VOLEIBOL PORTUGUÊS CHAT

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Declarações de André Lopes (internacional português do N. Maaseik)

A poucos dias de completar um mês, o filho de André Lopes “obrigou” a que o Natal fosse passado na Bélgica, país onde nasceu e que recebeu o pai para a experiência inaugural no estrangeiro. “Como ele é ainda muito pequeno e tendo em conta o frio, decidimos passar o Natal aqui. Os meus pais, a minha irmã e o meu cunhado, o Carlos Teixeira (joga em França), vieram ter connosco”, explica André Lopes, para quem a família e os petiscos portugueses ajudaram a “amenizar as saudades de Portugal”. “Os meus pais trouxeram naturalmente coisas tradicionais portuguesas, como o bacalhau, os enchidos e outras iguarias”, explicou.
Para André Lopes, a experiência internacional também não podia estar a correr melhor e o atleta aponta as razões que o levaram a deixar o voleibol português. “Era uma ambição jogar no estrangeiro. Nunca o fiz antes, pois estava a tirar o curso de Educação Física e Desporto. Agora que o finalizei, decidi cumprir esse desejo”, confessa o internacional para quem o Noliko acabou por reunir as melhores condições. “Trata-se de um campeonato muito mais competitivo e a equipa joga na Liga dos Campeões, além de no plantel ter um companheiro de Selecção.”Em termos financeiros também só há vantagens em fazer carreira no estrangeiro. “Não ganho o mesmo que os jogadores de futebol, ninguém diz que é bem pago, mas não posso queixar-me.”
Declarações prestadas a Record

Declarações do Nuno Soares (treinador da AA Espinho)

O triunfo conquistado pela AA Espinho em casa do vizinho Sporting será motivação extra para tentar alcançar os objectivos traçados. Mas a equipa, como frisa o técnico, não pode adormecer à sombra do êxito sobre os tigres. “Foi efectivamente um sucesso de que não estávamos à espera. Mas não terá qualquer efeito se não vencermos outros jogos”, sublinha Nuno Soares, para quem as metas traçadas são as mesmas de anos anteriores. “Queremos assegurar a manutenção através do playoff, ou seja, ficar entre os oito primeiros".
Por outro lado, existe uma preocupação, a partir da próxima temporada entrará em vigor os novos regulamentos impostos pela Federação Internacional quanto à limitação de estrangeiros nos campeonatos nacionais. Portugal será um dos países onde a nova lei se fará sentir com grande intensidade, tendo em conta o elevado número de estrangeiros a actuar no voleibol português. “Mais prejudicadas serão as equipas pequenas, com menos recursos financeiros, pois é um facto que há poucos jogadores portugueses para formar os plantéis de todas as equipas”, revela o técnico da Académica de Espinho, dizendo que a medida da FIVB deveria ser acompanhada por outras, de modo a garantir que a formação fosse uma realidade “nos clubes e não apenas na Selecção”.
Declarações prestadas a Record

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Gala "Orlando Ramos"

A Matosinhos Sport - Empresa Municipal de Desporto - organiza nos próximos dias 29 e 30 de Dezembro e 2, 3 e 4 de Janeiro, a Gala Volei "Orlando Ramos", com o alto patrocínio da Câmara Municipal de Matosinhos e o apoio técnico do Leixões Sport Clube e da Associação de Voleibol do Porto. Esta Gala destina-se a homenagear Orlando Ramos, por muitos considerado o "Pai do Voleibol", personalidade que apresenta um percurso notável neste desporto que abraçou há mais de 60 anos, desde o longínquo ano de 1944 onde, segundo o próprio, tomou pela primeira vez contacto com a modalidade através de uma rede de voleibol montada no areal da praia de Matosinhos.
Nos dias de hoje, mais afastado, acompanha a modalidade com todo o interesse, continuando a granjear elevada estima e consideração entre todos os agentes envolvidos. Depois de ter passado pelo Andebol e pelo Basquetebol, foi no Voleibol que descobriu a sua paixão, desempenhando vários cargos no Leixões Sport Clube: fundador da modalidade no Clube, jogador, chefe de secção e dirigente, tendo ainda exercido funções na Associação de Voleibol do Porto e na Federação Portuguesa de Voleibol. Obviamente não podíamos deixar de referir também aquela que poderá ter sido a maior "contribuição" do Sr. Orlando Ramos para a modalidade, o já malogrado Ilídio Ramos, seu filho, que enquanto praticante e treinador foi, sem dúvida, um dos expoentes máximos do voleibol português. Como é facilmente perceptível, o passado desportivo do Sr. Orlando Ramos funde-se de forma indelével com o extraordinário palmarés do "seu" Leixões que, neste momento, comemora o 101º aniversário.
Desde 1946, ano em que conquistou o seu primeiro título (Campeão Regional da 2º Divisão – Honra – Reservas e 2º Categorias) até aos nossos dias, foram muitos os troféus arrecadados pelo Clube: 8 vezes campeão nacional sénior masculino (mais um titulo da 2º divisão), 15 vezes campeão nacional sénior feminino. A estes troféus devem-se ainda somar 3 títulos nacionais de divisões inferiores, 23 títulos nacionais nos vários escalões de formação, sendo que 12 destes foram obtidos nesta última década, o que demonstra a vitalidade que a modalidade apresenta no Clube.
Nesse sentido, foi decidido promover a organização de uma gala que, pela sua dimensão, possa cumprir os fins a que se destina, mobilizando um grande número de atletas das camadas mais jovens, possibilitando com isso um maior impacto à homenagem que se pretende efectuar a uma figura marcante de Matosinhos. A Gala decorrerá nas Naves Costa Pereira e Ilídio Ramos, no Centro de Desportos e Congressos, e contará com a presença de equipas masculinas e femininas dos vários escalões de formação de Clubes convidados para esse efeito – Vitória SC, SC Espinho, Castelo da Maia GC, AA Espinho, Ala Nun´Alvares e AA São Mamede - para além do Leixões SC, contabilizando assim um total de várias centenas de atletas (cerca de 700).
Fonte: SCN e Leixões SC

Torneio de Natal Gaia Volley

O Clube Gaia Volley organizou entre o fim-de-semana de 20 e 21 e o de 27 e 28 de Dezembro o Torneio de Natal. Este evento contou com várias personalidades ligadas ao voleibol, como são os casos de Joaquim Vilela (presidente da AVPorto), Francisco Figalgo, Ana Rita Gomes e as atletas Susana e Raquel, Miguel Maia e João Brenha, Alexandre Afonso, Marcelino Tavares (árbitro internacional), que deram o apoio necessário às equipas participantes. Para além do espectáculo do voleibol, esta prova ficou marcada pela inauguração das novas instalações, que albergam o centro de treinos do Canidelo para a prática do voleibol de praia. Este é dos primeiros centros de treino de Voleibol de Praia do país, o que merece logo os parabéns do blog.

Torneio de Natal em Espanha

As selecções nacionais, masculina e feminina, de cadetes, obtiveram a mesma classificação no Torneio Internacional de Navidad, em Guadalajara. Depois de ficarem arredadas da final, ambas as selecções conseguiram o último lugar do pódio.
No masculino, a turma das quinas havia ficado no terceiro lugar na fase de grupos e na meia-final foi afastada da final pela Bulgária, por 1.3. Na disputa pelo terceiro e quarto lugar os portugueses venceram a Letónia, pela margem mínima (18-25, 25-18, 25-22, 15-25, 15-8), assegurando o último lugar do pódio. A final está a ser disputada neste momento entre búlgaros e espanhóis.
No feminino, a selecção nacional obteve os mesmos resultados que no masculino, depois de perder com a Letónia na meia-final, mas só na negra. Na luta pelo terceiro e quarto lugar as portuguesas não deram quaisquer hipóteses à selecção anfitriã. A Espanha nunca se conseguiu impor neste torneio e perdeu pela margem máxima com as portuguesas, pelos parciais 25-19, 25-22, 25-14. A Letónia venceu o torneio ao derrotar a Suíça por 3.0.
Fonte dos resultados: SCN

Portugueses no estrangeiro

Este fim-de-semana realizou-se mais uma jornada em vários campeonatos na Europa, onde houve mais uma vez portugueses em acção. Na Alemanha, João José ajudou os seus companheiros a assegurar a liderança na Bundesliga neste ano de 2008, ao derrotar o EnBW TV Rottenburg por 3.1 (25-14, 25-23, 21-25, 25-12). No entanto antes que este ano termine, a equipa do capitão da selecção portuguesa terá ainda de disputar as meias-finais da Taça da Alemanha, nomeadamente amanhã, pelas 19:15h, diante o Generali Haching, antiga equipa de Valdir Sequeira.
E continuando a ronda pelos campeonatos da Europa, precisamente na nova equipa de Valdir, o Stamplast Prisma Martina Franca, de Itália, perdeu diante o Rpa-Luigibacchi por 1.3 (25-19, 17-25, 23-25, 16-25), com o internacional português a somar desta vez apenas cinco pontos. Apesar da derrota, o Stamplast Prisma Martina Franca manteve o 11º lugar na Liga A1.
Já Éden Sequeira teve melhor sorte pois venceu pela margem máxima, o Tourcoing (25-17, 25-23, 25-23), subindo para o sexto lugar da Pro A, em França, apesar de ser à condição, pois a 13ª jornada termina no dia 6 de Janeiro. A equipa de Carlos Teixeira disputa o seu jogo apenas no dia 6 de Janeiro de 2009.
Por fim, na Bélgica não houve campeonato, mas o Noliko Maaseik não deixou de jogar, pois participou na Christmas Cup, torneio internacional que juntou os búlgaros do CSKA Sófia, os franceses do Paris Volley e os belgas do VC Handelsgids Averbode. E foi precisamente com estes últimos que os portugueses Nuno Pinheiro e André Lopes disputaram a final da prova, vencendo pela margem mínima (20-25, 17-25, 25-18, 25-23, 15-13), recebendo assim uma bela prenda de Natal. Mas a de Nuno Pinheiro foi a dobrar pois para além da vitória foi reconhecido como o melhor jogador da prova.

domingo, 28 de dezembro de 2008

Torneio de Natal em Espanha

A selecção nacional de cadetes feminina perdeu hoje na meia-final do "Torneo Internacional de Navidad", e está fora da final da prova. As atletas portuguesas que realizaram um início de torneio surpreendente, logo com duas vitórias, acabaram por não aguentar a pressão com a selecção da Letónia, com quem disputou o acesso à final. As letãs venceram por uns equilibrados 3.2 (19-25, 25-19, 26-24, 25-27, 15-11) e jogarão amanhã a final (15h) com a Suíça, enquanto as portuguesas disputam o terceiro e quarto lugar (11h) com a selecção anfitriã, a Espanha, que perdeu na outra meia-final com as suíças por 3.1 (25-13, 16-25, 25-22, 25-18).
Nos masculinos, a nossa selecção ficou hoje de fora da final do torneio, ao perder nas meias-finais com a Bulgária por 3.1. A partida até começou bem para Portugal, que ganhou o primeiro set por 25-17, mas depois não conseguiu dar seguimento a esse resultado, perdendo os seguintes por 20-25, 17-25 e 19-25. Mas antes, na fase de grupos, Portugal já havia começado com o pé esquerdo ao sair derrotado com a Espanha pela margem máxima (25-13, 25-23, 25-23), assim como com a Bulgária, cedendo pelos parciais 25-17, 25-9 e 25-16. Já com a Letónia foi diferente, com os portugueses a vencerem por 3-2, pelos parciais de 23-25, 25-15, 28-26, 21-25 e 15-13. Estas duas selecções voltarão a encontrar-se amanhã, pelas 09h (na disputa do 3º e 4ºlugar), enquanto a final será disputada pelas 17h, entre búlgaros e espanhóis, que venceram precisamente a Letónia, por 3-0 (25-15, 25-13, 25-21).
Fonte dos resultados: SCN

