi tudo uma brincadeira mas com o tempo vimos a oportunidade de crescermos no desporto. O Roberto era simplesmente fantástico. Ele era o melhor jogador do mundo na época e eu um parceiro que tinha muita vontade de jogar. Aprendi muito com ele, pois na época eu era muito limitado tecnicamente derivado do facto de eu ter começado a jogar muito tarde, somente com 17 anos. Já o Roberto foi o contrário. Ele começou a jogar muito cedo e na altura sentia muita pressão por onde jogava tanto na praia como na vertente de pavilhão. Talvez tensa sido essa uma das razões pelas quais ele se saturou primeiro do que eu. Não fosse isso e acho que ele ainda estaria por aí dando trabalho à ‘molecada’. Foram 15 anos de muitas conquistas e histórias mas no final acho que ele tinha razão quando tomou iniciativa de falar comigo para nos separarmos. Tivemos que seguir caminhos diferentes. Confesso que para mim foi muito difícil pois tudo que tinha ganho era ao seu lado e eu tinha uma confiança enorme nele. Será para sempre o meu eterno parceiro e acho que jamais teremos uma dupla como essa pois o volei de praia tornou-se muito profissional.
3- Como foi a experiência no circuito americano?
Foi muito boa pois aconteceu depois dos Jogos de Atlanta onde não obtivemos um resultado satisfatório. Todo o mundo cobrava de nós e acabamos por recuperar a vontade de jogar lá no Circuito Americano. Fui muito bem recebido e a minha última temporada lá já foi sem o Roberto. Conquistei 2 títulos com outro parceiro sem ser ele. Quando me separei do Roberto em 2002 vi que teria que aprender com outros parceiros. Foi um desafio óptimo para mim e tem sido até hoje. Espero ainda poder participar num torneio nos Estados Unidos antes de terminar a carreira. No entanto, espero que ainda demore uns anos. (ri-se)
4- Quais as diferenças de condições e de treino que tem em Fortaleza comparado com as do Rio de Janeiro?
São duas escolas diferentes apesar de ser o mesmo país. Quando cheguei ao Rio, tive que me adaptar ao clima pois no Nordeste era calor todo o ano e o estilo de treino era diferente. Em Fortaleza, por termos uma estrutura mais dependente dos patrocínios, e consequentemente de material humano, no treino treinávamos mais em repetição enquanto que no Rio temos um treino mais intenso em volume. Acho que foi muito bom para mim a mudança oara o Rio.
5- Melhor e pior momento da sua carreira?
Felizmente, os melhores momentos foram muitos mas o ter participado numa Olimpíada foi genial., A conquista do primeiro título mundial em 1993 no Rio de Janeiro foi também muito emocionante. O momento mais difícil foi quando perdemos em Atlanta e regressamos a casa com essa frustração. Mas acabou por ser compensado com o aconchego da esposa e nosso filho.
6- Acompanhou o Miguel desde o início da sua carreira internacional no volei de praia. Que análise faz da carreira da dupla mais antiga do mundo?
Não só acompanhei como nos tornamos grandes amigos. Essa dupla tem uma história impressionante pois conseguiram chegar a duas semifinais de uns Jogos Olímpicos apesar de nunca terem tido nenhum título mundial. O que me chamava mais atenção é a forma como jogam. Dão a sensação de que não querem jogar e acabam por ‘enganar’ os adversários. Sempre entrei contra eles com os níveis de concentração altos pois se não jogasse bem de certeza que perdia.
7- Diferenças do volei de praia dos anos 90 para o de agora?
O volei daquela época era mais romântico. Existia amizade entre os jogadores e o ambiente não estava tão profissional como agora. Ao nível do jogo, este não era tanto na base da força como agora. Naquela época era mais na base da arte, da técnica. Jogávamos mais do que treinávamos. Hoje os atletas treinam muito e jogam pouco. Optam por filmar os seus adversários e usam estratégias para cada dupla.

CMGC vs SC Espinho em directo na SportTv

O jogo entre as equipas do Castelo da Maia Ginásio Clube e do Sporting Clube de Espinho, relativo à primeira fase do Campeonato Nacional de Seniores Masculinos, será disputado no dia 30 de Novembro (Domingo), às 16h05 no Pavilhão do Castelo da Maia GC e terá honras de transmissão televisiva no canal Sport TV.
Fonte: FPVoleibol

Resultados A1 masculina (22 e 23/11)

Depois da vitória suada de sexta do Clube K sobre o AD Machico (em jogo em atraso), Sábado realizaram-se mais cinco jogos, desta vez referentes à 8ªjornada do campeonato. SC Espinho e Vitória SC continuaram a sua senda de vitórias, vencendo, respectivamente, Esmoriz GC (3.0) e AA Espinho (3.0). Nos outros jogos, saíram vencedores o Leixões (num excelente jogo, resolvido no 5ºset, frente ao GC Vilacondense!), o AJF Bastardo e o CS Marítimo.
Já hoje (Domingo), completou-se a jornada, com a vítória do SL Benfica ante o Castelo da Maia (3.0), interrompendo assim as 7 vitórias consecutivas da equipa maiata. Também hoje, em jogo em atraso da 5ªjornada, o AJF Bastardo venceu o CS Marítimo, por claros 3.0.
Resultados (jogos em atraso da 5ªjornada):
Clube K 3.2 AD Machico (20-25, 16-25, 25-19, 25-14, 15-12)
AJF Bastardo 3.0 CS Marítimo (25-21, 25-17, 25-22)
Resultados (8ªjornada):
AA Espinho 0.3 Vitória SC (21-25, 22-25, 18-25)
Esmoriz GC 0.3 SC Espinho (17-25, 20-25, 27-29)
Leixões SC 3.2 GC Vilacondense (32-30, 22-25, 23-25, 25-17, 15-9)
AJF Bastardo 3.2 AD Machico (17-25, 25-15, 25-18, 17-25, 15-8)
Clube K 1.3 CS Marítimo (23-25, 22-25, 25-21, 20-25)
SL Benfica 3.0 CMGC (25-15, 25-22, 25-15)

sábado, 22 de novembro de 2008

Resultados A1 masculina (jogo em atraso da 5ªjornada)

Ontem, o Clube K recebeu e venceu o AD Machico por 3.2. O jogo estava em atraso desde a 5ªjornada. Foi um jogo muito equilibrado, entre duas equipas que deverão lutar por não descer, juntamente com a AA Espinho e o CS Marítimo. O Clube K fica assim em vantagem, em relação aos seus rivais na descida de divisão (já tem 2 vitórias).

