O próximo jogo disputa-se já esta sexta-feira, pelas 17h no Pavilhão da AA S. Mamede.
segunda-feira, 27 de abril de 2009
A2 masculino - final
O próximo jogo disputa-se já esta sexta-feira, pelas 17h no Pavilhão da AA S. Mamede.
Swatch FIVB World Tour 2009
A 1ªetapa foi ganha somente por duplas brasileiras: Larissa e Juliana, nos femininos, e Ricardo / Emanuel, nos masculinos.
sábado, 25 de abril de 2009
Taça de Portugal feminina - final
O encontro foi sempre dominado pelo CD Ribeirense (que teve em Luana Gomes uma das melhores pontuadoras), excepto no 2ºset quando o GDC Gueifães foi um pouco superior graças também a uma boa exibição da experiente Ana Paulo.
A1 masculina - final
"A formação dos "tigres", apostada na reconquista do título de campeã nacional na posse do Vitória, venceu pelos parciais de 25-22, 25-18, 26-28 e 25-19, e pode fazer a festa já na próxima semana, em Espinho.
O encontro foi marcado, na fase inicial, pelo avolumar de erros de parte a parte, principalmente nas acções de serviço e recepção, e com o Sporting de Espinho a reagir bem a uma série de seis pontos consecutivos do Vitória.
O equilíbrio e a incerteza quanto ao vencedor permaneceu até final do primeiro parcial, altura e que o Sporting de Espinho se revelou a equipa mais eficaz, conseguindo "fechar" aos 25-22, em cerca de 24 minutos. O segundo "set" foi marcado, praticamente desde o seu início, pelo domínio do Espinho, muito por culpa da distribuição variada de Miguel Maia, e dos mortíferos ataques de Flávio Cruz e Roberto Reis.
O Espinho chegou em vantagem À passagem dos primeiro e segundo tempos técnicos, respectivamente, por 8-5 e 16-11, e encerrou o parcial aos 25-18, em cerca de 24 minutos, com um serviço na rede do adversário.
O equilíbrio foi uma constante ao longo do terceiro "set", em que as equipas alternaram o comando, com o Espinho a atingir o primeiro tempo técnico a ganhar por 8-7 e o Vitória o segundo a liderar por 16-14.
O Vitória, melhor na recepção, conseguiu anular duas bolas do Espinho para "fechar" o jogo, aos 24-23 e 26-25, e embalou de forma decisiva para o triunfo no "set" com três pontos consecutivos, aos 28-26, em cerca de 32 minutos.
No quarto parcial, apesar do equilíbrio inicial, o Espinho voltou ao comando do jogo, mostrando ser a equipa mais homogénea e regular, pelo que à passagem do segundo tempo técnico vencia por 16-14. O Espinho manteve o Vitória à distância de dois pontos até aos 20-18, altura em que vários erros da formação vimaranense e uma maior eficácia dos "tigres" foi determinante para o desfecho do parcial.
O segundo encontro do playoff terminou com o Sporting de Espinho a vencer por 25-19, em cerca de 26 minutos, e a encerrar aos 3-1, estabelecendo uma preciosa vantagem de 2-0 na discussão do título de campeão."
quarta-feira, 22 de abril de 2009
Resultados da sondagem
O resultado deu para perceber que o Leixões SC foi a maior surpresa, já que conseguiu o 4ºlugar e, assim, obteve 50% dos votos. E, claro, não se esqueçam de votar na próxima sondagem...
Aqui, deixo-vos os resultados completos da sondagem:
Leixões SC - 50%
Esmoriz GC - 28%
AA Espinho - 21%
Portugueses no estrangeiro
O VFB Friedrichshafen, de João José, apurou-se, ontem, para a Final da 1. Bundesliga ao derrotar o SCC Berlin pela margem máxima (25-15, 25-18 e 25-18), no terceiro e último jogo das meias-finais.
A formação capitaneada pelo central português, autor de 7 pontos, vai agora defrontar o Generali Haching, antiga equipa de Valdir Sequeira, estando o primeiro jogo do Play-off do título germânico – disputado à melhor de cinco jogos – agendado para o próximo dia 26, na cidade de Unterhaching.
Fonte: FPV
Selecção Nacional Masculina - objectivos
Juan Diaz falava durante a apresentação da Liga Europeia 2009, em cerimónia que decorreu na Guarda, uma das três cidades que irá receber, juntamente com Coimbra e Peso da Régua, os jogos com a Bielorrússia, Eslováquia e Áustria.