Torneio de Natal em Espanha

A selecção nacional de Cadetes feminino iniciou da melhor forma o "Torneo Internacional de Navidad", e encontra-se no segundo lugar da prova que termina amanhã. Na primeira partida, as portuguesas tiveram pela frente a congénere espanhola, e venceram pela margem máxima, arrebatando no primeiro set uma vitória impressionante de 25-8, sendo que os restantes foram mais equilibrados, mas mesmo assim a vitória pendeu para o lado das portuguesas (29-27 e 26-24). Seguiu-se a selecção suíça, que também saiu derrotada, mas por 3.1, começando inclusive por ter ganho o primeiro set por 22-25. As lusas reagiram da melhor forma, vencendo os restantes sets por 25-21, 25-8 e 27-25.
Já hoje as portuguesas conheceram o sabor da derrota, cedendo perante a Letónia por 3.1 (25-23, 27-25, 19-25 e 25-23), num bom jogo, sendo que hoje terão a desforra, jogando novamente com as letãs pelas 18:00h, nas meias-finais, uma vez que as portuguesas ficaram no segundo lugar atrás da Suíça, que jogará a outra meia-final com a Espanha. A disputa pelo terceiro e quarto lugar, assim como a final da competição realizar-se-á apenas amanhã.
Fonte: SCN

sábado, 27 de dezembro de 2008

Resultados A1 masculina (27/12)

No regresso ao antigo pavilhão Joaquim Moreira da Costa Júnior, o SC Espinho sofreu a primeira derrota da época, logo no dérbi, contra a AA Espinho, por 2.3. Este dérbi serviu também para demonstrar que a AA Espinho tem vindo a subir de rendimento nos últimos jogos, tendo já ganho várias partidas recentemente, contra o Clube K (3.0) e o GC Vilacondense (3.2).
No lado de SC Espinho, a equipa foi mudando durante todo o encontro, ou seja, houve várias trocas, o que deu opurtunidade de jogar a vários jogadores pouco utilizados, como ao Nuno Rocha e ao Paulo Brenha. Por parte da AA Espinho, destaca-se todos os jogadores, que jogaram muito bem em equipa, salientando-se Maurício Silva (ex-SCE), Márcio Sequeira e Januário Alvar.
Os parciais foram 22-25, 25-19, 25-13, 24-26 e 9-15.
Resultados da 14ªjornada:
Esmoriz GC 0.3 Vitória SC (14/12 --- 21-25, 18-25, 20-25)
SC Espinho 2.3 AA Espinho (22-25, 25-19, 25-13, 24-16, 9-15)
Leixões SC 0.3 CMGC (23/12 --- 20-25, 19-25, 21-25)
Último jogo da 14ªjornada:
GC Vilacondense vs SL Benfica (8/02 - 16h)
Próximos jogos (jornada dupla):
AJF Bastardo vs GC Vilacondense (3/01 - 18h)
Clube K vs CMGC (3/01 - 16h)
CS Marítimo vs SC Espinho (3/01 - 17h)
AD Machico vs Vitória SC (3/01 - 17h)
AA Espinho vs SL Benfica (4/01 - 16h)
Clube K vs GC Vilacondense (4/01 - 15h)
AJF Bastardo vs CMGC (4/01 - 16h)
AD Machico vs SC Espinho (4/01 - 17h)
CS Marítimo vs Vitória SC (4/01 - 17h)

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

"Torneio Navidad" (Espanha)

As Selecções Nacionais de Cadetes, em masculinos e femininos, vão participar no Torneo Internacional de Navidad 2008 (Christmas Internacional Tournament), a disputar no Polideportivo San José, em Guadalajara (Espanha), de 26 a 30 de Dezembro.
A Selecção Nacional de Cadetes Masculinos vai defrontar as selecções da Bulgária, da Letónia e da Espanha, o que constituirá um excelente teste de preparação para a participação na Poule E de Qualificação para o Campeonato da Europa de 2009, a disputar em Bardejov (Eslováquia), entre os dias 7 e 11 de Janeiro de 2009.
Em Bardejov, os portugueses terão de defrontar as selecções da Sérvia, da Itália, da República Checa, da Eslováquia e da Croácia, apurando-se os dois primeiros classificados para o Campeonato da Europa.
Na edição de 2007 do «Torneio Navidad», prestigiado torneio para selecções jovens, a Selecção Nacional de Juniores Masculinos esteve perto de conseguir a vitória na competição, mas acabou por perder na «negra» com a Grécia.
Por seu turno, no mesmo torneio, a Selecção Nacional de Cadetes Femininos vai defrontar as selecções da Suíça, da Letónia e da Espanha. Também aqui a competição espanhola constituirá um excelente momento para aquilatar da força das jogadoras, dias antes da participação na Fase de Qualificação para o Campeonato da Europa da categoria.
A Selecção Portuguesa está integrada na Poule E de Qualificação para o Europeu, a disputar na cidade turca de Alanya, de 7 a 11 de Janeiro de 2009. As portuguesas terão de defrontar as fortes selecções da Turquia e da França, respectivamente 6.ª e 8.ª classificadas na última edição do Europeu e, como tal, favoritas à vitória no grupo, bem como da Eslováquia, Azerbaijão e Israel.

Melhores no Voleibol de Praia

O Conselho Nacional de Voleibol de Praia anunciou os nomes dos atletas que se destacaram em 2008, nas seguintes categorias:
Masculinos:
Dupla Revelação – João Simões/Rui Moreira
Melhor no Serviço – Roberto Reis
Melhor na Recepção – José Pedrosa
Melhor no Passe – Miguel Maia
Melhor no Ataque – João Brenha
Melhor no Bloco – Fabrício Silva
Melhor na Defesa – Pedro Rosas
Femininos:
Dupla Revelação – Daniela Loureiro/Maria Alexandra Rodrigues
Melhor no Serviço – Juliana Antunes
Melhor na Recepção – Ana Paulo
Melhor no Passe – Juliana Antunes
Melhor no Ataque – Francisca Esteves
Melhor no Bloco – Ana Freches
Melhor na Defesa – Octávia Oliveira

Selecção feminina parte dia 31 para Sheffield (ENG)

A Selecção Nacional de Seniores Femininos, orientada por Juan Diaz e António Guerra, que se encontra, desde ontem, em estágio, parte no dia 31 do corrente mês para Sheffield, Inglaterra, onde vai disputar a primeira fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2010.
O estágio compreende o período de 22 a 30 de Dezembro e os treinos efectuaram-se no Instituto Politécnico do Porto (dias 22 e 23) e irão realizar-se na Escola S/3 dos Carvalhos, em Vila Nova de Gaia (dias 26 a 30).
No dia 31 de Dezembro, a comitiva portuguesa fará o seguinte percurso:
Porto / Frankfurt – LH4551 (11h55 / 15h40)
Frankfurt / Manchester – LH4856 (16h45 / 17h25)
O regresso está agendado para o dia 5 de Janeiro de 2009:
Manchester / Frankfurt – LH4851 (9h25 / 12h10)
Frankfurt / Porto – LH4552 (13h40 / 15h15)
Portugal está integrado no Grupo B da Europa, a realizar em Sheffield (Inglaterra), de 2 a 4 de Janeiro de 2009, juntamente com as selecções de Israel, Grã-Bretanha e Montenegro (substituiu a Islândia). Nesta primeira fase só se qualifica o vencedor do grupo.Assim, se a equipa das quinas vencer o seu grupo, defrontará, no Grupo D, o Azerbaijão, a Ucrânia e a Bielorrússia, na segunda fase. Depois, na terceira fase, e de acordo com a sua classificação no Grupo D, Portugal poderá integrar o Grupo H (Itália, 1.º F, Portugal [1.º D] e 2.º F) ou o Grupo K (Holanda, Alemanha, Portugal [2.º D] e 3.º G).

Outro cubano no SL Benfica...

Reidel Toiran é o mais recente reforço do Benfica para o voleibol do Benfica, e já foi convocado para o embate ante o SC Espinho (0.3). Este jogador é o segundo cubano que havia sido prometido ao técnico José Jardim, desde o início da temporada, e só alguns problemas burocráticos impediram a que este reforçasse mais cedo os encarnados.
Com 24 anos, Toiran mede 2.01 metros, ocupa a zona 4 e esta será a sua primeira experiência fora do país natal, algo que não o intimida, como referiu ao site oficial do Benfica, pois o que este atleta deseja é “trabalhar arduamente para ganhar um lugar na equipa e ajudá-la a chegar ao topo”. Internacional cubano, Toiran já foi distinguido com três títulos individuais, nomeadamente o de melhor jogador no bloco, no serviço e no ataque, na Copa Panamericana de 2007, quando ajudou a sua selecção a alcançar o terceiro lugar.
Fonte: www.scn.pt

VoleiTube

Aqui fica um resumo do AJFB vs Clube K, passado pela RTP Açores, no dia 20/12.

Resultado de 23/12

Ontem, em jogo adiantado da próxima jornada do A1 masculino, o Castelo da Maia GC visitou o reduto do Leixões, tendo ganho por uns expressivos 3.0. Os dois primeiros sets foram pouco equilibrados, tendo depois o 3ºset sido mais equilibrado, pois a vitória foi discutida até ao 18-18, altura em que o CMGC se distanciou.
No final do jogo, Mário Martins (treinador do Leixões SC) falou em "vitória justa do Câstelo, pois houve muito mérito dele, e algum demérito do Leixões". Quanto a Alexandre Afonso, não fugiu muito a estas palavras, dizendo também "as equipas exploraram os pontos fracos da outra equipa".
Resultado (23/12):
Leixões SC 0.3 CMGC (20-25, 19-25, 21-25)
Próximos jogos (27/12):
SC Espinho vs AA Espinho (17h)

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Taça de Portugal - 1ªeliminatória (Madeira)

CS Marítimo no masculino e CS Madeira, no feminino, são os representantes da Madeira na Taça de Portugal. Desde há dois anos que a Federação Portuguesa de Voleibol limitou o número de equipas da Madeira na disputa da Taça de Portugal a apenas uma, no masculino e outra no feminino, obrigando as formações madeirenses a disputarem o acesso.Desta forma, no masculino os verde-rubros conseguiram apurar-se, ao eliminarem o AD Machico por 3.1, enquanto no feminino o CS Madeira eliminou o Câmara de Lobos ao vencer por 3.1 (23-25, 25-19, 25-23, 25-12).

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Portugueses no estrangeiro

O Stamplast Prisma Martina Franca, de Valdir Sequeira, protagonizou a surpresa da 13.ª jornada da liga Italiana ao derrotar, fora, o segundo classificado, Itas Diatec Trentino, por 3.2 (21/25, 25/22, 25/27, 25/23 e 15/12).O oposto português voltou a estar em grande, tendo contabilizado 23 pontos (21 no ataque e 2 no serviço), marca superada apenas por Matey Kaziyski, a estrela búlgara do Trentino, autor de 25 pontos. Apesar deste excelente resultado, o Stamplast Prisma Martina Franca mantém-se no 11.º lugar na Liga A1.
Em França, o GFCO Ajaccio Volleyball, de Carlos Silveira e do luso-brasileiro Frederico Siqueira, continua a liderar o Campeonato Pro B, depois de ter batido o Nice por claros 3.0 (25/18, 25/21 e 25/17).Carlos Silveira e Frederico Siqueira contabilizaram 10 e 6 pontos, respectivamente. Por seu turno, o Stade Poitevin Volleyball (Poitiers), de Carlos Teixeira, venceu o Tours por 3.1 (25/14, 25/20, 20/25 e 26/24) e desalojou o seu adversário do segundo lugar na classificação do Campeonato Pro A.O Beauvais, de Éden Sequeira, perdeu, pela diferença mínima (2.3: 25/23, 23/25, 25/16, 18/25 e 11/15), e continua a ocupar o 9.º lugar na tabela classificativa.
Na Bélgica, o Noliko Maaseik, de Nuno Pinheiro e André Lopes, continua a liderar a Liga, com 3 pontos de vantagem sobre o Knack Randstad Roeselare. A vitória alcançada na deslocação ao recinto do PNV Waasland Kruibeke-Nieuwkerken (3.1: 19/25, 25/22, 25/21 e 25/21) é um excelente augúrio para o jogo com os búlgaros do CSKA Sófia, a disputar no próximo dia 27 e a contar para um Torneio de Natal Internacional, no qual participam também os franceses do Paris Volley e os belgas do VC Handelsgids Averbode.
Na Alemanha, o VFB Friedrichshafen, de João José (4 pontos), derrotou o Wuppertal Titans por 3.1 (29/27, 25/27, 25/16 e 25/16) e mantém-se no comando da 1. Bundesliga, enquanto o Eimsbutteler TV, de Jorge Picas, venceu (3.2: 25/22, 25/22, 19/25, 25/27 e 15/11) o FT Adler Kiel e ocupa agora a 10.ª posição na tabela classificativa da Zona Norte da 2. Bundesliga.
Em Espanha, o FC Barcelona, de Ubirajara Pereira, foi surpreendido, em casa, pelo Ciudad Medio Ambiente Soria (2.3: 25/22, 13/25, 25/23, 21/25, 12/15) e continua a ocupar o 8.º lugar na Superliga Europeia.
Fonte: FPVoleibol