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Gala Anual do Voleibol (FPV)

No começo de um novo ciclo, a Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) decidiu realizar a Gala Anual do Voleibol no dia em que comemora o aniversário da sua fundação, a 7 de Abril, data que se manterá nas próximas edições desta iniciativa que recompensa aqueles que mais se distinguiram ao serviço da modalidade, ao longo de toda uma carreira ou na época desportiva em curso.
A FPV cumpre, assim, um sonho antigo de associar a data do aniversário do seu nascimento à grande festa do Voleibol, acreditando que, desta forma, estará a contribuir para um maior envolvimento de todos aqueles que têm no Voleibol a sua modalidade de eleição.
Como é de tradição, a Gala Anual do Voleibol, que vai já na sua 12.ª edição, para além das personalidades ligadas ao Voleibol e a federações de outras modalidades, contará com a habitual presença de notáveis de outros sectores da sociedade portuguesa.
Na ocasião, serão premiados os campeões nacionais masculinos e femininos das diversas divisões e escalões de Voleibol Indoor (desde os Infantis até aos Seniores da Divisão A1, passando pelos atletas que se destacaram a nível individual), bem como de Gira-Volei, Gira +, Voleibol de Praia e Voleibol ao Ar Livre.
Outro dos pontos altos da Gala da FPV é a entrega do Prémio Osório, que homenageia personalidades e/ou instituições que se notabilizaram na promoção e glorificação do Voleibol.
Fonte: FPVoleibol

Apuramento para o Europeu 2009 (cadetes)

Portugal irá disputar o Torneio de apuramento para o Campeonato da Europa de Cadetes Masculino na Eslováquia. Integrado no Grupo E, a selecção das quinas tem como adversários a República Checa, Itália, Sérvia, Croácia e Eslováquia. São apenas duas as selecções que se apuram de cada grupo (que são cinco) para a Fase Final, que se realizará na Holanda, entre 4 a 9 de Abril do próximo ano.
A França é a actual detentora do título, onde Portugal sonha chegar, mas para isso terá que começar já bem na primeira partida com os anfitriões do torneio da Poule E. O último jogo será frente à Sérvia.
Recorde-se que a selecção é orientada por Igmar Montalvo e pelo Prof. Noé Vieira e supervisão do seleccionador nacional da equipa sénior feminina, o cubano Juan Diaz.
Torneio da Eslováquia:
7-01-2009 17:30h Eslováquia – Portugal
08-01-2009 15:00h Itália - Portugal
09-01-2009 15:00h Portugal – Croácia
10-01-2009 15:00h República Checa - Portugal
11-01-2009 15:00h Portugal - Sérvia

Portugueses no estrangeiro

O Noliko Maaseik já se encontra a trilhar o caminho rumo ao tri-campeonato. A equipa dos portugueses Nuno Pinheiro e André Lopes venceu o VC Par-Ky Menen por 3-0 (25-22,25-23;e 25-23) e lidera o campeonato belga com quatro pontos de avanço. O VC Handelsgids Averbode é o perseguidor mais ameaçador nesta altura, mas essa distância poderá já ser aumentada para a próxima jornada quando os actuais bi-campeões da Liga Belga defrontarem precisamente o segundo classificado.

Apuramento para o Mundial 2010

Estão já definidos os grupos para os torneios de apuramento para o Campeonato do Mundo Voleibol 2010, no masculino e feminino que se realizarão em Itália e no Japão respectivamente.
Serão três rondas antes da Fase Final que as selecções deverão percorrer, com o primeiro Torneio Masculino a realizar-se já entre 29 de Novembro e 5 de Dezembro na Nicarágua.O feminino também começará no mesmo país, mas apenas para o próximo mês ( 9 a 13 de Dezembro). Portugal participará no primeiro Torneio Feminino no âmbito da CEV, que se realizará em Inglaterra na cidade de Sheffield de 2 a 4 de Janeiro de 2009 integrado no Grupo B juntamente com Israel, Montenegro e Inglaterra.
A selecção masculina disputará na Grécia o Torneio referente ao Grupo G com as selecções da Grécia, Eslovénia, Dinamarca e o primeiro classificado do Grupo C (Áustria, Hungria, Roménia, Bósnia-Herzegovina). Das 12 selecções que participarão na Fase Final Masculina, a Itália como anfitriã do Campeonato e o Brasil como actual Campeão do Mundo terão acesso directo à competição que se realizará de 23 de Setembro a 10 de Outubro de 2010.
Na competição feminina, o Japão como organizadora da prova e a Rússia como detentora do título, terão presença directa entre as doze selecções a competir no campeonato, que se realizará entre 29 de Outubro e 14 de Novembro de 2010.

Selecção nacional feminina
Poule B
Portugal
Israel
Montenegro
Inglaterra
Selecção nacional masculina
Grupo G
Portugal
Grécia
Eslovénia
Dinamarca
1º classificado do grupo C *
* O Grupo C é constituído pelas selecções da Áustria, Hungria, Roménia, Bósnia-Herzegovina.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Portugueses no estrangeiro

O Noliko Maaseik, de Nuno Pinheiro e André Lopes, registou, no fim-de-semana, o resultado mais expressivo da Liga da Bélgica ao vencer categoricamente por 3.0 (25/8, 25/17 e 30/28) o seu grande rival, Knack Randstad Roeselare, e reforçar a liderança da principal competição do Voleibol daquele país do Benelux. No decorrer desta semana, a equipa dos internacionais portugueses (líder, com 18 pontos) poderá aumentar ainda mais a distância que o separa do VC Handelsgids Averbode (2.º lugar, com 15 pontos), pois vai receber este adversário no próximo sábado. Na quarta-feira, o Noliko desloca-se ao recinto do VC Par-Ky Menen, 9.º classificado, em jogo também a contar para a Liga.
Na Alemanha, o VFB Friedrichshafen, de João José, também parece não ter concorrência à altura. O campeão germânico aproveitou da melhor forma o deslize do Moerser SC, com quem repartia a liderança, e venceu pela margem máxima (25/20, 25/18 e 25/17) o VC Leipzig, isolando-se no comando da 1. Bundesliga. O central português rubricou 6 pontos, todos obtidos no ataque. O VFB Friedrichshafen volta a defrontar o Leipzig no dia 29 ou 30 de Novembro, em jogo dos oitavos-de-final da Taça, competição que de é também titular. Por seu turno, o Eimsbutteler TV, de Jorge Picas, não disputou a 8.ª jornada da Zona Norte da 2. Bundesliga.
Em França, o Stade Poitevin Volleyball (Poitiers), de Carlos Teixeira, derrotou, por 3.1 (22/25, 25/18, 25/16 e 25/19), o Narbonne Volley e continua a liderar, juntamente com o Tours Volley-Ball, o Campeonato Pro A. O Beauvais Oise Université Club, de Éden Sequeira, perdeu, pela diferença mínima (26/24, 25/21, 22/25, 25/27 e 8/15) no pavilhão do Spacer’s Toulouse Volley-Ball. A equipa do central luso ocupa o 9.º lugar na tabela classificativa.No Campeonato Pro B, o GFCO Ajaccio Volleyball, de Carlos Silveira e do luso-brasileiro Frederico Siqueira, regressou às vitórias, tendo-se superiorizado ao Saint-NazaireVolley-Ball Atlantique pela margem máxima (25/23, 25/21 e 25/18). O Ajaccio ocupa o 2.º lugar na classificação geral, a dois pontos do líder, o Asnières Volley 92. Frederico Siqueira e Carlos Silveira registaram 4 e 9 pontos, respectivamente.
Em Itália, Valdir Sequeira (11 pontos) foi o segundo melhor pontuador do Stamplast Prisma Martina Franca frente ao Tonno Callipo Vibo Valentia, mas não conseguiu evitar a derrota por 0.3 (23/25, 20/25 e 22/25). A equipa do oposto português ocupa actualmente o 8.º lugar na Liga A1.
O FC Barcelona, de Ubirajara Pereira (1 ponto), perdeu, pela margem máxima (18/25, 20/25 e 18/25), com o Unicaja Almeria e mantém-se no 10.º lugar na classificação geral da Superliga Espanhola.