O seleccionador nacional, que este ano regressa ao comando de Portugal, substituindo o brasileiro Jorge Schmidt, defendeu que Portugal vai "lutar" para ficar classificado "para a jornada final".
"Vai ser difícil mas vamos entrar num período de preparação para fortalecer o trabalho e a selecção nacional", afirmou Juan Diaz no encontro com os jornalistas.
O seleccionador disse que é seu objectivo "garantir a qualificação" de Portugal "para os Jogos Olímpicos de 2012", o que, a acontecer, "será inédito".
A cidade da Guarda vai acolher a 4 e 5 de Julho uma jornada da Liga Europeia de voleibol, com dois jogos entre a selecção nacional e a formação da Bielorrússia.
Na conferência de imprensa de apresentação da competição, na Câmara da Guarda, foi também indicado que vão realizar-se dois jogos de Portugal em Coimbra (13 e 14 de Junho), com a Eslováquia, e na Régua (27 e 28 de Junho), com a Áustria.
A selecção nacional de seniores masculinos vai defrontar a Eslováquia, a Áustria e a Bielorrússia na Liga Europeia de 2009. Portugal ficou integrado na poule C, sendo os restantes agrupamentos formados por Espanha, Turquia, Croácia e Grã-Bretanha (poule A) e Bélgica, Grécia, Roménia e Alemanha (poule B).
Vicente Araújo, presidente da Federação Portuguesa de Voleibol também disse esperar que a equipa nacional faça um bom trabalho na Liga Europeia e obtenha bons resultados.
"Estamos a começar um ciclo novo, temos alguns jovens com valor e vamos fazer tudo parar tentar criar condições para que se possa trabalhar o melhor possível para temos uma equipa forte em 2012", disse o responsável.
Fonte: Record
Swatch FIVB World Tour 2009
As duas duplas portuguesas de seniores femininos presentes no Open do Brasil (em Brasília), primeira etapa do Swatch-FIVB World Tour 2009, o Circuito Mundial de Voleibol de Praia, classificaram-se no 33.º lugar final, tendo somado ambas 30 pontos.
Inseridas no Torneio de Qualificação, Raquel Lacerda e Susana Monteiro com a dupla brasileira Ângela Vieira/Vivian Cunha por 0-2, com os parciais de 12/21 e 19/21, enquanto Ana Gomes e Catarina Carvalho foram eliminadas pelas espanholas Liliana Steiner e Elsa Baquerizo, tendo perdido por 0-2 (8/21 e 16/21).
A próxima etapa será o Open da China, agendado para os dias 28 de Abril a 2 de Maio.
Fonte: FPV
segunda-feira, 20 de abril de 2009
Mundial 2009 de júniores - qualificação
Portugal ficou em 2ºlugar e irá ficar no grupo da Bulgária, Bélgica e Alemanha.
sábado, 18 de abril de 2009
Mundial 2009 Juniores - qualificação
Amanhã, basta uma vitória frente à Dinamarca (teoricamente o adversário mais acessível do grupo) para seguir em frente na qualificação para o Mundial de Júniores.
Qualificam-se para a 2.ª Ronda os dois primeiros classificados na poule.
O 1.º classificado integrará a Poule C, a disputar, de 15 a 17 de Maio, na cidade croata de Ivanic Grad, juntamente com a Holanda, a Croácia e a Sérvia.
O 2.º classificado integrará a Poule A, a disputar, de 15 a 17 de Maio, na cidade búlgara de Burgas, juntamente com a Alemanha, a Bulgária e a Bélgica. Na 2.ª Ronda, apuram-se para a Fase Final apenas os primeiros classificados de cada poule.
A Fase Final do Mundial de Juniores Masculinos será disputada em Pune, na Índia, de 31 de Julho a 9 de Agosto de 2009.