domingo, 21 de dezembro de 2008

Análise do SL Benfica vs SC Espinho

O Sp. Espinho continua a ser a única equipa a ter apenas triunfos na Divisão A1, ao vencer na Luz o Benfica por 3-0, com os parciais de 25-22, 25-15 e 25-19, terminando com a série de seis vitórias consecutivas dos encarnados.
No início da segunda volta da competição, a equipa espinhense, que tem menos um jogo, conquistou a 12.ª vitória na prova liderada pelo campeão, o V. Guimarães. Ainda sem o internacional cubano Reidel Toiran, as águias somaram a quinta derrota no campeonato, mas começaram por mostrar, no primeiro "set", eficácia no bloco, que valeu a vantagem de 7-3.
Contrapondo com maior eficácia de serviço, o Sp. Espinho equilibrou o resultado, conseguindo manter menos de dois pontos de desvantagem, até empatar a partida (18-18). Um ponto de Kibinho, em luta na rede, levou os de Espinho à vantagem pela primeira vez (19-18), conseguindo aumentar a diferença para três pontos durante o serviço de Robertão (24-21), levando a melhor no primeiro parcial (25-22).
No segundo "set", as respostas aos serviços do Benfica levaram os espinhenses para a dianteira do marcador (7-6), dilatando a vantagem, devido à supremacia nos remates e também no bloco.Com o resultado em 13-7, os encarnados conseguiram reduzir, por Luís Samuels, que só após o segundo remate conseguiu transpor o bloco adversário. Neste "set", o Sp. Espinho não permitiu a aproximação do Benfica, elevando mesmo o resultado para 19-12, com uma finalização, após rotação, de Miguel Maia.
Moralizada, a equipa comandada por Francisco Fidalgo, mantendo-se praticamente intransponível nas acções de bloco e com Miguel Maia a servir, destacou-se no marcador, terminando o segundo "set" com uma diferença de 10 pontos (25-15).
Com 2-0 em parciais, o terceiro parcial foi marcado pela alternância no comando do marcador, inicialmente protagonizado pelo Benfica, que com uma uma entrada avassaladora, chegou ao 3-1. No entanto, este resultado foi invertido para 3-5, beneficiando de algumas recepções atabalhoadas da equipa encarnada, que voltou a cair, permitindo à equipa da Costa Verde chegar aos 8-7. A "parada e resposta" prosseguiu até o Sp. Espinho passar para a frente - 15-13 -, com três pontos consecutivos, numa vantagem garantida e dilatada até final, sobretudo durante o serviço de Rafael Kager.
Análise feita por www.record.pt

Bom NATAL e ANO NOVO!

O blog deseja a todos os seus leitores, em Portugal (continental), nas ilhas e no estrangeiro, um bom NATAL (com muitas prendas!!!!) e um excelente ANO NOVO!!!!

Resumos da jornada de 20/12

Ontem, realizou-se mais uma jornada da A1 masculina de voleibol, sem grandes surpresas. O SC Espinho continuou a sua senda de vitórias (ainda não perdeu esta época), tendo desta vez vencido o SL Benfica, na Luz, por claros 3.0. Esta jornada foi também a jornada dos "dérbis das ilhas", com vitórias do AJF Bastardo e do CS Marítimo.
De resto, vitórias para o Vitória SC (ante o Leixões SC), para o CMGC (contra o Esmoriz GC) e para a AA Espinho (que tem vindo a coleccionar vitórias, depois do mau início de campeonato - ante o GC Vilacondense).
Resultados (20/12):
AJF Bastardo 3.0 Clube K (25-15, 25-10, 25-15)
Vitória SC 3.1 Leixões SC (25-22, 25-20, 23-25, 25-18)
Esmoriz GC 1.3 Castêlo da Maia GC (25-22, 24-26, 23-25, 22-25)
SL Benfica 0.3 SC Espinho (22-25 15-25 19-25)
AA Espinho 3.2 GC Vilacondense (25-20, 25-20, 19-25, 20-25, 15-9)
CS Marítimo 3.2 AD Machico (não posso dar certezas sobre este resultado devido a não haver confirmação)
Próximos jogos:
Leixões SC vs CMGC (23/12 - 20h30 - SportTv)
SC Espinho vs AA Espinho (27/12 - 17h)

Taça de Portugal - 2ªeliminatória

O sorteio da 2.ª eliminatória da Taça de Portugal, em seniores masculinos, realizado hoje na sede federativa, ditou os seguintes jogos (18 Jan):
AAS Mamede vs Vitória SC
SC Caldas vs AA Espinho
Famalicense AC vs Leixões SC
CD Fiães vs SC Espinho
CF Aliança vs SL Benfica
Esmoriz GC vs GC Vilacondense
Os quartos-de-final, disputados pelas 6 equipas vencedoras da 2.ª eliminatória, mais o representante da Madeira e o representante dos Açores, está agendada oficialmente para as 16h00 do dia 24 de Fevereiro de 2009.
Em femininos, o sorteio da 2.ª eliminatória da Taça de Portugal, realizado hoje na sede federativa, ditou os seguintes jogos:
CV Oeiras vs SC Sr.ª Hora
SC Braga vs GD Gueifães
Boavista FC vs Ala Nun'Álvares Gondomar
CA Trofa vs CF Belenenses
SC Arcozelo vs Leixões SC
Vitória SC vs AAS Mamede
Os quartos-de-final, disputados pelas 6 equipas vencedoras da 2.ª eliminatória, mais o representante da Madeira e o representante dos Açores, está agendada oficialmente para as 16h00 do dia 24 de Fevereiro de 2009.

A1 masculina e Top Volley Basel na SportTv

O jogo entre as equipas do Leixões Sport Clube e do Castelo da Maia Ginásio Clube, relativo à primeira fase do Campeonato Nacional de Seniores Masculinos / Divisão A1, será disputado no dia 23 de Dezembro (terça-feira), às 20h30, no Centro de Congressos de Matosinhos / Nave Costa Pereira e terá honras de transmissão televisiva no canal Sport TV 1.
A SportTv vai também transmitir, entre os dias 27 e 29 de Dezembro, o presitigiado torneio feminino de voleibol "Top Volley Basel". O torneio vai ser todo transmitido no canal SportTv 3, começando com o jogo Din. Moscovo (RUS) vs Metal Galati (27/12 - 13h30) e terminando, claro, com a final na segunda-feira (29/12), ás 19h.
O nosso blog felicita a SportTv por continuar a transmitir a A1 masculina e promover o voleibol internacional, transmitindo grandes torneios!!!!!

Liga europeia de 2009

A Selecção Nacional de Seniores Masculinos vai defrontar a Áustria, a Bielorrússia e a Eslováquia na Liga Europeia de 2009, de acordo com o sorteio realizado, hoje, no Luxemburgo, pela Confederação Europeia de Voleibol (CEV).O representante português no sorteio foi Teodemiro de Carvalho, Secretário-Geral da Federação Portuguesa de Voleibol.
Portugal, que participa apenas na competição de masculinos – em 2009 também se realiza a primeira edição da Liga Europeia de seniores femininos –, ficou integrado no Grupo C, sendo os restantes agrupamentos formados por Espanha, Turquia, Croácia e Grã-Bretanha (Grupo A) e Bélgica, Grécia, Roménia e Alemanha (Grupo B). Relembre-se, que há 2 anos, Portugal foi finalista desta prova, tendo perdido contra a Espanha, em Portimão.
A Liga Europeia 2009 de Seniores Masculinos arranca no mês de Junho, estando dividida em poules (de 4 equipas cada), que serão disputadas em seis fins-de-semana consecutivos, jogando as equipas em casa e fora.A competição desenrolar-se-á, consecutivamente, nos fins-de-semana de 5-7 de Junho (Eslováquia-Portugal), 12-14 de Junho (Portugal-Eslováquia), 19-21 de Junho (Áustria-Portugal), 26-28 de Junho (Portugal-Áustria), 3-5 de Julho (Portugal-Bielorrússia) e 10-12 de Julho (Bielorrússia-Portugal), estando a realização da Final Four prevista para 17-19 de Julho ou 24-26 de Julho, em local a designar.
Fonte: CEV e FPV

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

VoleiTube

Vejam este ponto que deu a vitória no set ao Esmoriz GC, num jogo nos Açores, contra o AJF Bastardo... Depois digam algo, com a bola a 1 metro, como é possível o árbitro não ver?


Parabéns GiraVolei!

O GiraVolei está de parabéns! São já os 10 anos que leva de divulgação, promoção e ensino do Voleibol, movimentando actualmente cerca de 100 mil jovens e envolvendo mais de 1700 centros.No período de 1999 a 2008 formaram-se mais de 2000 monitores e foram realizados 25 mil jogos oficiais. Sempre de uma forma fácil, divertida e competitiva, promovendo a prática desportiva através de um convívio são e num ambiente familiar.
GiraVolei, Gira+ e Família Gira são três passos firmes em direcção a um objectivo inabalável: levar a prática desportiva a todos os cantos do país. Sempre tendo bem presente a máxima de que o mais importante é participar com alegria e fair-play... à semelhança do Lukkas, que nunca perde o seu sorriso gaiato.
O blog manda assim os parabéns também ao GiraVolei, pelo excelente trabalho que tem feito, de forma a promover a modalidade.

Liga europeia de 2009

A Confederação Europeia de Voleibol (CEV) realiza no dia 20 de Dezembro o sorteio da Liga Europeia, que apresentará, em 2009, uma novidade, já que a próxima edição desta prestigiada competição para seniores masculinos também terá a sua versão «feminina».Teodemiro de Carvalho, Secretário-Geral da Federação Portuguesa de Voleibol, será o representante português no referido sorteio.
Portugal está inscrito nas duas provas, que terão o mesmo sistema de jogo e regulamento, diferindo apenas nas datas da sua realização: a Liga Europeia 2009 de Seniores Femininos arranca em Maio, enquanto o início da prova de Seniores Masculinos está agendado para o mês de Junho.
A Liga Europeia 2009 está dividida em poules (de 4 equipas cada), que serão disputadas em seis fins-de-semana consecutivos, jogando as equipas em casa e fora.
A competição de seniores femininos decorrerá, consecutivamente, nos fins-de-semana de 22-24 de Maio, 29-31 de Maio, 5-7 de Junho, 12-14 de Junho, 19-21 de Junho e 26-28 de Junho, estando a Final Four agendada para 3-5 de Julho.
A competição de seniores masculinos desenrolar-se-á, consecutivamente, nos fins-de-semana de 5-7 de Junho, 12-14 de Junho, 19-21 de Junho, 26-28 de Junho, 3-5 de Julho e 10-12 de Julho, estando a realização da Final Four prevista para 17-19 de Julho ou 24-26 de Julho.