Jogos em atraso da 7ªjornada

Depois dos triunfos de ontem por 3.0, V. Guimarães e SC Espinho trocaram de adversário e voltaram hoje a vencer para o campeonato. Os minhotos superaram o Marítimo por 3.1, enquanto os tigres bateram o Machico por 3.0, colando-se ao Castelo da Maia no topo da classificação. As equipas madeirenses ocupam o fundo da tabela.
Jogos em atraso (7ªjornada):
SC Espinho 3.0 AD Machico (25-19, 25-18, 25-18)
Vitória SC 3.1 CS Marítimo (25-21, 30-28, 21-25, 25-14)
Próxima jornada (22/11/08):
AA Espinho - Vitória SC (16h)
SL Benfica - Castelo da Maia GC (16h)
Esmoriz GC - SC Espinho (17h)
Leixões SC - GC Vilacondense (17h30)
AJ Fonte do Bastardo - AD Machico (18h)
Clube K - CS Marítimo (19h)

sábado, 15 de novembro de 2008

Resultados A1 masculina (15/11)

Hoje realizaram-se dois jogos do campeonato nacional, com vitórias por parte do SC Espinho e do Vitória SC. Aqui ficam os resultados:
Vitória SC 3.0 AD Machico (25-15, 25-20, 25-13)
SC Espinho 3.0 CS Marítimo (25-20, 25-20, 25-16)
Próximos jogos (16/11/08):
SC Espinho vs AD Machico (17h)
Vitória SC vs CS Marítimo (15h30 - SportTv)

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

AJF Bastardo contra polacos na GMChallenge Cup

A Associação de Jovens da Fonte do Bastardo vai defrontar os polacos do Jastrzebski Wegiel SA nos 16 avos-de-final da GM Capital Challenge Cup.
O sorteio, realizado hoje, ditou que os açorianos se desloquem primeiro àquele país do Leste europeu, nos dias 9, 10 ou 11 de Dezembro, recebendo depois os seus adversários na Praia da Vitória, ilha Terceira, a 16, 17 ou 18 de Dezembro.
O Jastrzebski Wegiel SA, que foi eliminado da Taça CEV – 2-3 na Grécia e 1-3 na Polónia – pelos gregos do Olympiacos Piraeus, tendo caído para a Challenge Cup, é uma equipa com experiência na Liga dos Campeões e na Taça CEV.
No sector feminino, também na Challenge Cup, as portuguesas do CS Madeira irão defrontar as espanhóis da Universidad de Burgos.
Na taça CEV feminina, a nossa equipa representante, o CD Ribeirense defrontará uma equipa suíça, o Kanti.
Os 16 avos-de-final da Challenge Cup são disputados pelas 16 equipas que se apuraram na 2.ª ronda da competição e ainda pelas 16 equipas que foram eliminadas nos «16 avos» da Taça CEV.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Portugueses no estrangeiro

A disputar a Taça CEV, o Poitiers de França, onde se encontra Carlos Teixeira seguiu em frente para os oitavos-de-final da prova, depois de deixar pelo caminho os cipriotas do Anorthosis Famagusta. Depois de já terem vencido na primeira mão por 3-2, os franceses voltaram a garantir um triunfo, agora por 3-1 (25-19, 25-22, 20-25 e 25-20), e irão agora defrontar os finlandeses do Pielaveden Sampo Pielavesi, na segunda semana de Dezembro.

Com menos sorte esteve Nuno Pinheiro e André Lopes que receberam na Bélgica o Dínamo de Moscovo, perdendo por 3-2. No mesmo grupo que o Vitória de Guimarães, o Noliko Maaseik ainda deu luta aos russos, mas estes são os principais candidatos à vitória deste grupo e na negra mostraram precisamente essa superioridade. Com os parciais 20-25, 21-25, 25-19, 25-20 e 11-15, a formação da capital russa lidera a poule B, com os belgas a estarem acompanhados com os portugueses do Vitória no segundo lugar, enquanto os checos Jihostroj Ceske Budejovice se quedam pelo último lugar.

Também na Champions, Éden Sequeira bem tentou vencer pelos franceses do Beauvais Oise, mas estes acabaram por perder pela margem máxima (19-25, 16-25 e 17-25) com os italianos do Trentino Volley, que lideram agora a Poule E, seguidos dos eslovenos do ACH Volley BLED e da equipa do português Beauvais Oise, e no último lugar está a turma austríaca do Vienna.

Agora, na Poule F, o VFB Friedrichshafen, de João José, não conseguiu evitar a derrota por 3.1, em casa, contra o Iskra Odintsovo, com os parciais de 23-25, 16-25, 25-19 e 21-25. Os alemães estão assim no 2ºlugar, juntamente com uns polacos.