Poule A - Jogos:
Grécia (GRE) 3.2 PORTUGAL (POR)
Finlândia (FIN) 3.1 Dinamarca (DIN)
DIN 0.3 GRE
POR 3.1 FIN
POR vs DIN (amanhã)
GRE vs FIN (amanhã)
Classificação:
1. Grécia, 4 pontos
2. Portugal, 3
3. Finlândia, 3
4. Dinamarca, 1
Divisões A1 (18/04)
No masculino, destaque para o playoff de campeão cujo primeiro jogo foi realizado hoje. O SC Espinho ganhou vantagem na conquista do título, depois de vencer o Vitória SC pela margem mínima (ver o bom resumo do jornal "Record" no post anterior). O outro jogo foi realizado em Matosinhos e era referente ao playoff do terceiro e quarto lugar. O SL Benfica foi o vencedor do jogo (3.1: 22-25, 13-25, 25-22, 12-25) e, consequentemente, do playoff.
No campeonato feminino, o CA Trofa deu um passo de gigante para a conquista do título, depois de vencer por 3.1 o CD Ribeirense nos Açores.
A1 masculino - playoff de campeão
SC Espinho 3.2 Vitória SC
Vitória SC vs SC Espinho (25/04 -15h)
SC Espinho vs Vitória SC (01/05)
Vitória SC vs SC Espinho (03/05*)
SC Espinho vs Vitória SC (09/05*)
A1 masculino - playoff do 3º e 4º lugares
SL Benfica 3.1 Leixões SC
Leixões SC 1.3 SL Benfica
A1 feminina - playoff de campeão
CA Trofa 3.0 CD Ribeirense
CD Ribeirense 1.3 CA Trofa
CA Trofa vs CD Ribeirense (01/05)
CD Ribeirense vs CA Trofa (03/05*)
CA Trofa vs CD Ribeirense (10/05*)
A1 masculina - final
No primeiro "set", o Vitória SC até chegou ao primeiro tempo técnico na frente (8-6), mostrando mais eficácia no bloco, mas foi sol de pouca dura, já que o SC Espinho melhorou defensivamente e chegou ao segundo tempo técnico com um resultado de 16-12.
Apesar de ainda terem permitido alguma recuperação aos vimaranenses, os tigres venceram por 25-21, com Fabrício Silva, autor de 6 pontos, a finalizar o parcial.
O segundo "set" teve pouca história, já que foi completamente dominado pelos campeões nacionais, face a um adversário apático. O Vitória de Guimarães chegou na frente aos dois tempos técnicos (8-5 e 16-8), perante um conjunto espinhense em que Flávio Cruz, uma das grandes armas ofensivas, esteve particularmente desinspirado. A equipa da casa cedeu, praticamente sem oposição, o "set", que os vimarenenses conquistaram por 25-14.
O terceiro parcial foi o mais renhido do encontro, apesar do SC Espinho ter começado tão desconcentrado como no segundo jogo. Depois de estarem a perder por 4-7, os tigres conseguiram um parcial de 5-0, comandando por isso o primeiro tempo técnico por 8-7.
Ao segundo tempo técnico, e muito graças aos remates de Hugo Gaspar, os minhotos já lideravam por 16-15, mas tiveram de sofrer para vencer o "set", depois de cederem uma igualdade a 23-23, por erros próprios.
Quandos os minhotos pareciam perto da vitória, o SC Espinho "arrancou" um quarto parcial de excelente nível, perante alguma permissividade do adversário. Com as suas armas ofensivas espinhenses [Roberto Reis, Roberto David (que fez um jogo globalmente mau) e Flávio Cruz] a reaparecerem em simultâneo, os locais "esmagaram" a oposição por 25-15, com 8-4 e 16-9 nos tempos técnicos.
O Vitória SC, que foi a equipa mais alegre na globalidade do jogo, pareceu surpreendido com a raça aplicada pelos espinhenses, que transferiram o ritmo do "set" anterior para a "negra".
Nos momentos decisivos, Flávio Cruz esteve em grande nível, e seria mesmo o internacional português a garantir o triunfo no decisivo "set", por 15-9. O jogador dos "tigres" foi o melhor pontuador do jogo, com 20 pontos, enquanto que Hugo Gaspar destacou-se entre os vimaranenses, com 16.
SC Espinho 3.1 Vitória SC
Vitória SC vs SC Espinho (25/04 - 15h)
SC Espinho vs Vitória SC (01/05)
Vitória SC vs SC Espinho (03/05*)
SC Espinho vs Vitória SC (09/05*)
Liga Europeia 2009 - apresentação
A Federação Portuguesa de Voleibol (FPV) e o Município da Guarda realizam na próxima segunda-feira (dia 20 de Abril), pelas 11h30, na Sala da Assembleia Municipal da Guarda, uma Conferência de Imprensa para apresentação do torneio da Liga Europeia, que decorrerá de 5 de Junho a 19 de Julho, e será disputado pela Selecção Nacional de Seniores Masculinos.