Portugueses no estrangeiro

O GFCO Ajaccio Volleyball, de Carlos Silveira e do luso-brasileiro Frederico Siqueira, assumiu a liderança do Campeonato Pro B francês, ao vencer 3.1 (13-25, 25-22, 25-17 e 25-19) o Cambrai e beneficiar da derrota (1-3) do Asnières na deslocação a Nice. Frederico Siqueira e Carlos Silveira contabilizaram 11 e 2 pontos, respectivamente.
Por seu turno, o Stade Poitevin Volleyball (Poitiers), de Carlos Teixeira, regressou às vitórias no Campeonato Pro A de França. Com o triunfo de 3.1 (25-17, 22-25, 28-26 e 25-15) no recinto do AS Cannes, a equipa do libero português mantém-se no 3.º lugar da classificação geral. O Beauvais, de Éden Sequeira (7 pontos), derrotou o Narbonne, pela margem máxima (25-14, 25-20 e 25-21), e continua a ocupar o 9.º lugar na tabela classificativa. Em relação às competições europeias, o Beauvais recebe, amanhã, os eslovenos do ACH Volley Bled, em jogo da 4.ª jornada da Poule E da Liga dos Campeões, enquanto o Poitiers defronta, em casa, os finlandeses do Pielaveden Sampo Pielavesi, na segunda mão dos oitavos-de-final da Taça CEV.
Na Bélgica, o Noliko Maaseik, de Nuno Pinheiro e André Lopes, parece ter recuperado do desaire às mãos do Vitória SC, na Liga dos Campeões – a próxima jornada, na quarta-feira (20h30 locais), volta a juntar as duas equipas, mas desta feita na Bélgica – e somou mais um triunfo na Liga, competição que lidera isolado. A «vítima» foi o VC Vosselaar: 3-0 (25/22, 25/19 e 25/14). Se os vimaranenses voltarem a vencer o Noliko, na quarta-feira, garantem praticamente a qualificação para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões.
Na Alemanha, o VFB Friedrichshafen, de João José, regressou às vitórias. Após duas derrotas consecutivas, para a 1. Bundesliga e para a Liga dos Campeões, a equipa capitaneada pelo central português superou, com facilidade (25-14, 25-17 e 25-17) o TSV Giesen/Hildesheim nos quartos-de-final da Taça da Alemanha. Nas meias-finais, o campeão germânico vai defrontar a forte formação do Generali Haching, antiga equipa de Valdir Sequeira. Na Poule F da Liga dos Campeões, o Friedrichshafen visita, na quarta-feira, os gregos do Panathinaikos Athens.
Por seu turno, o Eimsbutteler TV, de Jorge Picas, perdeu, por 1-3 (25-21, 23-25, 21-25, 23-25) com o SSF Fortuna Bonn e ocupa agora a 11.ª posição na tabela classificativa da Zona Norte da 2. Bundesliga.
Em Itália, Valdir Sequeira voltou a estar em evidência no Stamplast Prisma Martina Franca ao contabilizar 9 pontos – segundo melhor pontuador da sua equipa – frente ao Bre Banca Lannutti Cuneo (3.º classificado), mas não conseguiu evitar a derrota (22-25, 20-25 e 22-25). Com este resultado, o Stamplast Prisma Martina Franca mantém-se no 11.º lugar na Liga A1.

Orçamento da FPV (2009)

O Orçamento e Plano de Actividades da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) para o Ano de 2009 foi aprovado por unanimidade, em Assembleia Geral Ordinária realizada hoje de manhã, no Auditório Fernando Jorge Araújo de Barros, na sede federativa, na cidade do Porto, e dirigida pelo Presidente da AG federativa, Rolando de Sousa.Estiveram também presentes os directores da FPV António Sá, Fernando Rosas e Henrique Gomes, bem como o Director Técnico Nacional, Daniel Lacerda.
O Orçamento e Plano de Actividades da FPV foi aprovado por unanimidade pelas Associações de Voleibol de Porto, Lisboa, Viana do Castelo, São Miguel, Ilha Terceira, Braga, Ilha do Faial, Ilha de Santa Maria, Ilha do Pico, Associação Nacional de Treinadores de Voleibol e Associação Portuguesa de Árbitros de Voleibol.
Para além dos campeonatos e eventos de âmbito nacional, o ano de 2009 terá como pontos altos a nível de Selecções Nacionais as participações na:
– Fase de Qualificação para o Campeonato do Mundo de 2010 (seniores femininos) – em Janeiro
– Fase de Qualificação para os Campeonatos da Europa de 2009 (cadetes masculinos e femininos) – em Janeiro
– Fase de Qualificação para o Campeonato do Mundo de 2009 (juniores masculinos e femininos) – em Maio
– Fase de Qualificação para o Campeonato do Mundo de 2010 (seniores masculinos) – em Maio e Agosto
– Liga Europeia (em masculinos e em femininos) – de Maio a Julho
– Taça Ibero-Americana – em Agosto
– Estágios permanentes das selecções mais jovens (cadetes masculinos e femininos) – de Setembro de 2008 a Agosto de 2009.

Torneio de Natal de minis B

Estão já encontradas as equipas, de femininos e de masculinos, que vão disputar a Final do Torneio de Natal de Minis B, no próximo domingo, em Paços de Ferreira. É de salientar que o Torneio de Natal desta época foi o maior de sempre, tendo sido disputado por 34 equipas de femininos e 22 equipas de masculinos, pelo que o caminho para a Final foi ainda mais difícil. Foram realizados 208 jogos no total das duas voltas.
O clube responsável pela organização desta final será o Juventude Pacense.
As equipas apuradas são as seguintes:
Femininos - Castelo da Maia GC; AAS Mamede; SC Arcozelo; SC Espinho; Colégio de Lamego; Colégio Universal; Leixões SC e CD Póvoa
Masculinos - AAS Mamede; Ala Nun'Álvares de Gondomar; SC Espinho; Esmoriz GC; Juventude Pacense e GC Santo Tirso

Jogo na SportTv

O jogo entre as equipas do SL Benfica e SC Espinho, relativo à primeira fase do Campeonato Nacional de Seniores Masculinos / Divisão A1, será disputado no dia 20 de Dezembro (sábado), às 17h30, no Pavilhão nº2 da Luz e terá honras de transmissão televisiva no canal desportivo Sport TV.

Resultados A1 masculina (13 e 14/12)

Este fim-de-semana, realizaram-se 5 jogos do A1 masculino. No sábado, o destaque vai para o SL Benfica, que continua a amealhar excelentes resultados, tendo desta feita vencido o europeu AJF Bastardo, por claros 3.1. Outra equipa que parece ter recuperado a senda de vitórias é a AA Espinho, depois de vários desaires consecutivos, a AA Espinho já leva 3 vitórias em 4 jogos. Pelo contrário, o AD Machico continua sem ganhar, tendo perdido, desta vez, no terreno do Leixões SC, por 1.3. Vejam aqui os resultados, e não se esqueçam de ver a classificação actual do camp. nacional (aqui ao lado):
Resultados de 13/12:
SL Benfica 3.1 AJF Bastardo (23-25, 25-23, 25-14, 25-23)
AA Espinho 3.0 Clube K (25-12, 27-25, 25-19)
Leixões SC 3.1 AD Machico (25-16, 25-18, 28-30, 25-23)
Esmoriz GC 3.1 CS Marítimo (25-23, 21-25, 25-20, 27-25)
Resultados de 14/12:
Esmoriz GC 0.3 Vitória SC (21-25, 18-25, 20-25)
Próximos jogos (20/12 - sábado):
AJF Bastardo vs Clube K (15h)
AA Espinho vs GC Vilacondense (16h)
Esmoriz GC vs CMGC (17h)
SL Benfica vs SC Espinho (17h30 - SportTv2)
CS Marítimo vs AD Machico (18h30)
Vitória SC vs Leixões SC (17h30)
Outros jogos:
Leixões SC vs CMGC (23/12 - 20h30 - SportTv1)
SC Espinho vs AA Espinho (27/12 - 17h)
GC Vilacondense vs SL Benffca (27/12 - 16h)

sábado, 13 de dezembro de 2008

Taça de Portugal - 1ªeliminatória

O SC Espinho, detentor do troféu, qualificou-se hoje para a segunda eliminatória da Taça de Portugal em voleibol, ao vencer no reduto do Csatelo da Maia GC por 3-1, no encontro de encerramento da primeira ronda. O conjunto da casa começou da melhor forma, vencendo o primeiro "set" por 26-24 (27 minutos), mas os comandados de Francisco Fidalgo reagiram e venceram os três seguintes, por 25-22 (25), 25-17 (22) e 25-22 (24). Aqui ficam os resultados completos da primeira eliminatória da Taça de Portugal:
Jogo de sábado (13/12):
CMGC 1.3 SC Espinho (26-24, 22-25, 17-25, 22-25)
Jogos de segunda (8/12):
UTAD 0.3 AA Espinho (17-25; 17-25; 15-25)
Esmoriz GC 3.0 CV Espinho (25-11; 25-15; 25-14)
Famalicense 3.1 GC Stº. Tirso (25-23; 19-25; 25-16; 25-22)
AA S. Mamede 3.1 GDC Gueifães (21-25; 27-25; 25-22; 25-19)
Vitória SC 3.0 CV Lisboa (25-13; 25-15; 25-23)
CF Aliança 3.0 AEI Sup. Técnico (25-16; 25-20; 25-16)
CV Oeiras 0.3 SL Benfica (23-25; 22-25; 10-25)
CD Póvoa 1.3 Leixões SC (28-26; 19-25; 21-25; 11-25)
Jogos de domingo (7/12):
Nacional Ginástica 0.3 Vilacondense (19-25; 12-25; 16-25)
Ala Nun´Álvares 1.3 CD Fiães (20-25; 21-25; 25-23; 23-25)
AA Coimbra 0.3 SC Caldas (22-25; 30-32; 19-25)

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Entrevista a Mario Motta

O italiano Mario Motta, conceituado técnico de voleibol, foi entrevistado pelo site http://www.miguelmaia.com/. Motta esteve presente nos Jogos Olímpicos de Pequim onde, como adjunto, levou a selecção nacional italiana ao 4.º lugar. Orientou também Miguel Maia aquando da passagem do atleta espinhense por Itália. Para além de Maia, também Jacques Yoko e Roberto Reis, atletas do SC Espinho, foram orientados por Mário Motta no Crema de Itália.
1- Depois da participação em Pequim, que faz agora o Mário Motta?
Depois de ter estado muito empenhado com a selecção nacional Italiana durante todo o verão até ás Olimpíadas, agora tento passar o máximo de tempo junto da família. Não estou ligado a nenhuma equipa e deixei esta experiência com a selecção. Por agora, retornei à escola, onde sou professor efectivo.
2- E como foi essa experiência com a selecção italiana em Pequim?
A experiência na Olimpíada para quem vive do desporto é sempre maravilhosa. Ter ficado em 4º lugar, deixa uma grande amargura (não é Miguel?), sobretudo porque não conseguimos jogar com a nossa melhor equipa no jogo decisivo. Não nos podemos esquecer que na semi-final, ninguém viu em campo jogadores como Fei, Corsano e Mastrangelo. Não me lembro de ter estado num torneio tão bem nivelado como foi o desta Olimpíada de Pequim.

3- Como decorre a renovação da selecção italiana e que novos valores vão despontar?
O próximo ano será um ano de transição porque muitos titulares vão estar em repouso durante a World League recomeçando depois no Campeonato Europeu. O objectivo mais importante da selecção será o Mundial 2010 que terá lugar em Itália. Nesta renovação terão espaço seguramente dois jovens que já são titulares na A1, no Macerata e Verona, e que são o Matteo Martino (nascido em 87) e Simone Parodi (86).
4- Como está o nível do campeonato em Itália?
O nível do campeonato é sempre muito elevado em Itália, apesar de agora os campeonatos russo e polaco também estejam bons, devido à disponibilidade económica muito elevada, que lhes permitiu contratar muitos atletas campeões Americanos e Brasileiros. O nosso campeonato baixou ligeiramente, mas está muito bom na mesma.

5- Que recordações guarda da passagem de Miguel Maia no Crema, no ano em era o técnico desta equipa?
O que me ficou aqui dentro foi o carisma, a honestidade, e o respeito. Num ano que acabou muito bem, não deixaram de haver momentos de dificuldade e aqui o Miguel demonstrou qualidades extraordinárias como homem e como jogador.
6- O ano em que orientou Miguel Maia ficou na história por ter sido a primeira vez que o clube atingiu o Play-off. Como foram vividos esses momentos?
Juntos passamos um ano rico de emoções e de grande dificuldade inicial. Tivemos a ausência do oposto iraniano Mahmoudi e a lesão no ombro do outro estrangeiro, o porto riquenho João Acosta, que o impossibilitou de jogar até ao fim da época. Com estes problemas, a permanência nesta primeira volta era o objectivo prioritário. Depois tivemos na segunda volta uma esplêndida sequência de 8 vitórias seguidas que nos permitiu, pela primeira vez na história do clube, chegar a um Playoff.
7- Que planos tem para o futuro?
Espero que o Miguel me chame para treinar a selecção Portuguesa ou um clube do campeonato português. Tenho vontade de voltar a treinar uma equipa como treinador principal, para colocar em campo toda a experiência que adquiri com estes 4 anos na selecção nacional italiana. Por agora um pouco de pausa enquanto aguardo pelas propostas que me chegam.

VoleiTube

Aqui publico um vídeo de uma "maldade" do Pedro Azenha, no jogo Vitória SC vs SL Benfica, do ano passado, quando ele puxa a rede!!!! Relembre-se que o jogo era das meias-finais!!!!