Competições europeias

A Associação de Jovens da Fonte do Bastardo continua a fazer história. Depois de se estrear nas competições europeias, os açorianos apuraram-se para os 16 avos-de-final da GM Capital Challenge Cup. O resultado deste fim de noite até foi uma derrota (3-2), mas o facto de na primeira mão trazer uma vantagem de 3-0 permitiu a qualificação sobre os croatas do MOK Zagreb.
Assim, para a turma de Luís Resende bastava vencer um set para garantir a qualificação e cumpriram esse objectivo logo no primeiro set. Ao vencer por 24-26, na Croácia, o Fonte Bastardo já tinha garantido o apuramento, e depois o resto do jogo foi um bom treino. Seguiram-se duas derrotas por 25-23 e 25-18, à qual teve uma resposta dos portugueses por 22-25.
Já na negra, o MOK Zagreb foi mais forte, vencendo por 15-11, num final de jogo que foi apenas simbólico pois já não permitia a qualificação dos croatas.
O Fonte Bastardo está assim nos 16 avos-de-final da GM Capital Challenge Cup, numa semana europeia boa para o voleibol português, com o apuramento do Ribeirense para os oitavos-de-final da Taça CEV, e o triunfo do Vitória de Guimarães na Liga dos Campeões. Apenas o CS Madeira ficou pelo caminho, apesar de a vitória ter estado a um “palmo”, tendo perdido na Bielorússia por 3.2 (25-21, 25-22, 12-25, 14-25 e 10-25), mesmo tendo estado a ganhar 2.0, como cá em Portugal.
Fonte: SCN (voleibol)

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Vitória SC 3.2 C. Budejovice

Após uma derrota com o Dínamo Moscovo na ronda inaugural, o Vitória de Guimarães venceu esta noite o Ceske Budejovice, da República Checa, por 3.2 (23-25, 25-19, 25-23, 20-25 e 15-11) e pode agora continuar a sonhar com a passagem à fase seguinte da Liga dos Campeões.
O Vitória SC entrou um pouco adormecido no jogo tendo deixado os checos criar uma vantagem, que permitiu fechar o set com 25-23. No 2ºset, viu-se o tradicional Vitória, aguerrido e com muito espírito de luta, tendo vencido o set por esclarecedores 25-19. O 3ºset foi novamente equilibrado, com a vitória a pender para o Guimarães por 25-23. Destaco neste set a excelente exibição do líbero vitoriano, Filipe Cruz. No 4ºset, o Ceske entrou com vontade de levar o jogo a um 5ºset, e com alguma ajuda do Vitória, lá venceu o set por 25-20. O 5ºset ficou marcado pelo excelente início do Vitória, com o Hugo Gaspar a aproveitar muito bem a passagem do passador checo pela rede. Assim, o Guimarães ganhou por 15-11, garantindo o triunfo final.
De qualquer forma, o 3.º lugar do grupo ainda dá acesso à fase mais adiantada da GM Challenge Cup, o que já seria muito bom para a formação vimaranense e para o voleibol português, neste regresso de um campeão nacional à mais importante prova europeia de clubes.

Comentário ao SL Benfica - AA Espinho

Aqui, no canto superior esquerdo, fica a notícia sobre o SL Benfica 3.1 AA Espinho, publicada hoje no jornal "Bancada Central" (Espinho).

Competições europeias

O Ribeirense apurou-se para os oitavos-de-final da Taça CEV feminina, pese embora a derrota por 2.3 (28-26, 25-22, 29-31, 19-25 e 13-15) sofrida na Croácia, ante o Pivovara Osijek. As açorianas só precisavam de vencer um "set", após terem ganho na 1.ª mão, em casa, por 3-0, resultado que também poderia ter sido o de hoje. Digo isto porque o Ribeirense esteve a vencer o terceiro parcial por 24-22, perdendo depois nas vantagens.
Amanhã jogam mais duas equipas portuguesas. Ainda na Taça CEV feminina, o Sports Madeira defronta na Bielorrússia o Baranovichi (2.3 na 1.ª mão). Em masculinos, o Fonte Bastardo só necessita na Croácia, ante o Mok Zagreb, ganhar um "set", para passar aos 16 avos-de-final da Challenge Cup (3.0 na 1.ª mão).
O Vitória SC está a jogar neste momento, estando a ganhar por 2.1. No outro jogo do grupo do Guimarães, o Dínamo foi vencer à Bélgica por 3.2.

Taça de Portugal - 1ªeliminatória

O sorteio da 1.ª eliminatória da Taça de Portugal, em seniores masculinos, realizado hoje na sede federativa, ditou os seguintes jogos (que se realizarão no dia 8 de Dezembro, pelas 16h):
UTAD (D) - AA Espinho
Esmoriz GC - CV Espinho (A2)
Famalicense AC (D) - GC St.º Tirso (D)
AA S. Mamede (A2) - GD Gueifães (A2)
CN Ginástica (A2) - GC Vilacondense
Vitória SC - CV Lisboa (A2)
Ala Gondomar (A2) - CD Fiães (A2)
CF Aliança (A2) - AEIS Técnico (D)
CV Oeiras (A2) - SL Benfica
AA Coimbra (A2) - SC Caldas (A2)
C. Maia GC - SC Espinho
CD Póvoa (A2) - Leixões SC
A 2.ª eliminatória, disputada pelas 12 equipas vencedoras da 1.ª eliminatória, está agendada oficialmente para as 16h00 do dia 18 de Janeiro de 2009.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Portugueses no estrangeiro

Os clubes estrangeiros nos quais actuam jogadores portugueses registaram testes positivos antes dos compromissos relativos às competições europeias que vão disputar esta semana: VFB Friedrichshafen, Noliko Maaseik e Beauvais Oise Université Club, na Liga dos Campeões, e Stade Poitevin Volleyball, na Taça CEV.
Na Alemanha, o VFB Friedrichshafen, de João José, regressou à liderança da 1. Bundesliga, em igualdade pontual com o Moerser SC, após vencer, por 3-0 (25/18, 25/23 e 25/22), no recinto do Evivo Duren.O central português rubricou 5 pontos, obtidos no ataque (3) e no bloco (2).Na Zona Norte da 2. Bundesliga, o Eimsbutteler TV, de Jorge Picas, foi surpreendido (1-3 - 23/25, 18/25, 25/20 e 21/25), em casa, pelo Berliner TSC, o líder da prova, e passou a ocupar o 10.º lugar na classificação geral.
Em França, o Stade Poitevin Volleyball (Poitiers), de Carlos Teixeira, derrotou, por 3-1 (29/27, 25/19, 20/25 e 25/21), o Saint-Quentin Volley-Ball e continua a liderar, juntamente com o Tours Volley-Ball, o Campeonato Pro A. O Beauvais Oise Université Club, de Éden Sequeira, somou a segunda vitória consecutiva na competição: 3-1 (20/25, 25/23, 25/21 e 25/21) no pavilhão do Rennes Volley 35. Com este resultado, a equipa do central luso (4 pontos) saltou do 12.º para o 9.º lugar da tabela classificativa. O GFCO Ajaccio Volleyball, de Carlos Silveira e do luso-brasileiro Frederico Siqueira, sofreu a primeira derrota no Campeonato Pro B – 0-3 (24/26, 18/25 e 16/25) diante do Marseille Volley 13 –, não tendo aproveitado o deslize do líder, o Asnières Volley 92. Frederico Siqueira e Carlos Silveira registaram ambos 6 pontos.
Na Bélgica, o Noliko Maaseik, de Nuno Pinheiro e André Lopes, deu mais um passo rumo à revalidação do título de vencedor da Taça ao ganhar, por 3-0 (25/18, 25/19 e 25/12), na deslocação ao recinto do VBC Scheldenatie Kapellen, em jogo da primeira mão dos quartos-de-final. O segundo jogo está agendado para o dia 26 de Novembro.
Em Itália, Valdir Sequeira esteve em evidência ao contabilizar 17 pontos frente ao Yoga Forli, mas não conseguiu evitar a derrota, por 1-3 (23/25, 25/23, 23/25 e 22/25), do Stamplast Prisma Martina Franca, que ocupa actualmente o 10.º lugar na Liga A1.
O FC Barcelona, de Ubirajara Pereira (4 pontos), perdeu, pela margem máxima (22/25, 24/26 e 17/25), com o CC La Ballena Vecindiario e caiu para o 10.º lugar na classificação geral.