Na ocasião, que contará com a presença de Vítor Santos, Vereador responsável pelo pelouro do Desporto do Município da Guarda, Vicente Araújo, Presidente da FPV, e Juan Diaz, Seleccionador Nacional, será celebrado o protocolo de cooperação entre a FPV e a autarquia beirã.
Fonte: FPV
Taça de Portugal feminina - final
Mundial 2009 Juniores - qualificação
Relembre-se que só os dois primeiros classificados se apuram para a segunda ronda do apuramento. Por isso, Portugal vê-se obrigado a vencer os dois próximos jogos para seguir em frente.
No outro jogo da poule a Finlândia venceu a Dinamarca por 3.1.
Poule A - Jogos:
Grécia (GRE) 3.2 PORTUGAL (POR)
Finlândia (FIN) 3.1 Dinamarca (DIN)
DIN vs GRE (hoje)
POR vs FIN (hoje)
POR vs DIN (amanhã)
GRE vs FIN (amanhã)
Classificação:
1. Finlândia, 2 pontos
2. Grécia, 2
3. Portugal, 1
4. Dinamarca, 1
quinta-feira, 16 de abril de 2009
Mundial 2009 Juniores
A Selecção Nacional de Juniores Masculinos partiu hoje para Kuusamo, Finlândia, para disputar a primeira ronda de Qualificação para o Campeonato do Mundo de 2009.
O Seleccionador Nacional, José Rojas, já escolheu os 12 atletas que integram a comitiva nacional. Portugal irá defrontar nesta ronda a Finlândia, a Grécia e a Dinamarca.
Lacerda / Monteiro já estão no Brasil
SC Espinho vs Vitória SC na SportTv
A partida será transmitida pelo canal desportivo SportTv.
Os bilhetes custam 7,50€ e foram postos à venda somente em Espinho.
sábado, 11 de abril de 2009
A1 feminina (11/04)
O CA Trofa venceu o CD Ribeirense com relativa facilidade, por uns claros 3.0 (25-20, 25-23, 25-19), e, desta maneira, encontra-se em vantagem para a conquista do título nacional.
O próximo jogo realiza-se dia 18 de Abril, nos Açores.
Taça de Portugal feminina - final
A final vai ser disputada entre o GDC Gueifães (finalista no ano passado) e o CD Ribeirense. Em 2008, o vencedor foi o CS Madeira, que bateu na final, como já disse, a equipa de Gueifães.
No total das 36 edições da Taça de Portugal, os títulos estão assim distribuídos: Castelo da Maia GC e Leixões SC (8); Boavista FC (7); AC Portugal e CA Trofa (3); Sporting CP e SL Benfica (2), CS Madeira, CDUP e E. Avenida (1).
Taça de Portugal - final
Como se preveu na sondagem feita neste blog e acabada hoje, o Vitória SC venceu a Taça de Portugal, depois de derrotar na final o SC Espinho por 3.2. Aqui, deixo-vos a análise feita pela FPV ao jogo que eu achei bastante boa:
O Vitória Sport Clube ergueu hoje a 45.ª Taça de Portugal ao derrotar, pela margem mínima (25-22, 16-25, 25-22, 18-25 e 15-7) o Sporting Clube de Espinho, num Pavilhão Desportivo Municipal da Póvoa de Varzim completamente cheio de adeptos dos dois clubes (2100 adeptos).
Após terem vencido o Campeonato Nacional na época passada, os vimaranenses conseguiram hoje o troféu que lhes faltava… [ver ficha]
O SC Espinho entrou melhor no jogo. Com boas combinações no ataque, os “tigres” chegaram ao primeiro tempo em vantagem (8-6), situação a que o Vitória SC conseguiria pôr cobro, primeiro igualando (11-11) e, depois, passando para frente (13-12). Esta mudança de atitude que levou os vimaranenses a chegar ao segundo tempo técnico com uma vantagem de dois pontos (16-14).
A tendência manteve-se, com o ataque dos minhotos, sobretudo através de Bruno Temponi, a conseguir abrir brechas no bloco dos espinhenses (18-15, 19-16), o que permitiu à equipa de Rogério Paula entrar na ponta final do set com uma vantagem clara (22-18).