Competições europeias

O Vitória SC, ao superar em casa a equipa belga do Noliko Maaseik por 3.0 (25-23, 28-26 e 25-19), em jogo da terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões, deu um grande passo rumo ao apuramento para a próxima fase da competição. A formação minhota, que realizou uma grande exibição, ascendeu ao segundo lugar do agrupamento, com cinco pontos, um a menos que o líder Dínamo Moscovo, formação que ganhou todos os jogos até agora. Os dois primeiros de cada grupo seguem na prova.
O próximo encontro do Vitória SC na prova será justamente no pavilhão do Noliko Maaseik (17/12) e, mesmo um revés por 3.1 neste encontro, aliado à vitória na Rep. Checa, poderá ser suficiente para a obtenção de uma vaga na próxima fase da Liga dos Campeões.

Competições europeias

Ontem, três equipas portuguesas participaram em jogos europeus. Na GM Challenge Cup masculina, o AJF Bastardo saiu derrotado, na Polónia, frente ao Wegiel, por 3.2. Foi um excelente jogo de voleibol, com duas das mais fortes equipas de cada país, onde a vitória podia ter sido de qualquer equipa. O jogo foi visto por 1200 pessoas.
Na mesma competição, mas do lado feminino, o CS Madeira voltou a perder em casa por 2.3, como tinha perdido no último jogo na Taça CEV. Desta vez, o vencedor foi a Universidad de Burgos, de Espanha, pelos parciais de 25-19, 24-26, 25-19, 19-25 e 12-15.
Azar não teve o CD Ribeirense, que foi vencer por 3.2, à Suíça, no reduto do Kanti. Este jogo foi referente aos oitavos-de-final da Taça CEV, e os parciais foram os seguintes: 25-22, 18-25, 12-25, 26-24 e 15-13.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Reacção de Rogério de Paula à derrota frente ao SC Espinho

O Vitória de Guimarães saiu derrotado no confronto com o Sp. Espinho, perdendo assim a invencibilidade do campeonato. A derrota foi contundente e o técnico vimaranense, Rogério de Paula, reagiu no seu blog pessoal à partida de ontem, e onde já anunciou que a sua equipa já está concentrada para o confronto da Liga dos Campeões, na próxima quinta-feira, frente aos belgas do Noliko Maaseik, onde alinham os portugueses Nuno Pinheiro e André Lopes.

“Antes dos comentários não posso deixar de agradecer ao nosso público pelo apoio, incondicional, para este jogo. Tudo tem o seu tempo.

Estivemos muito longe daquilo que desejávamos e esperávamos para um jogo contra o Sp. Espinho. Com certeza que este é um momento de reflexão e aprendizagem que saberemos utilizar muito bem. Ainda há muito campeonato pela frente e muito para ser trabalhado nas conquistas dos nossos objectivos. O trabalho continua no seguimento da preparação para o jogo da Liga dos Campeões Europeus contra o Noliko Maaseik (Bélgica), no próximo dia 11/12 às 20.30hs no Pavilhão do Vitória em Guimarães."

Taça de Portugal (1ªeliminatória)

Neste fim-de-semana prolongado, também se realizaram os jogos da I eliminatória da Taça de Portugal, que decorreu sem nenhuma surpresa. Depois de GC Vilacondense, Ala Nun´Álvares e SC Caldas se terem apurado no domingo, ontem foi a vez se apurarem mais oito equipas. As formações do primeiro escalão continuam em prova, as quais se acrescentam quatro equipas da A2 (AA S. Mamede, CF Aliança, CD Fiães e SC Caldas) e ainda uma equipa da II divisão (Famalicense), que corresponde ao terceiro escalão.

As equipas vencedoras passam à segunda eliminatória que se disputa a 18 de Janeiro de 2009.


Jogos de segunda:
UTAD 0.3 AA Espinho (17-25; 17-25; 15-25)
Esmoriz 3.0 CV Espinho (25-11; 25-15; 25-14)
Famalicense 3.1 GC Stº. Tirso (25-23; 19-25; 25-16; 25-22)
AA S. Mamede 3.1 GDC Gueifães (21-25; 27-25; 25-22; 25-19)
Vitória SC 3.0 CV Lisboa (25-13; 25-15; 25-23)
CF Aliança 3.0 AEI Sup. Técnico (25-16; 25-20; 25-16)
CV Oeiras 0.3 SL Benfica (23-25; 22-25; 10-25)
CD Póvoa 1.3 Leixões SC (28-26; 19-25; 21-25; 11-25)

Jogos de domingo:
Nacional Ginástica 0.3 Vilacondense (19-25; 12-25; 16-25)
Ala Nun´Álvares 1.3 CD Fiães (20-25; 21-25; 25-23; 23-25)
AA Coimbra 0.3 SC Caldas (22-25; 30-32; 19-25)

Jogo no dia 13/12:
CMGC vs SC Espinho (17h)

Resumo da jornada (6 e 7/12)

O SC Espinho protagonizou uma categórica demonstração de força, ao vencer na deslocação a Guimarães por 3.0, com parciais de 25-20, 25-21 e 25-17.
O encontro entre as equipas que partilhavam a liderança do Nacional e que ainda não contabilizavam qualquer triunfo acabou, assim, por defraudar um pouco as expectativas, tal a superioridade demonstrada pelo conjunto liderado por Francisco Fidalgo. Os tigres somam, agora, 11 vitórias em outros tantos jogos, enquanto os campeões nacionais têm 10 sucessos e um desaire.
No resto dos jogos, as vitórias foram as que se esperavam, sendo de lembrar que a AA Espinho levou o AJF Bastardo a um 5ºset!!!

Resultados (6 e 7/12):
Vitória SC 0.3 SC Espinho (20-25, 21-25, 17-25)
SL Benfica 3.0 Clube K (25-10, 25-15, 25-16)
Leixões SC 3.1 CS Marítimo (25-20, 31-29, 19-25, 25-19)
GC Vilacondense 0.3 Castelo da Maia GC (21-25, 17-25, 23-25)
AA Espinho 2.3 AJ Fonte Bastardo (23-25, 25-18, 27-29, 25-19, 13-15)
Esmoriz GC 3.0 AD Machico (25-13, 26-24, 25-14)

Próxima jornada (13/12):
AA Espinho vs Clube K (15h)
Esmoriz GC vs CS Marítimo (17h)
SL Benfica vs AJF Bastardo (17h30)
Leixões SC vs AD Machico (17h30)
Esmoriz GC vs Vitória SC (14/12 - 17h)

Esmoriz GC vs Vitória SC em directo na SportTv

O jogo entre as equipas do Esmoriz GC e do Vitória SC, referente ao campeonaro nacional de voleibol, será transmitido na SportTv 2, no dia 14 de Dezembro, pelas 17 horas. O jogo disputar-se-á no domingo, no pavilhão do Esmoriz GC. Lembre-se que este é o jogo do regresso ao campeonato do Vitória SC, depois da surpeendente derrota, em casa, frente ao seu rival SC Espinho, por 0.3!

Portugueses no estrangeiro

Aí está mais uma semana europeia. O cabeça-de-cartaz é o Vitória Sport Clube, a primeira equipa portuguesa de seniores masculinos a disputar a Liga dos Campeões.

Quinta-feira, pelas 20h30, o pavilhão do Vitória SC será pequeno para albergar o muito público que quererá ver o (re)encontro entre os vimaranenses e Nuno Pinheiro e André Lopes, internacionais portugueses ao serviço dos belgas do Noliko Maaseik.
Este jogo da 3.ª jornada da Poule B da Liga dos Campeões, bem como o da próxima ronda, igualmente com o Noliko, mas a disputar (dia 17) na Bélgica, são muito importantes para o clube do «Berço de Portugal», pois, em caso de vitória, o apuramento para os oitavos-de-final assumirá contornos bem mais nítidos.
Os dois primeiros classificados das poules apuram-se para os «oitavos», enquanto os terceiros classificados e os dois melhores quartos classificados «descem» à Taça CEV, sendo as restantes equipas afastadas da prova.

Na GM Capital Challenge Cup, a Associação de Jovens da Fonte do Bastardo vai defrontar, amanhã, na Polónia, o Jastrzebski Wegiel SA nos 16 avos-de-final.
O jogo da segunda mão está agendado para o dia 17 de Dezembro e, se conseguirem o apuramento, nos nos «oitavos», os açorianos medirão forças com o vencedor da eliminatória entre os suíços do Lausanne UC e os ucranianos do Lokomotiv Kyiv.

Na Taça CEV (femininos), o Clube Desportivo Ribeirense visita amanhã, em jogo da primeira mão dos oitavos-de-final, as suíças do Kanti Schauffhausen. O segundo jogo está agendado para o dia 16 de Dezembro e, se vencerem, as açorianas vão defrontar nos quartos-de-final o vencedor da eliminatória Rote Raben Vilsbiburg (Alemanha)-Jinestra Odessa (Ucrânia).

Por seu turno, o Club Sports Madeira vai defrontar as espanholas do Universidad Burgos nos «16-avos» da Challenge Cup, seniores femininos. Após terem sido eliminadas na Taça CEV, as madeirenses têm agora nova oportunidade de singrar nas competições europeias. Os jogos estão agendados para os dias 10 (amanhã, no Funchal) e 17 de Dezembro (Espanha).
Os 16 avos-de-final da Challenge Cup são disputados pelas 16 equipas que se apuraram na 2.ª ronda da competição e ainda pelas 16 equipas que foram eliminadas nos «16 avos» da Taça CEV.
Se superarem as espanholas, as madeirenses encontrarão, nos «oitavos», o vencedor da eliminatória Sparkasse Klagenfurt (Áustria)-AO Markopoulo (Grécia).

Fonte: FPVoleibol

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Finalmente, chegou um dos reforços...

Numa altura em que o Benfica melhora a olhos vistos as suas prestações na Divisão A1 de voleibol, a formação encarnada foi hoje reforçada com a aquisição do central cubano Walfrido Fuentes.
O atleta chegou hoje a Lisboa, é um ex-internacional cubano de 26 anos, e cumprirá na Luz a sua segunda aventura no estrangeiro, depois de ter representado a formação colombiana do Itaguí. Ainda assim, questões processuais impedem que o atleta já seja opção para o próximo jogo do Benfica, frente ao Clube K.
Recorde-se que Walfrido Fuentes já estava referenciado por José Jardim desde a pré-temporada, mas problemas burocráticos impediram a sua contratação antes do início época.

"Diário Insular" no voleibol



Aqui estão as apreciações do "Diário Insular" aos jogos AJFBastardo vs Leixões SC e AJFB vs Esmoriz GC.

Vitória SC vs N. Maaseik em directo na TV

O jogo, entre os portugueses do Vitória e os belgas do Noliko Maaseik, irá ser transmitido em directo na quinta-feira, 11 de Dezembro, no canal SportTv 1 (canal 20 da grelha ZON TvCabo). O encontro é referente à fase de grupos da Indesit Champions League. O jogo disputar-se-á às 20h30.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Vagner Aragão novo treinador do CS Marítimo

Vagner Aragão é o novo treinador de voleibol do Marítimo, depois da demissão de Jorge Caldeira, face ao maus resultados conquistados pela equipa insular. Aragão já pertencia à equipa técnica, mas como adjunto. Quanto a Caldeira, continuará no clube, mas como coordenador da formação.

Depois de Maia/Brenha, segue-se Maia/Rosas

A conferência de imprensa realizada esta manhã na sede da Federação Portuguesa de Voleibol deu a conhecer a dissolução da dupla constituída por Miguel Maia e João Brenha e que tanto sucesso deu a Portugal a nível Internacional.
Depois de 13 anos, em que disputaram juntos 503 jogos internacionais, entre os quais os de 3 Jogos Olímpicos e a participação em 134 etapas do circuito mundial de voleibol de praia (record mundial), Miguel Maia e João Brenha anunciaram os novos projectos da sua carreira que, e em colaboração com a Federação Portuguesa de Voleibol, passam por constituírem dupla com atletas mais jovens, ajudando a que a modalidade continue a ter uma presença digna nos palcos internacionais.
Enquanto Miguel Maia definiu já o jovem, mas já experiente, Pedro Rosas como seu parceiro para a carreira internacional, João Brenha estuda ainda várias possibilidades. Certo é, no entanto, a continuidade da dupla Maia/Brenha nos jogos do Circuito Nacional e nos Jogos da Lusofonia quem em 2009 terão lugar em Lisboa.
Os atletas do SC Espinho anunciaram também o projecto de criação de uma escola de voleibol que terá o nome dos dois. O projecto arranca já em 2009 com a aposta na vertente de Praia.Presentes na conferência de imprensa, para além de Miguel Maia e João Brenha, estiveram Pedro Rosas, o futuro parceiro de Miguel Maia, Vicente Araújo, Presidente da Federação Portuguesa de Voleibol e José Mota, presidente da Câmara Municipal de Espinho que se associou a este significativo momento da carreira dos dois atletas espinhenses.
Também marcaram presença amigos dos atletas assim como elementos da direcção do Sporting Clube de Espinho.