2 jogos na SportTv

Esta semana, iremos ter pela 1ªvez 2 jogos de voleibol a ser transmitidos na SportTv.
Na 4ªfeira, teremos o Vitória SC vs Ceske, a contar para a 2ªronda da Liga dos Campeões. O jogo vai dar na SporTv 1, pelas 20.30h.
No domingo, às 15.30h a SporTv 2 transmitirá o jogo Vitória SC vs CS Marítimo.

Fonte: www.sporttv.pt

"Mini" jornada da A1 masculina

O Castêlo da Maia reforçou a liderança da Divisão A1 ao receber e vencer o Fonte Bastardo por 3.1. A equipa da Maia é líder isolada somando por vitórias todos os sete jogos que disputou. No outro encontro da tarde, o Vilacondense, que é vice-líder, foi surpreendido em casa pelo Clube K, perdendo por 2.3.
Resultados (9/11/08):
CMGC 3.1 AJF Bastardo (22-25, 25-22, 25-22, 26-24)
GC Vilacondense 2.3 Clube K (20-25, 21-25, 25-23, 27-25, 11-15)

sábado, 8 de novembro de 2008

Resumo da 6ªjornada

O Benfica voltou às vitórias no Nacional de Voleibol, recebendo e superando a Académica de Espinho, por 3.1. Mesmo sem poderem contar ainda com os dois reforços cubanos (Reidel Toiran e Walfrido Fuentes), os encarnados interromperam uma série de três derrotas consecutivas. O Castelo da Maia recebeu e venceu o Clube K (ainda não ganhou) e manteve o comando do Nacional.
Resultados (8/11/08):
SL Benfica 3.1 AA Espinho (26-24, 23-25, 25-14, 25-21)
CMCG 3.0 Clube K (25-15, 25-18 ,25-23)
GC Vilacondense 1.3 AJF Bastardo (15-25, 22-25, 26-24, 18-25)
Esmoriz GC 3.1 Leixões SC (25-19, 25-20, 17-25, 25-26)
Próximos jogos (9/11/08):
GC Vilacondense - Clube K (16h)
CMGC - AJF Bastardo (17h)

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Entrevista a Kerri Walsh

Quinta-feira, o site miguelmaia.com fez uma entrevista a umas das melhores jogadoras do circuito mundial de voleibol de praia, Kerri Walsh (USA). A americana faz dupla com a sua colega Misty-May Treanor, e juntas já conquistaram duas medalhas de ouro em Jogos Olímpicos (2004 e 2008). A convidada apresenta também um notável currículo de prémios individuais. Foi considerada pela FIVB a melhor blocadora do circuito mundial 2005, 2006 e 2007.
Aqui vai a entrevista:
1- Quando e como surgiu o voleibol de praia na sua vida?
Eu comecei a jogar voleibol de praia quando tinha 22 anos. Tinha sido jogadora da vertente pavilhão durante 12 anos mas, depois de uma desapontante participação nos Jogos Olímpicos de Sydney (os Estados Unidos terminaram em 4.º), senti-me pronta para uma mudança. Tudo aconteceu de repente, até porque a Misty também procurava por uma “mudança” e então tornamo-nos parceiras no início de 2001. Foi uma forma maravilhosa de começar a minha carreira na praia.
2- E como tem sido possível tanto sucesso na carreira?
Eu e a Misty temos tido sucesso porque trabalhamos duramente, não tomando nada como garantido. Nós somos abençoadas por termos à nossa volta pessoas positivas e de muito sucesso. Temos uma extraordinária equipa de apoio e um grande companheirismo que nos leva a lutar constantemente para melhorarmos dentro e fora das quadras de jogo.
3- Recorda-se da sua primeira medalha de ouro do Circuito Mundial de Voleibol de Praia?
Claro que me lembro! Foi em Espinho (2001), uma cidade que eu e a Misty verdadeiramente gostamos. Tínhamos estado tão perto de conseguirmos o nosso objectivo de ganharmos uma etapa nesse ano (com uma série de altos e baixos) mas esse foi o primeiro torneio em que verdadeiramente sobressaímos e apresentamos um jogo muito consistente contra todas as grandes duplas. Julgo que defrontámos a Adriana e a Shelda na Final. Elas eram as atletas que dominavam na altura o Circuito Mundial. Foi, por isso, uma honra termos obtido o nosso primeiro ouro contra a melhor equipa do mundo e logo no nosso primeiro ano juntas. Estávamos tão felizes que quisemos mais!

4- Qual o melhor momento da sua carreira até ao momento?