Um serviço directo de Roberto David (20/22) e um bloco ao ataque de Hugo Gaspar (23-22) ainda reacenderam as esperanças dos espinhenses, mas um remate indefensável do central Thiago Rey e um ataque de segunda linha de Bruno Temponi confirmaram o triunfo do Vitória SC: 25/22.
No segundo set, a equipa orientada por Francisco Fidalgo voltou a entrar melhor no jogo, tendo chegado ao primeiro tempo técnico com três pontos de vantagem (8-5), fruto de um serviço directo de Fabrício Silva (Kibinho).
O Vitória SC procurou reagir (8-10), mas os espinhenses aguentaram bem a pressão e, mais frios e calculistas, atingiram a segunda paragem obrigatória com uma vantagem significativa (16-9), fruto de dois serviços directos de Roberto David.
Se juntarmos às dificuldades apresentadas na recepção pelos vimaranenses, a ineficácia dos seus serviços, estará explicado o triunfo dos espinhenses neste parcial por 25/16.
O terceiro set foi, sem dúvida, o mais equilibrado e emotivo. Em constantes situações de igualdade até aos 13-13, os vimaranenses adiantaram-se e atingiram o segundo tempo técnico com uma vantagem de três pontos (16-13). Nova igualdade aos 18 pontos, com Roberto Reis a servir e Flávio Cruz a contabilizar no ataque. Todavia, o Vitória SC não se deixou impressionar e chegou aos 20-18 com um serviço directo de Bruno Temponi. O SC Espinho reagiu e igualou a contenda (21-21), mas os vimaranenses mostraram mais discernimento nos momentos finais, selando o set com 25-22.
No quarto set, o equilíbrio manteve-se, com ligeiro ascendente para o SC Espinho. Essa pequena vantagem (8-6, 12-10), revelou-se, porém, muito importante na ponta final do jogo. Os espinhenses passaram de uma situação de igualdade (14-14) para uma vantagem significativa (18/14), praticamente sentenciando o desfecho do parcial. A reacção dos vimaranenses ainda lhes permitiu a aproximação (18/21), mas a equipa de Espinho, impulsionada pelo capitão Miguel Maia fechou o set com um tranquilo 25/18.
Na “negra”, impulsionados pela sua enorme falange de apoio, os vimaranenses chegaram ao primeiro tempo técnico em vantagem (8-6), distância que mantiveram, com um ataque de Fábio Jardel (9-7), e ampliaram, com dois serviços directos de Adriano Lamb (12-7). O SC Espinho acusou muito a pressão e um bloco de Hugo Gaspar a Flávio Cruz sentenciou o jogo (14-7), que foi fechado com mais um serviço directo de Adriano Lamb: 15/7.
No cômputo das 45 edições da Taça de Portugal, os títulos estão assim atribuídos: SL Benfica (12); SC Espinho (11); FC Porto (6); Leixões SC (5); Castelo da Maia GC (4); Sporting CP (3); Vitória SC, Esmoriz GC, ISEF Lisboa e IS Técnico (1).
Declarações
Rogério Paula (Treinador do Vitória SC): “Mesmo sabendo das dificuldades, nunca duvidámos. Entrámos no quinto set sem receio e construímos um triunfo difícil, mas justo. Agora, vamos comemorar; segunda-feira vamos voltar a treinar, agora com vista ao Play.off do título nacional, e tentaremos utilizar este momento forte para fazer crescer ainda mais a equipa”.
Francisco Fidalgo (Treinador do SC Espinho): “Sentimos muitas dificuldades em lançar o contra-ataque e em fazer valer o nosso serviço. Quando conseguimos servir com eficácia, vencemos os sets. Parabéns ao Vitória pois venceram com justiça”.
Para acabar a publicação, o blog dá os parabéns ao Vitória SC pela conquista da Taça de Portugal.
sexta-feira, 10 de abril de 2009
A1 masculino (10/04)
Taça de Portugal - final
quinta-feira, 9 de abril de 2009
Regresso aos trabalhos da selecção nacional
Os treinos realizar-se-ão no Pavilhão Desportivo Municipal da Póvoa de Varzim e, inicialmente, integram Valdir Sequeira (Stamplast Martina Franca, de Itália), João Malveiro (GC Vilacondense), Rui Santos (AJF Bastardo), Marco Ferreira (AJF Bastardo), Ivo Rodrigues (AJF Bastardo), Marco Ruel (CMGC) e Leandro Lopes (AA Espinho).