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Portugueses no estrangeiro

O VFB Friedrichshafen, de João José, vai defrontar o TSV Giesen/Hildesheim nos quartos-de-final da Taça da Alemanha, após ter vencido, no fim-de-semana, o VC Leipzig, por 3-0 (25/19, 25/16 e 25/17), em jogo dos oitavos-de-final.João José só foi utilizado no primeiro set, tendo contabilizado 2 pontos, conseguidos através dos dois únicos ataques que efectuou... Stelian Moculescu, Treinador Principal da equipa capitaneada pelo central português, fez já saber que a conquista da Taça da Alemanha é uma das prioridades para a época de 2008/2009. O VFB Friedrichshafen, que desde 2001 tem vencido todas as edições (8) da prova-rainha do Voleibol germânico, é actualmente tetracampeão nacional e titular da taça, registando no seu historial 9 títulos de campeão alemão e 10 Taças da Alemanha.João José, que se transferiu do Castelo da Maia Ginásio Clube para o VFB Friedrichshafen na época de 2004/2005, conta já com quatro triunfos na Liga e quatro taças.
Por seu turno, o Eimsbutteler TV, de Jorge Picas, perdeu (2-3: 19/25, 25/23, 31/33, 25/22 e 12/15), em casa, com o SV Warnemunde, na 10.ª jornada, e ocupa a 11.ª posição na tabela classificativa da Zona Norte da 2. Bundesliga, tendo ainda um jogo por disputar.
Em Itália, Valdir Sequeira voltou a estar em evidência no Stamplast Prisma Martina Franca ao contabilizar 18 pontos – segundo melhor pontuador da sua equipa e do jogo – frente ao Trenkwalder Modena, mas ainda assim não conseguiu deixar o 10.º lugar na Liga A1. A equipa italiana venceu por 3.1.
Em França, o Stade Poitevin Volleyball (Poitiers), de Carlos Teixeira, desceu ao 3.º lugar da classificação geral do Campeonato Pro A, após ter perdido, pela margem mínima (28/26, 25/20, 18/25, 23/25 e 19/21), no recinto do SAEMS Tourcoing Volley-Ball Lille Métropole. O outro clube do principal campeonato gaulês que alberga um jogador português, o Beauvais Oise Université Club, de Éden Sequeira (4 pontos), ainda procurou fazer frente ao segundo classificado, o Paris Volley, mas acabou por ser batido em casa pela diferença máxima (22/25, 23/25 e 18/25) e continua a ocupar o 9.º lugar na tabela classificativa. No Campeonato Pro B, o GFCO Ajaccio Volleyball, de Carlos Silveira e do luso-brasileiro Frederico Siqueira, regressou ao 2.º lugar da classificação geral, depois de vencer, por 3-0 (25/20, 25/18 e 25/20), o Aix Université Club Volley.Carlos Silveira e Frederico Siqueira registaram 5 e 7 pontos, respectivamente.
O Noliko Maaseik, de Nuno Pinheiro e André Lopes, após ter-se apurado para as meias-finais da Taça da Bélgica – vai defrontar o sensacional Axis Shanks Guibertin, segundo classificado, com o mesmo número de pontos do líder, no Campeonato Nacional... B –, prepara os próximos compromissos na Liga dos Campeões. A equipa do distribuidor e do zona 4 portugueses encontra o «conquistador» Vitória Sport Clube, nos dias 11 (Guimarães) e 17 de Dezembro (Bélgica).No dia 6 de Dezembro, o Noliko joga com o VC Argex Duvel Puurs, 6.º classificado na Liga, o que poderá constituir um bom teste para as competições europeias.
Na Superliga Espanhola, o FC Barcelona, de Ubirajara Pereira (14 pontos), venceu, em Vigo, o Valery Karpin pela margem mínima (26/24, 25/22, 23/25, 22/25 e 15/12), mas não conseguiu largar o 10.º lugar da classificação geral.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Resultados A1 masculina (1/12)

O Sp. Espinho venceu hoje no recinto do Castêlo da Maia por 3-1, continuando assim na liderança da Divisão A1, ao lado do V. Guimarães, ambos só com vitórias. Os tigres venceram com os parciais de 25-19, 25-21e 25-21, enquanto os vimaranenses, campeões nacionais, bateram fora o Vilacondense por 3-1 (25-15, 25-20, 21-25 e 25-20).
Destaca-se também a AA Espinho, o AJF Bastardo e o SL Benfica, que terminaram este jornada dupla com duas vitórias.
Resultados (10ªjornada - 30/11):
GC Vilacondense 1.3 Vitória SC (15-25, 20-25, 25-21, 20-25)
CMGC 0.3 SC Espinho (19-25, 21-25, 21-25)
CS Marítimo 0.3 SL Benfica (18-25, 18-25, 20-25)
AD Machico 2.3 AA Espinho (29-27, 20-25, 25-21, 21-25, 12-15)
AJF Bastardo 3.2 Esmoriz GC (25-20, 19-25, 25-16, 28-30, 15-12)
Clube K 0.3 Leixões (17-25, 15-25, 22-25)
Próxima jornada (11.ª jornada - 6/12)
GC Vilacondense vs CMGC (16h)
AA Espinho vs AJF Bastardo (16h)
SL Benfica vs Clube K (16h)
Esmoriz GC vs AD Machico (17h)
Leixões SC vs CS Marítimo (17h30)
Vitória SC vs SC Espinho (7/12 - 16h05 - SportTv)

domingo, 30 de novembro de 2008

Resultados A1 masculina (29/11)

Ontem, realizou-se uma das duas jornadas disputadas este fim-de-semana. Destaca-se a vitória do SC Espinho (ante o GC Vilacondense) e do Vitória SC (ante o CMGC). Desta maneira, o CMGC têm-se vindo a distanciar dos primeiros, sendo que o seu próximo jogo irá ser contra o SC Espinho, hoje. Enquanto a luta do título fica cada vez mais entre o Vitória SC e o SC Espinho, a luta da descida fica mais renhida depois da 1ªvítória da AA Espinho, logo contra o CS Marítimo, seu rival. A outra surpresa foi nos Açores, onde o excelente Esmoriz GC saiu derrotado no jogo contra o Clube K, logo por 3.0.

Resultados (29/11):
CS Marítimo 0.3 AA Espinho (28-30, 20-25, 17-25)
AD Machico 0.3 SL Benfica (16-25, 17-25, 16-25)
AJF Bastardo 3.0 Leixões SC (25-18, 25-23, 25-23)
Clube K 3.0 Esmoriz GC (25-20, 25-20, 25-17)
Vitória SC 3.0 CMGC (25-19, 25-23, 25-19)
SC Espinho 3.0 GC Vilacondense (25-17, 25-18, 25-22)

Próximos jogos (30/11):
CMGC vs SC Espinho (SportTv, 16h05)
GC Vilacondense vs Vitória SC (16h)
AJF Bastardo vs Esmoriz GC (16h - hora local)
Clube K vs Leixões SC (17h - hora local)
CS Marítimo vs SL Benfica (17h)
AD Machico vs AA Espinho (17h)

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

AJF Bastardo vs Machico e vs CS Marítimo vistos pelo Diário Insular

Voltamos aqui a mostrar as impressões do "Diário Insular" sobre os jogos do AJ Fonte Bastardo. Desta vez, contra o CS Marítimo e AD Machico.

Juan Diaz na selecção nacional masculina!

Foi o jornal "Record" que anunciou na sua edição online
Juan Diaz já acertou com a Federação Portuguesa de Voleibol o seu regresso ao comando técnico da selecção principal masculina. O cubano será apresentado em Dezembro e com a missão de recuperar da má imagem do nosso combinado no reinado do brasileiro Jorge Schimdt.
Juan Diaz foi, recorde-se, considerado um dos 10 melhores treinadores do século XX e conseguiu para Portugal os maiores feitos de sempre, como as presenças nos Campeonatos do Mundo e Europa, sempre como resultados assinaláveis.
A confirmar-se, falta saber-se se Juan Diaz larga a selecção feminina e a de cadetes masculinos ou se acumula com a responsabilidade maior.

Torneio de Natal em Espanha

As Selecções Nacionais de Cadetes, em masculinos e femininos, vão participar no "Torneo Internacional de Navidad 2008", a disputar no Polideportivo San José, em Guadalajara (Espanha), de 26 a 30 de Dezembro.
A Selecção Nacional de Cadetes Masculinos, orientada por Juan Diaz, vai defrontar as selecções da Bulgária, da Letónia e da Espanha, o que constituirá um excelente teste de preparação para a participação na Poule E de Qualificação para o Campeonato da Europa de 2009, a disputar em Bardejov (Eslováquia), entre os dias 7 e 11 de Janeiro de 2009.
Em Bardejov, os portugueses terão de defrontar as selecções da Sérvia, da Itália, da República Checa, da Eslováquia e da Croácia, apurando-se os dois primeiros classificados para o Campeonato da Europa.
Na edição de 2007 do «Navidad», prestigiado torneio para selecções jovens, a Selecção Nacional de Juniores Masculinos esteve perto de conseguir a vitória na competição, mas acabou por perder na «negra» – 2-3: 25/20, 16/25, 18/25, 25/21 e 12/15) – com a Grécia.
Por seu turno, a Selecção Nacional de Cadetes Femininos, orientada por Fernando Luís, vai defrontar no Christmas Internacional Tournament as selecções da Suíça, da Letónia e da Espanha.Também aqui a competição espanhola constituirá um excelente momento para aquilatar da força das jogadoras, dias antes da participação na Fase de Qualificação para o Campeonato da Europa da categoria.
A Selecção Portuguesa está integrada na Poule E de Qualificação para o Europeu, a disputar na cidade turca de Alanya, de 7 a 11 de Janeiro de 2009. As portuguesas terão de defrontar as fortes selecções da Turquia e da França, respectivamente 6.ª e 8.ª classificadas na última edição do Europeu e, como tal, favoritas à vitória no grupo, bem como da Eslováquia e da Croácia.
Fonte: FPVoleibol

Vitória SC vs SC Espinho em directo na SportTv

O jogo entre as equipas do Vitória Sport Clube e do Sporting Clube de Espinho, relativo à primeira fase do Campeonato Nacional de Seniores Masculinos / Divisão A1, será disputado no dia 7 de Dezembro (domingo), às 16h05 no Pavilhão do Vitória SC e terá honras de transmissão televisiva no canal Sport TV.
Fonte: FPVoleibol

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

V Torneio Internacional "Gaia Voleibol"

A Selecção Nacional de Cadetes Masculinos, orientada por Juan Diaz, vai defrontar as selecções de Marrocos, Espanha e Dinamarca no V Torneio Internacional "Gaia Voleibol", a disputar, de 19 a 21 de Dezembro de 2008, no Pavilhão Municipal Atlântico da Madalena, em Vila Nova de Gaia.
Na edição anterior da competição, Portugal participou com uma Selecção Nacional de Juniores Masculinos e logrou subir ao segundo degrau mais alto do pódio, após ter perdido (2-3) a Final com a Espanha. Suíça e Marrocos classificaram-se nos 3.º e 4.º lugares, respectivamente.
O V Torneio Internacional «Gaia Voleibol» servirá de preparação para a participação na Poule E de Qualificação para o Campeonato da Europa de 2009, a disputar em Bardejov (Eslováquia), entre os dias 7 e 11 de Janeiro de 2009.
Os portugueses terão de defrontar as fortes selecções da Sérvia e da Itália, respectivamente 7.ª e 8.ª classificadas na última edição do Europeu e, como tal, favoritas no grupo, bem como da República Checa, da Eslováquia e da Croácia.
Os dois primeiros classificados de cada uma das cinco poules apuram-se para a Fase Final, que será disputada por 12 selecções: a do país organizador (1), a do campeão europeu em título (1) e as dos 1.º e 2.º classificados das cinco poules da 2.ª ronda.
Fonte: FPVoleibol