Eu e a Misty temos tido momentos extraordinários, mas aquele que colocamos no topo da lista é a conquista das duas medalhas de ouro olímpicas. Como atleta, foi um sonho tornado realidade e torna-lo realidade duas vezes foi verdadeiramente extraordinário e realizou-me imenso. Esperamos ter mais momentos de ouro no futuro!
5- E que opinião tem sobre a carreira da melhor dupla portuguesa de todos os tempos Maia/Brenha?
Eu tenho muito respeito pela equipa Maia/Brenha. Eles têm jogado juntos há tanto tempo, lutam com muito coração e são excelentes jogadores. Com toda a honestidade, o Miguel é um dos meus jogadores favoritos. Adoro vê-lo jogar porque ele é muito bom na defesa e muito técnico no ataque. É engraçado ver como ele deixa frustrados todos aqueles ‘grandalhões’ do circuito mundial.
6 – Quais os seus próximos objectivos?
O objectivo que tenho para 2009 é começar uma família com o meu marido, Casey Jennings. Depois disso, espero regressar às quadras e continuar a fazer o que mais gosto: competir contra as melhores do mundo, trabalhar para melhorar cada vez mais o meu jogo e ganhar, ganhar, ganhar. Eu adoraria participar com a May nos Jogos Olímpicos de 2012. Ganhar aquele ouro obriga uma rapariga a querer mais!
7- E como passa os seus tempos livres?
Eu não tenho muito tempo-livre actualmente nem nos últimos anos mas quando encontro um tempito as minhas prioridades vão para passá-lo com o meu marido e minha família. Essas são as pessoas que mais amo e, quer eu tenha algo para fazer com elas ou não, desde que as tenha por perto serão sempre momentos bem passados.

Portugueses no estrangeiro

O Stamplast Martina Franca, de Valdir Sequeira, venceu, por 3-1 (25/23, 21/25, 27/25 e 25/18), o Acqua Paradiso Gabeca Montichiari, em jogo que fechou a 6.ª jornada da Liga Italiana. A equipa do oposto português, autor de 10 pontos, ocupa o 8.º lugar na classificação geral.
Na Liga dos Campeões, mais concretamente na Poule F, o VFB Friedrichshafen (Alemanha), de João José, ganhou, na Polónia, ao PGE Skra Belchatow, por 0.3 (22-25, 22-25, 18-25). Na Poule E, os franceses do Beauvais, de Éden Sequeira, venceram, por 3-2 (23/25, 26/24, 25/22, 23/25 e 15/13), o Aon HotVolleys Vienna, na Áustria.
Na Taça CEV, seniores masculinos, os franceses do Poitiers, de Carlos Teixeira, venceram os cipriotas do Anorthosis Famagusta, em jogo relativo à primeira mão dos 16 avos-de-final, por 3.2 (21-25, 27-25, 21-25, 25-16, 15-9).

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Taça CEV (resumo das portuguesas)

O Ribeirense deu, na terça-feira, uma demonstração de força na Europa do voleibol feminino. Na primeira mão dos 16 avos-de-final da Taça CEV, disputada nos Açores, diante do Pivovara Osijek, as pupilas de Mauricy Jacobs venceram concludentemente por 3-0, e os parciais falam por si: 25-9, 25-17 e 25-14.
A equipa portuguesa dominou desde início e alcança uma vantagem confortável para a viagem à Croácia. As vice-campeães nacionais jogam a segunda mão no dia 12 de Novembro.
Enquanto que o Ribeirense ganhou, o CS Madeira esteve ontem perto de o fazer na primeira mão dos 16 avos-de-final da Taça CEV. As madeirenses fizeram um jogo de raça, tal como o seu treinador havia pedido, e venceram de imediato os dois primeiros sets por 31-29 e 25-21. Tudo estava a correr bem, mas depois, as bielorrussas do Atlant Baranovichi puxaram dos galões… Logo no terceiro set foi evidente o desequilíbrio, com as adversárias a vencer por 10 pontos de diferença (15-25), desvantagem parecida com que as bielorrussas brindaram as portuguesas no 4ºset (12-25). Na negra, a resposta das insulares não foi a exigida numa partida com o Atlant Baranovichi. Desta forma, as pupilas de Paulo Barreto voltaram a perder, desta vez por 15-9, e agora tentarão o impossível no próximo dia 13, na segunda mão que se realizará na Bielorrússia, que passará pela reviravolta e poder continuar em frente na Taça CEV.

C. Budejovice 1.3 Maaseik (Grupo B da Champions)

Como eu prometi, aqui está o resultado do outro jogo do grupo do Guimarães, na Liga dos Campeões. O Noliko Maaseik foi vencer à Rep. Checa, o Ceske Budejovice por 3.1, com os parciais de 14-25, 23-25, 27-25 e 24-26. O jogo demorou cerca de duas horas, e teve uma assistência muito boa, de 1700 espectadores.

Comentários ao Dínamo vs Vitória SC no jornal "O Jogo"

A estreia na Liga dos Campeões era um momento há muito aguardado pelas gentes do Vitória de Guimarães. Apesar da equipa não ter conseguido o triunfo contra o Dínamo de Moscovo, o facto de ter conseguido bater o pé a uma das melhores equipas europeias foi um grande consolo, com a vitória no terceiro set a ter um sabor especial. "Foi uma experiência fantástica. Convém não esquecer que o Dínamo é muito mais experiente, muito mais rodado", comentou o técnico vitoriano, Rogério Paula, "satisfeito" com a prestação dos seus jogadores.
Apesar da importância do momento, "não acusaram o nervosismo, nunca baixaram os braços, nem nos momentos mais difíceis da partida e isso foi o mais importante", destacou o técnico brasileiro.
Certo é que no seio da comitiva havia a esperança de roubar, pelo menos, um set aos russos. Missão cumprida.

AJF Bastardo 3.0 MOK Zagreb visto pelo Diário Insular

Como irá ser hábito, eu, sempre que puder, irei aqui apresentar as páginas dos jornais a falar sobre jogos em particular. E sempre que precisar, irei claro comentar a publicação.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

ENGANO! Esmoriz GC - Leixões SC em directo na SportTv

Peço desculpa pelo engano no post referente ao jogo a ser transmitido na SportTv, no dia 8 de Novembro. Eu vi que o Vilacondense vs Fonte Bastardo seria o jogo a ser transmitido na SportTv, no site da mesma (www.sporttv.pt). Só depois, com a notícia que a FPVoleibol publicou em relação a este assunto, eu liguei à SportTv para confirmar e aí eles disseram-me que o jogo a ser televisionado seria outro.

Afinal, o jogo a ser transmitido será o Esmoriz GC vs Leixões SC, relativo à primeira fase do Campeonato Nacional de Seniores Masculinos / Divisão A1, que será disputado no dia 8 de Novembro (sábado), às 15h00, no Pavilhão do Esmoriz GC e terá honras de transmissão televisiva no canal SportTv.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

AJF Bastardo 3.0 MOK Zagreb (Challenge Cup)

Esta noite, os açorianos do Fonte Bastardo bateram os croatas do MOK Zagreb por 3.0 (25-22, 30-28, 25-20), em jogo relativo à 1ªmão da 2ªronda da GM Challenge Cup, competição em que o AJFB eliminou na 1ªronda os montegrinos do Podgorica.
Como demonstra o resultado, foi um jogo muito equilibrado, tendo atingido o máximo equilíbrio no final do 2ºset, onde foi preciso chegar aos 30 pontos. Este resultado abre assim boas expectativas para o jogo da 2ªmão, onde o Fonte Bastardo se deslocará à Croácia, no dia 13 de Novembro. O jogo realiza-se em Zagreb, às 17.30h locais (16.30h em Lisboa).
Como referiu o blog do AJF Bastardo, este jogo, referente às competições europeias, irá ser transmitido em diferido, na RTP Açores, na quarta-feira (5/11/08) pelas 15h.