Posteriormente, integrarão os trabalhos da Selecção os atletas dos restantes clubes, conforme forem terminando a sua participação nas competições oficiais em que estão inseridos.
Aqui vos deixo o programa de treinos:
Segunda-feira – 9h30/12h00 e 16h00/18h30
Terça-feira – 9h30/12h00 e 16h00/18h30
Quarta-feira – 9h30/12h30
Quinta-feira – 9h30/12h00 e 16h00/18h30
Sexta-feira – 9h30/12h00 e 15h30/17h00
Sábado – 9h30/12h30
A Selecção Portuguesa de Seniores Masculinos disputa este ano três competições de relevo: a qualificação para o Mundial de 2010, a Liga Europeia e os 2ºs Jogos da Lusofonia.
quarta-feira, 8 de abril de 2009
Liga Africana de Clubes feminina 2009
CEV gostou das provas europeias
Também a Champions feminina bateu recordes, com cerca de 120 mil espectadores a assistirem aos jogos, numa ascensão de 8 por cento em comparação com o ano passado, sendo que a final four lotou por completo as bancadas do pavilhão do Peruggia. Na CEV Cup, acompanharam durante toda a temporada cerca de 112 mil espectadores, onde o seu apogeu teve na final-four disputada no Hall Arena de Atenas.
Gala Anual do Voleibol (FPV)
Apresentada com um estilo peculiar por Luís Ribeiro, que este ano cessou as suas funções como Director de Imprensa da FPV, a Gala Anual, que reúne a «Família do Voleibol» contou, como é já tradição, com a presença de notáveis de outros sectores: Laurentino Dias (Secretário de Estado da Juventude e do Desporto), Luís Sardinha (Presidente do Instituto do Desporto de Portugal) e João Matos (em representação do Presidente do Comité Olímpico de Portugal), entre outros, bem como representantes de várias autarquias e federações nacionais, entre 310 convidados.
A Gala abriu com a entrega de prémios aos mais novos, desde os minis ao Gira-Volei, um projecto da FPV com 10 anos de existência e que tem já 1800 centros em actividade, repartidos por todo o país, num universo de cerca de 100 mil atletas.Este ano foi instituído pela primeira vez o Prémio Gira+, que dá a oportunidade aos jovens com mais de 16 anos de prolongarem a prática do Voleibol para além do Gira-Volei (8 aos 15 anos).Seguiu-se a entrega do Prémio Mérito Gira, que distinguiu Alfredo Ferreira e Avelino Eira, professores da Escola Latino Coelho, em Lamego.
As novidades apresentadas na 12.ª Gala do Voleibol não se esgotaram no Prémio Gira+, alargando-se ao Voleibol de Praia, com a estreia dos troféus para os melhores do ranking e para os vencedores dos Circuitos de Sub-23 e Sub-19. [Ver galardoados]
Manuel Tavares foi também alvo do reconhecimento pela FPV pela sua carreira como árbitro... e Miguel Maia agradeceu a João Brenha os anos de amizade em que se alicerçou a dupla de Voleibol de Praia mais prestigiada de Portugal [1991-2009] e a que estava há mais tempo em actividade no Circuito Mundial [1993-2008].
Outro dos pontos em destaque na Gala da FPV foi a integração de três novas autarquias no Clube das Câmaras Amigas, distinção que antecedeu o momento alto da noite: a entrega do Prémio Osório, que homenageia personalidades e/ou instituições que se notabilizaram no engrandecimento e glorificação do Voleibol, e que desta vez foi para Luís Ribeiro (na foto)... apresentador da Gala.
E, como não podia deixar de ser, houve tempo para o tradicional discurso do Presidente da FPV, Vicente Araújo, tendo também usado da palavra o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto. Laurentino Dias enalteceu o papel que algumas das instituições presentes têm no desenvolvimento do desporto em Portugal, e agradeceu, “na pessoa do Professor Vicente Araújo, a toda a Família do Voleibol”, desde atletas, a dirigentes e clubes:“Agradeço-vos todo o trabalho realizado ao longo dos 62 anos de vida da Federação, que tem feito o Voleibol crescer a nível nacional e internacional, ano após ano, e reafirmo que podem contar sempre comigo. O futuro tem a ver convosco e com a capacidade de ultrapassar as dificuldades”.