Portugueses no estrangeiro

Em Itália, Valdir Sequeira esteve em evidência ao contabilizar 20 pontos – segundo melhor pontuador do jogo – frente ao Antonveneta Padova, mas não conseguiu evitar a derrota do Stamplast Prisma Martina Franca, que passou a ocupar o 10.º lugar na Liga A1.
Em França, o Stade Poitevin Volleyball (Poitiers), de Carlos Teixeira (na foto), derrotou, por 3.1 (22-25, 25-18, 25-23 e 25-20), o Arago de Sète VB e continua a liderar, juntamente com o Tours Volley-Ball, o Campeonato Pro A. O Beauvais Oise Université Club, de Éden Sequeira, regressou às vitórias, tendo superado, pela margem máxima (25-22, 25-22 e 25-20), o Saint-Brieuc Côtes d’Armor VB e ocupa o 9.º lugar na tabela classificativa. O central luso, autor de 10 pontos, foi o segundo melhor pontuador da sua equipa. O GFCO Ajaccio Volleyball, de Carlos Silveira e do luso-brasileiro Frederico Siqueira, caiu para o 4.º lugar na classificação geral do Campeonato Pro B, após perder, pela diferença mínima (27-25, 15-25, 22-25, 32-30 e 13-15), no recinto do Amicale Laique de Canteleu-Maromme. Carlos Silveira e Frederico Siqueira registaram 7 e 5 pontos, respectivamente.
O Noliko Maaseik, de Nuno Pinheiro e André Lopes, continua a comandar a classificação da Liga da Bélgica, mas registou, este fim-de-semana, o primeiro grande revés da época, ao perder por 1.3 (25-16, 20-25, 22-25 e 23-25), em casa, com o VC Handelsgids Averbode, equipa que está agora a um mero ponto do líder.
Na Alemanha, o VFB Friedrichshafen, de João José, que adiou para quarta-feira (dia 26) a visita ao SG Eschenbacher Eltmann, continua a liderar isolado a 1. Bundesliga, apesar de ter menos um jogo do que os seus mais directos perseguidores. No dia 29, o VFB Friedrichshafen defronta o Leipzig em jogo dos oitavos-de-final da Taça da Alemanha. Por seu turno, o Eimsbutteler TV, de Jorge Picas, perdeu (25-22, 14-25, 25-23, 13-25 e 13-15) no recinto do FC Windeck, na 9.ª jornada, e ocupa a 10.ª posição na tabela classificativa da Zona Norte da 2. Bundesliga, tendo ainda um jogo por disputar.
Na Superliga Espanhola, o FC Barcelona, de Ubirajara Pereira (apenas 2 pontos), perdeu, pela margem máxima (18-25, 14-25 e 23-25), com o Multicaja Fábregas Sport e caiu para o 10.º lugar na classificação geral.
Fonte: FPVoleibol

domingo, 23 de novembro de 2008

Benfica reforça-se de brasileiro

Ainda sem poder contar com os prometidos atletas cubanos, ao técnico de voleibol do Benfica, José Jardim, foi oferecida uma prenda de Natal antecipada, ao poder contar com Ivan Valter, um atleta brasileiro que esteve ao serviço do Fonte Bastardo na ultima temporada. Trata-se de um jogador com características de atacante e que actua na Zona 4.
O novo reforço da formação encarnada já foi utilizado hoje frente ao Castelo da Maia, jogando o jogo todo. Em relação aos cubanos, já há quase a certeza que eles deverão chegar no início de Dezembro.

Entrevista a Franco Neto

O convidado desta semana da entrevista (do site www.miguelmaia.com) é Franco Neto, o mais velho de todos os atletas que disputam o circuito mundial de voleibol de praia. O experiente brasileiro festejou 42 anos no passado dia 11 de Novembro e tem no seu brilhante currículo a conquista de dois títulos mundiais. Foi também por diversas vezes campeão brasileiro e teve passagens de sucesso pelo circuito americano de voleibol de praia.
1- Já foi campeão Mundial, campeão brasileiro, ganhou o circuito Mundial, tem também participações olímpicas. Qual é o segredo para jogar ao mais alto nível?
Eu acho que o grande segredo disso tudo é o amor que tenho pelo desporto e pelo voleibol de praia em particular, aliado a uma grande determinação. Sem isso, não há talento no mundo que consiga permanecer ao mais alto nível por tanto tempo. Basta ver o histórico dos grandes atletas.
2- Fale-nos um pouco da dupla com o Roberto Lopes. Foi ele o grande parceiro da sua carreira?
Jogar ao lado do Roberto não significou apenas aquilo que conquistámos desportivamente como dupla. Foi uma fase importante da minha vida, tanto profissional quanto pessoal. No início foi tudo uma brincadeira mas com o tempo vimos a oportunidade de crescermos no desporto. O Roberto era simplesmente fantástico. Ele era o melhor jogador do mundo na época e eu um parceiro que tinha muita vontade de jogar. Aprendi muito com ele, pois na época eu era muito limitado tecnicamente derivado do facto de eu ter começado a jogar muito tarde, somente com 17 anos. Já o Roberto foi o contrário. Ele começou a jogar muito cedo e na altura sentia muita pressão por onde jogava tanto na praia como na vertente de pavilhão. Talvez tensa sido essa uma das razões pelas quais ele se saturou primeiro do que eu. Não fosse isso e acho que ele ainda estaria por aí dando trabalho à ‘molecada’. Foram 15 anos de muitas conquistas e histórias mas no final acho que ele tinha razão quando tomou iniciativa de falar comigo para nos separarmos. Tivemos que seguir caminhos diferentes. Confesso que para mim foi muito difícil pois tudo que tinha ganho era ao seu lado e eu tinha uma confiança enorme nele. Será para sempre o meu eterno parceiro e acho que jamais teremos uma dupla como essa pois o volei de praia tornou-se muito profissional.
3- Como foi a experiência no circuito americano?
Foi muito boa pois aconteceu depois dos Jogos de Atlanta onde não obtivemos um resultado satisfatório. Todo o mundo cobrava de nós e acabamos por recuperar a vontade de jogar lá no Circuito Americano. Fui muito bem recebido e a minha última temporada lá já foi sem o Roberto. Conquistei 2 títulos com outro parceiro sem ser ele. Quando me separei do Roberto em 2002 vi que teria que aprender com outros parceiros. Foi um desafio óptimo para mim e tem sido até hoje. Espero ainda poder participar num torneio nos Estados Unidos antes de terminar a carreira. No entanto, espero que ainda demore uns anos. (ri-se)
4- Quais as diferenças de condições e de treino que tem em Fortaleza comparado com as do Rio de Janeiro?
São duas escolas diferentes apesar de ser o mesmo país. Quando cheguei ao Rio, tive que me adaptar ao clima pois no Nordeste era calor todo o ano e o estilo de treino era diferente. Em Fortaleza, por termos uma estrutura mais dependente dos patrocínios, e consequentemente de material humano, no treino treinávamos mais em repetição enquanto que no Rio temos um treino mais intenso em volume. Acho que foi muito bom para mim a mudança oara o Rio.
5- Melhor e pior momento da sua carreira?
Felizmente, os melhores momentos foram muitos mas o ter participado numa Olimpíada foi genial., A conquista do primeiro título mundial em 1993 no Rio de Janeiro foi também muito emocionante. O momento mais difícil foi quando perdemos em Atlanta e regressamos a casa com essa frustração. Mas acabou por ser compensado com o aconchego da esposa e nosso filho.
6- Acompanhou o Miguel desde o início da sua carreira internacional no volei de praia. Que análise faz da carreira da dupla mais antiga do mundo?
Não só acompanhei como nos tornamos grandes amigos. Essa dupla tem uma história impressionante pois conseguiram chegar a duas semifinais de uns Jogos Olímpicos apesar de nunca terem tido nenhum título mundial. O que me chamava mais atenção é a forma como jogam. Dão a sensação de que não querem jogar e acabam por ‘enganar’ os adversários. Sempre entrei contra eles com os níveis de concentração altos pois se não jogasse bem de certeza que perdia.
7- Diferenças do volei de praia dos anos 90 para o de agora?
O volei daquela época era mais romântico. Existia amizade entre os jogadores e o ambiente não estava tão profissional como agora. Ao nível do jogo, este não era tanto na base da força como agora. Naquela época era mais na base da arte, da técnica. Jogávamos mais do que treinávamos. Hoje os atletas treinam muito e jogam pouco. Optam por filmar os seus adversários e usam estratégias para cada dupla.

CMGC vs SC Espinho em directo na SportTv

O jogo entre as equipas do Castelo da Maia Ginásio Clube e do Sporting Clube de Espinho, relativo à primeira fase do Campeonato Nacional de Seniores Masculinos, será disputado no dia 30 de Novembro (Domingo), às 16h05 no Pavilhão do Castelo da Maia GC e terá honras de transmissão televisiva no canal Sport TV.
Fonte: FPVoleibol

Resultados A1 masculina (22 e 23/11)

Depois da vitória suada de sexta do Clube K sobre o AD Machico (em jogo em atraso), Sábado realizaram-se mais cinco jogos, desta vez referentes à 8ªjornada do campeonato. SC Espinho e Vitória SC continuaram a sua senda de vitórias, vencendo, respectivamente, Esmoriz GC (3.0) e AA Espinho (3.0). Nos outros jogos, saíram vencedores o Leixões (num excelente jogo, resolvido no 5ºset, frente ao GC Vilacondense!), o AJF Bastardo e o CS Marítimo.
Já hoje (Domingo), completou-se a jornada, com a vítória do SL Benfica ante o Castelo da Maia (3.0), interrompendo assim as 7 vitórias consecutivas da equipa maiata. Também hoje, em jogo em atraso da 5ªjornada, o AJF Bastardo venceu o CS Marítimo, por claros 3.0.
Resultados (jogos em atraso da 5ªjornada):
Clube K 3.2 AD Machico (20-25, 16-25, 25-19, 25-14, 15-12)
AJF Bastardo 3.0 CS Marítimo (25-21, 25-17, 25-22)
Resultados (8ªjornada):
AA Espinho 0.3 Vitória SC (21-25, 22-25, 18-25)
Esmoriz GC 0.3 SC Espinho (17-25, 20-25, 27-29)
Leixões SC 3.2 GC Vilacondense (32-30, 22-25, 23-25, 25-17, 15-9)
AJF Bastardo 3.2 AD Machico (17-25, 25-15, 25-18, 17-25, 15-8)
Clube K 1.3 CS Marítimo (23-25, 22-25, 25-21, 20-25)
SL Benfica 3.0 CMGC (25-15, 25-22, 25-15)

sábado, 22 de novembro de 2008

Resultados A1 masculina (jogo em atraso da 5ªjornada)

Ontem, o Clube K recebeu e venceu o AD Machico por 3.2. O jogo estava em atraso desde a 5ªjornada. Foi um jogo muito equilibrado, entre duas equipas que deverão lutar por não descer, juntamente com a AA Espinho e o CS Marítimo. O Clube K fica assim em vantagem, em relação aos seus rivais na descida de divisão (já tem 2 vitórias).

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Gala Anual do Voleibol (FPV)

No começo de um novo ciclo, a Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) decidiu realizar a Gala Anual do Voleibol no dia em que comemora o aniversário da sua fundação, a 7 de Abril, data que se manterá nas próximas edições desta iniciativa que recompensa aqueles que mais se distinguiram ao serviço da modalidade, ao longo de toda uma carreira ou na época desportiva em curso.
A FPV cumpre, assim, um sonho antigo de associar a data do aniversário do seu nascimento à grande festa do Voleibol, acreditando que, desta forma, estará a contribuir para um maior envolvimento de todos aqueles que têm no Voleibol a sua modalidade de eleição.
Como é de tradição, a Gala Anual do Voleibol, que vai já na sua 12.ª edição, para além das personalidades ligadas ao Voleibol e a federações de outras modalidades, contará com a habitual presença de notáveis de outros sectores da sociedade portuguesa.
Na ocasião, serão premiados os campeões nacionais masculinos e femininos das diversas divisões e escalões de Voleibol Indoor (desde os Infantis até aos Seniores da Divisão A1, passando pelos atletas que se destacaram a nível individual), bem como de Gira-Volei, Gira +, Voleibol de Praia e Voleibol ao Ar Livre.
Outro dos pontos altos da Gala da FPV é a entrega do Prémio Osório, que homenageia personalidades e/ou instituições que se notabilizaram na promoção e glorificação do Voleibol.
Fonte: FPVoleibol

Apuramento para o Europeu 2009 (cadetes)

Portugal irá disputar o Torneio de apuramento para o Campeonato da Europa de Cadetes Masculino na Eslováquia. Integrado no Grupo E, a selecção das quinas tem como adversários a República Checa, Itália, Sérvia, Croácia e Eslováquia. São apenas duas as selecções que se apuram de cada grupo (que são cinco) para a Fase Final, que se realizará na Holanda, entre 4 a 9 de Abril do próximo ano.
A França é a actual detentora do título, onde Portugal sonha chegar, mas para isso terá que começar já bem na primeira partida com os anfitriões do torneio da Poule E. O último jogo será frente à Sérvia.
Recorde-se que a selecção é orientada por Igmar Montalvo e pelo Prof. Noé Vieira e supervisão do seleccionador nacional da equipa sénior feminina, o cubano Juan Diaz.
Torneio da Eslováquia:
7-01-2009 17:30h Eslováquia – Portugal
08-01-2009 15:00h Itália - Portugal
09-01-2009 15:00h Portugal – Croácia
10-01-2009 15:00h República Checa - Portugal
11-01-2009 15:00h Portugal - Sérvia

Portugueses no estrangeiro

O Noliko Maaseik já se encontra a trilhar o caminho rumo ao tri-campeonato. A equipa dos portugueses Nuno Pinheiro e André Lopes venceu o VC Par-Ky Menen por 3-0 (25-22,25-23;e 25-23) e lidera o campeonato belga com quatro pontos de avanço. O VC Handelsgids Averbode é o perseguidor mais ameaçador nesta altura, mas essa distância poderá já ser aumentada para a próxima jornada quando os actuais bi-campeões da Liga Belga defrontarem precisamente o segundo classificado.