Dínamo de Moscovo 3.1 Vitória SC (Champions League)

O Vitória SC perdeu no dia de estreia na Liga dos Campeões mas a exibição dos pupilos de Rogério Paula foi pouco menos que magnífica. É certo que a equipa regressa de Moscovo com uma derrota por 3 – 1 (25-19, 25-19, 29-31 e 25-21), mas diante do poderoso Dínamo a resposta vitoriana não podia ter sido mais brilhante.
Depois de perder os dois primeiros sets com alguma naturalidade e pelos mesmos números (25-19), os jogadores vitorianos sacudiram a responsabilidade de cima dos ombros e partiram para uma excelente exibição.
A prova disso foi o triunfo no terceiro parcial por 31-29, resultado muito equilibrado, mas que esconde a larga vantagem que o Vitória alcançou ao longo de quase todo o set. No quarto e último parcial, o “seis” vitoriano manteve a qualidade evidenciada momentos antes e conseguiu criar a ideia de que era possível ir à «negra». No entanto, os pontos finais do quarto set demonstraram uma equipa russa muito forte no serviço e no bloco, que se traduziu no fechar do encontro.
Destaque total, portanto, para a prestação do Vitória que se bateu com um tubarão de nível mundial olhos nos olhos. Uma última nota para Hugo Gaspar, dado que emprestou toda a sua classe ao conjunto vitoriano e realizou uma exibição de encher o olho.
O outro jogo do grupo opunha o Noliko Maaseik (BEL), de Nuno Pinheiro e de Carlos Teixeira, ao Jihostroj Ceske Budejovice (CZE).

A estreia de Monção no Gira Voléi

Os elementos do Gabinete de Desenvolvimento da Federação Portuguesa de Voleibol responsáveis pelo Gira-Volei, em colaboração com a Câmara Municipal de Monção, vão realizar, amanhã (dia 5), uma Acção de Formação naquela região do Alto Minho. A iniciativa, com início previsto para as 10h00, terá lugar na Escola EB 2,3 de Pias e destina-se a todos os técnicos municipais que leccionam a disciplina de Educação Física no 1.º ciclo, mas aberta a todos aqueles que estiverem interessados em participar.
A Câmara Municipal de Monção é a mais recente autarquia a abraçar o projecto federativo, dinamizando já o Gira-Volei em todas as escolas do 1.º ciclo da região.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

JOM é o novo patrocinador do Vitória SC

Emílio Macedo da Silva apresentou esta quinta-feira o novo sponsor oficial do Voleibol do Vitória. O Presidente do Vitória contou, ao seu lado, com a presença de Joaquim Mendes, máximo representante do patrocinador, e anunciou que o acordo terá a durabilidade de um ano.
Contudo, o líder vitoriano não deixou de afirmar que ”esta ligação terá um período experimental de um ano por parte da JOM, mas que o Vitória espera depois prolongar por muitos e bons anos”. Como é seu timbre, Emílio Macedo manifestou esperança em que esta seja uma parceria de sucesso e espera que “a empresa que agora se junta a nós tire o máximo de rentabilidade possível deste contrato. Aliás, é isso que eu espero de todos os patrocinadores do Vitória.”
O Presidente do Vitória não escondeu a sua satisfação por este desenlace, até porque mantém com Joaquim Mendes uma amizade de há largos anos. “Conheço bem o trabalho deste senhor, um trabalho árduo, e que tem, ano após ano, crescido bastante. Da minha parte, agradeço-lhe a amabilidade que teve ao aceitar o nosso convite e faço votos para que aumente a rentabilidade da JOM com este acordo de publicidade.
Por seu lado, Joaquim Mendes congratulou-se também com o acordo e a possibilidade que o Vitória oferece à divulgação do nome JOM. “Demos um passo bastante importante porque o Vitória é um veículo muito interessante de comunicação e vai ajudar-nos a levar o nosso nome muito longe.” Alinhando no discurso do Presidente vitoriano, o líder da JOM afirmou que “ no final do ano analisaremos a rentabilidade do acordo e, se tudo correr como esperamos, de certeza que prolongaremos a ligação com o Vitória”.

Resultados A1 feminina (2 jornadas)

Este fim-de-semana, realizaram-se duas (minis) jornadas do campeonato nacional de voleibol feminino, da divisão A1. Destaque para as duas vitórias do candidato ao título CA Trofa!!!!
Resultados A1 feminina (1/11/2008):
SC Braga 2.3 Clube K (28-26, 15-25, 25-23, 29-31, 8-15)
CA Trofa 3.1 CS Madeira (25-16, 20-25, 25-20, 25-13)
Resultados A1 feminina (2/11/2008):
SC Braga 0.3 CD Ribeirense (13-25, 15-25, 8-25)
GD Gueifães 3.0 Clube K (25-17, 25-20, 25-19)
Leixões SC 0.3 CS Madeira (16-25, 25-27, 15-25)
CA Trofa 3.0 CD Câmara de Lobos (25-17, 25-19, 25-17)
Próxima jornada (9/11/2008):
GD Gueifães - CA Trofa (15h)
CF Belenenses - SC Braga (15h)
Leixões SC - ALA Gondomar (16h)

GC Vilacondense - AJF Bastardo em directo na SportTv 1

O jogo entre o GC Vilacondense e o AJF Bastardo, referente à 6ªjornada do A1 masculino, vai ter as honras de transmissão televisiva no canal SportTv 1 (canal nº20 da grelha digital da ZON). O jogo realizar-se-á em Vila do Conde, no sábado (8/11/2008), pelas 15h.