Campeonato Nacional A2
Aqui fica o calendário dos jogos da final, de onde sairá a equipa que poderá subir ao A1:
25/04 - SC Caldas vs AA S. Mamede
01/05 - AA S. Mamede vs SC Caldas
03/05 - SC Caldas vs AA S. Mamede
09/05 - AA S. Mamede vs SC Caldas
16/05 - SC Caldas vs AA S. Mamede
Duplas portuguesas no World Tour
Esta prova terá já início entre 20 a 26 de Abril, em Brasília (Brasil), sendo anfitrião da primeira etapa pela 23ª vez consecutiva, e prolongar-se-á até à primeira semana de Novembro, terminando assim em Phuket, na Tailândia. Assim serão distribuídos em todo este campeonato um prize money de 7.77 milhões de dólares.
Desta forma, quanto às duplas femininas, estão representados 31 países, onde o Brasil é o país que leva mais duplas, nomeadamente 14 duplas, seguindo-se Alemanha (7), China (6) e EUA (5). Já Portugal conta com três, nomeadamente Juliana Antunes/Maria Esteves; Susana Monteiro/Raquel Lacerda; Ana Carvalho/Ana Gomes .
As campeãs nacionais (Juliana Antunes/Maria Esteves) apresentam-se como as teoricamente mais fortes, entre as lusas, sendo que Juliana Antunes, de apenas 24 anos, vai assim para a quinta temporada FIVB Beach Volleyball World Tour, onde participou em 9 torneios, enquanto Francisca Esteves vai para a terceira época com quatro torneios disputados.
Já a dupla Ana Carvalho/Ana Gomes é de extremos. Enquanto Ana Carvalho (30 anos) se pauta como a mais inexperiente a nível internacional com apenas um torneio disputado, a sua colega de equipa soma já 11 temporadas e 15 torneios disputados.
As jovens Susana Monteiro (24 anos)/Raquel Lacerda (23 anos) que participam no projecto olímpico preparam a terceira temporada, depois de disputarem apenas 4 torneios, esperando-se que estas ganhem “calo”, amadurecendo nestas provas internacionais.
Quanto ao masculino, os representes lusos são Miguel Maia/Pedro Rosas e Hugo Gaspar/José Pedrosa. Gaspar será um estreante nestas andanças, não só internacionais, como no próprio voleibol de praia, enquanto José Pedrosa já soma 105 torneios, nas dez temporadas. O seu ex-parceiro, Pedro Rosas, que se estreia este ano ao lado de Miguel Maia, conta com 10 épocas, e 55 torneios, enquanto o distribuidor do Sp. Espinho é de longe o mais experiente, com 16 temporadas, 138 torneios, sendo que venceu dois deles, ao lado de João Brenha.
No total são 38 países representados na categoria masculina, onde mais uma vez o Brasil lidera a nível de duplas (13), seguindo-se a Rússia (7), e depois China, Grã-Bretanha, Nigéria e Noruega, todos eles com seis duplas.
Fonte: SCN
Gala Anual da FPV
Prometemos daqui em breve também mais actualizações desta Gala.
Liga dos Campeões
O Trentino venceu o Iraklis Salónica - que tinha eliminado o Vitória de Guimarães - pelos parciais de 25-12, 21-25, 26-24 e 25-22 numa partida presenciada por cerca de 12 mil espectadores, na Arena de Praga.
Na atribuição da medalha de bronze, numa partida equilibrada e decidida pela margem mínima, a formação russa do Iskra Odintsovo derrotou os italianos do Macerata, por 3-2, pelos parciais de 25-23, 25-23, 28-30, 21-25 e 17-15.
Entrevista de Ana Paulo
O anúncio da nova estrutura técnica das seleções nacionais, com a nomeação de Juan Diaz para coordenador geral e responsável pela equipa masculina, deixa preocupadas as jogadoras da formação feminina, receando uma vez mais que as boas intenções anunciadas há dois anos para o escalão não sejam de novo cumpridas. Até porque no comunicado que foi distribuído à imprensa dando conta da nova estrutura, a FPV aponta como objetivos para a Seleção masculina os Jogos Olímpicos de Londres'2012, enquanto para a feminina a meta anunciada são os Jogos da Lusofonia, em julho deste ano.