Apuramento para o Mundial 2010

Estão já definidos os grupos para os torneios de apuramento para o Campeonato do Mundo Voleibol 2010, no masculino e feminino que se realizarão em Itália e no Japão respectivamente.
Serão três rondas antes da Fase Final que as selecções deverão percorrer, com o primeiro Torneio Masculino a realizar-se já entre 29 de Novembro e 5 de Dezembro na Nicarágua.O feminino também começará no mesmo país, mas apenas para o próximo mês ( 9 a 13 de Dezembro). Portugal participará no primeiro Torneio Feminino no âmbito da CEV, que se realizará em Inglaterra na cidade de Sheffield de 2 a 4 de Janeiro de 2009 integrado no Grupo B juntamente com Israel, Montenegro e Inglaterra.
A selecção masculina disputará na Grécia o Torneio referente ao Grupo G com as selecções da Grécia, Eslovénia, Dinamarca e o primeiro classificado do Grupo C (Áustria, Hungria, Roménia, Bósnia-Herzegovina). Das 12 selecções que participarão na Fase Final Masculina, a Itália como anfitriã do Campeonato e o Brasil como actual Campeão do Mundo terão acesso directo à competição que se realizará de 23 de Setembro a 10 de Outubro de 2010.
Na competição feminina, o Japão como organizadora da prova e a Rússia como detentora do título, terão presença directa entre as doze selecções a competir no campeonato, que se realizará entre 29 de Outubro e 14 de Novembro de 2010.

Selecção nacional feminina
Poule B
Portugal
Israel
Montenegro
Inglaterra
Selecção nacional masculina
Grupo G
Portugal
Grécia
Eslovénia
Dinamarca
1º classificado do grupo C *
* O Grupo C é constituído pelas selecções da Áustria, Hungria, Roménia, Bósnia-Herzegovina.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Portugueses no estrangeiro

O Noliko Maaseik, de Nuno Pinheiro e André Lopes, registou, no fim-de-semana, o resultado mais expressivo da Liga da Bélgica ao vencer categoricamente por 3.0 (25/8, 25/17 e 30/28) o seu grande rival, Knack Randstad Roeselare, e reforçar a liderança da principal competição do Voleibol daquele país do Benelux. No decorrer desta semana, a equipa dos internacionais portugueses (líder, com 18 pontos) poderá aumentar ainda mais a distância que o separa do VC Handelsgids Averbode (2.º lugar, com 15 pontos), pois vai receber este adversário no próximo sábado. Na quarta-feira, o Noliko desloca-se ao recinto do VC Par-Ky Menen, 9.º classificado, em jogo também a contar para a Liga.
Na Alemanha, o VFB Friedrichshafen, de João José, também parece não ter concorrência à altura. O campeão germânico aproveitou da melhor forma o deslize do Moerser SC, com quem repartia a liderança, e venceu pela margem máxima (25/20, 25/18 e 25/17) o VC Leipzig, isolando-se no comando da 1. Bundesliga. O central português rubricou 6 pontos, todos obtidos no ataque. O VFB Friedrichshafen volta a defrontar o Leipzig no dia 29 ou 30 de Novembro, em jogo dos oitavos-de-final da Taça, competição que de é também titular. Por seu turno, o Eimsbutteler TV, de Jorge Picas, não disputou a 8.ª jornada da Zona Norte da 2. Bundesliga.
Em França, o Stade Poitevin Volleyball (Poitiers), de Carlos Teixeira, derrotou, por 3.1 (22/25, 25/18, 25/16 e 25/19), o Narbonne Volley e continua a liderar, juntamente com o Tours Volley-Ball, o Campeonato Pro A. O Beauvais Oise Université Club, de Éden Sequeira, perdeu, pela diferença mínima (26/24, 25/21, 22/25, 25/27 e 8/15) no pavilhão do Spacer’s Toulouse Volley-Ball. A equipa do central luso ocupa o 9.º lugar na tabela classificativa.No Campeonato Pro B, o GFCO Ajaccio Volleyball, de Carlos Silveira e do luso-brasileiro Frederico Siqueira, regressou às vitórias, tendo-se superiorizado ao Saint-NazaireVolley-Ball Atlantique pela margem máxima (25/23, 25/21 e 25/18). O Ajaccio ocupa o 2.º lugar na classificação geral, a dois pontos do líder, o Asnières Volley 92. Frederico Siqueira e Carlos Silveira registaram 4 e 9 pontos, respectivamente.
Em Itália, Valdir Sequeira (11 pontos) foi o segundo melhor pontuador do Stamplast Prisma Martina Franca frente ao Tonno Callipo Vibo Valentia, mas não conseguiu evitar a derrota por 0.3 (23/25, 20/25 e 22/25). A equipa do oposto português ocupa actualmente o 8.º lugar na Liga A1.
O FC Barcelona, de Ubirajara Pereira (1 ponto), perdeu, pela margem máxima (18/25, 20/25 e 18/25), com o Unicaja Almeria e mantém-se no 10.º lugar na classificação geral da Superliga Espanhola.

Jogos em atraso da 7ªjornada

Depois dos triunfos de ontem por 3.0, V. Guimarães e SC Espinho trocaram de adversário e voltaram hoje a vencer para o campeonato. Os minhotos superaram o Marítimo por 3.1, enquanto os tigres bateram o Machico por 3.0, colando-se ao Castelo da Maia no topo da classificação. As equipas madeirenses ocupam o fundo da tabela.
Jogos em atraso (7ªjornada):
SC Espinho 3.0 AD Machico (25-19, 25-18, 25-18)
Vitória SC 3.1 CS Marítimo (25-21, 30-28, 21-25, 25-14)
Próxima jornada (22/11/08):
AA Espinho - Vitória SC (16h)
SL Benfica - Castelo da Maia GC (16h)
Esmoriz GC - SC Espinho (17h)
Leixões SC - GC Vilacondense (17h30)
AJ Fonte do Bastardo - AD Machico (18h)
Clube K - CS Marítimo (19h)

sábado, 15 de novembro de 2008

Resultados A1 masculina (15/11)

Hoje realizaram-se dois jogos do campeonato nacional, com vitórias por parte do SC Espinho e do Vitória SC. Aqui ficam os resultados:
Vitória SC 3.0 AD Machico (25-15, 25-20, 25-13)
SC Espinho 3.0 CS Marítimo (25-20, 25-20, 25-16)
Próximos jogos (16/11/08):
SC Espinho vs AD Machico (17h)
Vitória SC vs CS Marítimo (15h30 - SportTv)

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

AJF Bastardo contra polacos na GMChallenge Cup

A Associação de Jovens da Fonte do Bastardo vai defrontar os polacos do Jastrzebski Wegiel SA nos 16 avos-de-final da GM Capital Challenge Cup.
O sorteio, realizado hoje, ditou que os açorianos se desloquem primeiro àquele país do Leste europeu, nos dias 9, 10 ou 11 de Dezembro, recebendo depois os seus adversários na Praia da Vitória, ilha Terceira, a 16, 17 ou 18 de Dezembro.
O Jastrzebski Wegiel SA, que foi eliminado da Taça CEV – 2-3 na Grécia e 1-3 na Polónia – pelos gregos do Olympiacos Piraeus, tendo caído para a Challenge Cup, é uma equipa com experiência na Liga dos Campeões e na Taça CEV.
No sector feminino, também na Challenge Cup, as portuguesas do CS Madeira irão defrontar as espanhóis da Universidad de Burgos.
Na taça CEV feminina, a nossa equipa representante, o CD Ribeirense defrontará uma equipa suíça, o Kanti.
Os 16 avos-de-final da Challenge Cup são disputados pelas 16 equipas que se apuraram na 2.ª ronda da competição e ainda pelas 16 equipas que foram eliminadas nos «16 avos» da Taça CEV.

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Portugueses no estrangeiro

A disputar a Taça CEV, o Poitiers de França, onde se encontra Carlos Teixeira seguiu em frente para os oitavos-de-final da prova, depois de deixar pelo caminho os cipriotas do Anorthosis Famagusta. Depois de já terem vencido na primeira mão por 3-2, os franceses voltaram a garantir um triunfo, agora por 3-1 (25-19, 25-22, 20-25 e 25-20), e irão agora defrontar os finlandeses do Pielaveden Sampo Pielavesi, na segunda semana de Dezembro.

Com menos sorte esteve Nuno Pinheiro e André Lopes que receberam na Bélgica o Dínamo de Moscovo, perdendo por 3-2. No mesmo grupo que o Vitória de Guimarães, o Noliko Maaseik ainda deu luta aos russos, mas estes são os principais candidatos à vitória deste grupo e na negra mostraram precisamente essa superioridade. Com os parciais 20-25, 21-25, 25-19, 25-20 e 11-15, a formação da capital russa lidera a poule B, com os belgas a estarem acompanhados com os portugueses do Vitória no segundo lugar, enquanto os checos Jihostroj Ceske Budejovice se quedam pelo último lugar.

Também na Champions, Éden Sequeira bem tentou vencer pelos franceses do Beauvais Oise, mas estes acabaram por perder pela margem máxima (19-25, 16-25 e 17-25) com os italianos do Trentino Volley, que lideram agora a Poule E, seguidos dos eslovenos do ACH Volley BLED e da equipa do português Beauvais Oise, e no último lugar está a turma austríaca do Vienna.

Agora, na Poule F, o VFB Friedrichshafen, de João José, não conseguiu evitar a derrota por 3.1, em casa, contra o Iskra Odintsovo, com os parciais de 23-25, 16-25, 25-19 e 21-25. Os alemães estão assim no 2ºlugar, juntamente com uns polacos.

Competições europeias

A Associação de Jovens da Fonte do Bastardo continua a fazer história. Depois de se estrear nas competições europeias, os açorianos apuraram-se para os 16 avos-de-final da GM Capital Challenge Cup. O resultado deste fim de noite até foi uma derrota (3-2), mas o facto de na primeira mão trazer uma vantagem de 3-0 permitiu a qualificação sobre os croatas do MOK Zagreb.
Assim, para a turma de Luís Resende bastava vencer um set para garantir a qualificação e cumpriram esse objectivo logo no primeiro set. Ao vencer por 24-26, na Croácia, o Fonte Bastardo já tinha garantido o apuramento, e depois o resto do jogo foi um bom treino. Seguiram-se duas derrotas por 25-23 e 25-18, à qual teve uma resposta dos portugueses por 22-25.
Já na negra, o MOK Zagreb foi mais forte, vencendo por 15-11, num final de jogo que foi apenas simbólico pois já não permitia a qualificação dos croatas.
O Fonte Bastardo está assim nos 16 avos-de-final da GM Capital Challenge Cup, numa semana europeia boa para o voleibol português, com o apuramento do Ribeirense para os oitavos-de-final da Taça CEV, e o triunfo do Vitória de Guimarães na Liga dos Campeões. Apenas o CS Madeira ficou pelo caminho, apesar de a vitória ter estado a um “palmo”, tendo perdido na Bielorússia por 3.2 (25-21, 25-22, 12-25, 14-25 e 10-25), mesmo tendo estado a ganhar 2.0, como cá em Portugal.
Fonte: SCN (voleibol)