Portugueses no estrangeiro

As últimas jornadas não foram, de um modo geral, muito benéficas para as equipas em que jogam portugueses. O Poitiers, de Carlos Teixeira, e o VFB Friedrichshafen, de João José, sofreram a primeira derrota nos respectivos campeonatos, mas nem por isso viram beliscada a sua pretensão de ocuparem os lugares cimeiros.
Na Alemanha, o VFB Friedrichshafen, de João José, efectuou dois jogos, tendo sofrido o primeiro desaire da época (2-3: 25/22, 25/19, 13/25, 21/25 e 9/15) às mãos do Moerser SC, resultado rectificado logo no jogo seguinte, com a vitória (3-2: 25/23, 21/25, 25/17, 23/25 e 15/10) frente ao Generali Haching, o líder da 1. Bundesliga, que tem agora o mesmo número de pontos do Friedrichshafen e do Moerser. O central português rubricou 10 e 15 pontos, frente ao Moerser e ao Generali, respectivamente. Na Zona Norte da 2. Bundesliga, o Eimsbutteler TV, de Jorge Picas, regressou às vitórias: derrotou o TSGL Schoneiche (4.º classificado) e passou a ocupar o 9.º lugar na classificação geral.
Em França, o Poitiers (Stade Poitevin Volleyball), de Carlos Teixeira, viu-se obrigado a repartir, com o Tours Volley-Ball, a liderança do Campeonato Pro A, após ter sofrido, em casa, a primeira derrota na prova: 2-3 (20/25, 19/25, 25/21, 25/18 e 9/15), diante do Paris Volley. Bem melhor, desta vez, esteve o Beauvais Oise Université Club, de Éden Sequeira, que alcançou a primeira vitória na competição. Contudo, o resultado de 3-1 (25/16, 25/23, 19/25 e 25/19) com que brindou o Montpellier Volley Université Club, ainda não lhe permitiu deixar o 12.º lugar da tabela classificativa.O central luso foi o quarto melhor pontuador do jogo, tendo contabilizado 12 pontos. No Campeonato Pro B, o GFCO Ajaccio Volleyball, de Carlos Silveira e do luso-brasileiro Frederico Siqueira, continua invicto, a dois pontos do líder, o Asnières Volley 92. Desta vez, a vítima foi o Chaumont Volley-Ball 52 Haute Marne: 3-1 (25/23, 25/19, 22/25 e 25/15). Frederico Siqueira registou 15 pontos, enquanto Carlos Silveira foi poupado, tendo sido utilizado somente em breves momentos do jogo.
Na Bélgica, o Noliko Maaseik, isolou-se ainda mais na liderança da Liga. A equipa de Nuno Pinheiro e André Lopes derrotou o Aquacare Halen pela diferença máxima, apesar de os resultados parcelares denunciarem o equilíbrio existente ao longo de quase todo o jogo (37/35, 26/24 e 25/17). No dia 5, o Noliko desloca-se à República Checa, onde vai defrontar o Jihostroj Ceske Budejovice, na primeira jornada da Poule B da Liga dos Campeões, grupo no qual se incluem ainda as formações do Vitória SC e Dínamo de Moscovo (Rússia). Nos quartos-de-final da Taça da Bélgica, agendados para o dia 8, o Noliko vai defrontar o VBC Scheldenatie Kapellen, equipa de um escalão secundário.
O FC Barcelona, de Ubirajara Pereira, perdeu (1-3: 23/25, 20/25, 25/23 e 23/25) com o Palma Volley, actual líder da Superliga Espanhola, e continua a ocupar o 8.º lugar na classificação geral. Bira, com 12 pontos, foi o segundo melhor pontuador dos blaugrana e o terceiro melhor do jogo.
Em Itália, o Stamplast Prisma Martina Franca, de Valdir Sequeira, defronta hoje, em casa, o Acqua Paradiso Gabeca Montichiari, ocupando, para já, o 10.º lugar na Liga A1.

Vitória SC na Rússia

O Vitória de Guimarães já se encontra na Rússia onde irá estrear-se na Liga dos Campeões de Voleibol. O adversário é o Dinamo de Moscovo, e apesar de o favoritismo estar todo do lado dos russos, o V. Guimarães tentará surpreender. O grupo do Vitória não é nada fácil, pois para além dos moscovitas ainda se encontram os checos do Ceske Budejovice, assim como os belgas do Noliko Maaseik, onde alinham os portugueses Nuno Pinheiro e André Lopes.
A partida entre o Vitória de Guimarães e o Dinamo de Moscovo realiza-se na próxima terça-feira.
Fonte: SCN (voleibol)

Resultados A1 masculina (5ªjornada)

O V. Guimarães recebeu e venceu esta tarde o Benfica por 3-2 (21-25, 25-23, 21-25, 25-16, 15-12), em jogo a contar para a 5ª jornada da Divisão A1. Os vimaranenses até estiveram a perder por 1-2, mas um quarto e quinto «sets» muito fortes valeram o triunfo aos actuais campeões nacionais. Depois da vitória sobre o Vilacondense, na 1ª jornada, o Benfica não mais venceu e somou a sua quarta derrota consecutiva. Nos restantes jogos desta 5ª jornada, que só fica completa amanhã, o Castêlo da Maia bateu a Ac. Espinho por 3-0 (25-19, 25-19, 25-23), ao passo que o Vilacondense venceu o Esmoriz por 3-2 (22-25, 17-25, 25-16, 25-16, 15-13).
Resultados:
Vitória SC 3.2 SL Benfica (21-25, 25-23, 21-25, 25-16, 15-12)
SC Espinho 3.1 Leixões (28-26, 25-15, 22-25, 25-10)
CMGC 3.0 AA Espinho (25-19, 25-19, 25-23)
GC Vilacondense 3.2 Esmoriz GC (22-25, 17-25, 26-16, 25-16, 15-13)
Clube K - AD Machico (21/11)
AJF Bastardo - CS Marítimo (23/11)

SC Espinho 3.1 Leixões SC

Sp. Espinho venceu esta tarde o Leixões por 3-1, numa partida onde o Sp. Espinho teve que puxar dos galões.
No primeiro set, os espinhenses estavam a jogar apenas o necessário, mas perante a vantagem do Leixões tiveram que se aplicar e ainda conseguiram dar a volta para vencer por 28-26. Mantendo esse ritmo acelerado no segundo set, os tigres venceram com maior facilidade por 25-15, mas no terceiro foi a vez dos leixonenses demonstrarem que este ano estão mais fortes do que a época passada e venceram merecidamente o terceiro set por 22-25.
Francisco Fidalgo não terá gostado das veleidades e no quarto set o Sp. Espinho passeou classe com um bloco muito forte, vencendo por 25-10.O Sp. Espinho volta assim à liderança, juntamente com o Castêlo da Maia e V. Guimarães que venceram ontem.
Recorde-se que nesta quinta jornada, Clube K – AD Machico e Fonte Bastardo – Marítimo adiaram as suas partidas para 21 e 123 de Novembro, respectivamente.