"Temos uma Federação com dois pesos e duas medidas, ou seja, tem objetivos concretos para o masculinos e para o feminino não", disse Ana Paulo, a mais velha e experiente jogadora da Seleção, para quem a situação, porém, não é nova. "Estou há 12 anos na Seleção e todos os anos avança-se com uma meta para o feminino que muda consoante a entrada de novos técnicos. Na prática, não se concretiza o que foi prometido", refere a jogadora.
Também a capitã, Vanessa Rodrigues, alimenta preocupações semelhantes. "Infelizmente, não há um projeto de futuro. A Federação liga mais ao masculino."
Segundo Ana Paulo, é necessário investir primeiro para que os resultados surjam. "Foi isso que aconteceu com o sector masculino", frisa a internacional, reconhecendo igualmente as dificuldades que têm existido para a construção de uma equipa feminina em função da indisponibilidades de algumas jogadoras devido aos empregos ou estudos. De qualquer maneira, a FPV tem investido pouco no escalão. "As jogadoras acabam por se desmotivar. A Seleção feminina não tem sido a verdadeira Seleção."
Notícia publicada por: Record
Criação da World Cup de vólei de praia
A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) criou uma nova competição no Voleibol de Praia, denominada FIVB Beach Volley World Cup.
A disputar em duas fases, continental e mundial, a World Cup de Voleibol de Praia qualificará para os Jogos Olímpicos sete países: os cinco vencedores da fase continental e os dois primeiros classificados da fase mundial, sendo esta disputada pelos dois melhores classificados na fase continental que não se conseguiram qualificar directamente para os Jogos Olímpicos, num total de 10 países (2 por cada continente).
Com esta nova competição, a FIVB pretende envolver um grande número de países em todos os continentes.
Para além disso, esta alteração vai ao encontro da nova política de desenvolvimento da FIVB, que pretende utilizar o Voleibol de Praia como factor de desenvolvimento da modalidade nos pequenos países, sobretudo nos continentes africano e asiático.
Como consequência, foi alterado o esquema de qualificação a propor ao Comité Olímpico Internacional para Londres 2012, passando a qualificar-se:
Os 16 países melhor ranqueados do Swatch FIVB World Tour (Circuito Mundial)
Os 5 vencedores continentais da World Cup, um por cada continente
Os 2 primeiros classificados da World Cup a nível mundial
1 representante do país organizador, no caso, o Reino Unido.
Limitação de jogadores estrangeiros
Outra das decisões saída da reunião do Comité Executivo e do Conselho de Administração da FIVB prende-se com o Voleibol Indoor e com a limitação de jogadores estrangeiros nos campeonatos nacionais. A FIVB decidiu alterar o que estava regulamentado, passando a ser da responsabilidade das federações nacionais a regulamentação sobre esta matéria.
Esta matéria será discutida numa próxima Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Voleibol.
Seminário Internacional de jovens
Na sequência dos anos anteriores, o Instituto do Desporto de Portugal (IDP) vai organizar, no Auditório do Complexo Escolar do Parque das Nações, em Lisboa, nos dias 12 e 13 de Setembro de 2009, mais uma edição do Seminário Internacional sobre Treino de Jovens.
O Seminário Internacional 2009 contará com a presença de prelectores estrangeiros, nomeadamente de Jean Cotê, Jackie Fairweather, John Lyle e Istvan Balyi, e especialistas portugueses, casos de Sidónio Serpa, Mário Guimarães e Carlos Eduardo Gonçalves. [ver programa]
“Garantir a adesão dos jovens a uma actividade necessariamente sistemática, progressiva e adaptada, onde se estabelecem laços de compromisso e empenho durante vários anos, é um cenário que necessita de treinadores actualizados, onde a paixão pelo desporto e pelo treino coabite com uma formação sólida e especializada.
O Seminário Internacional de Treino de Jovens pretende contribuir para que esta meta possa ser alcançada”.
Fonte: IDP
Taça de Portugal
Nas meias-finais, ambos tiveram muitas dificuldades em vencer os seus jogos: o Vitória SC precisou de 5 sets para ganhar ao SL Benfica e o SC Espinho também não se livrou de disputar 5 sets para vencer a equipa treinada por Luís Resende, o AJF Bastardo.
Para os apoiantes do SC Espinho irem assistir à final, a direcção espinhense oferece um excelente pacote, que inclui transporte e bilhete por somente 5€. Por parte dos vimarenenses, o bilhete custa 5€ e pode ser comprado em alguns pontos da cidade.