VOLEIBOL PORTUGUÊS CHAT

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Duplas portuguesas no World Tour

A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) anunciou as duplas que irão estar presentes no Swatch FIVB Beach Volleyball World Tour 2009, surgindo assim 222 equipas, sendo que cinco delas são portuguesas.

Esta prova terá já início entre 20 a 26 de Abril, em Brasília (Brasil), sendo anfitrião da primeira etapa pela 23ª vez consecutiva, e prolongar-se-á até à primeira semana de Novembro, terminando assim em Phuket, na Tailândia. Assim serão distribuídos em todo este campeonato um prize money de 7.77 milhões de dólares.

Desta forma, quanto às duplas femininas, estão representados 31 países, onde o Brasil é o país que leva mais duplas, nomeadamente 14 duplas, seguindo-se Alemanha (7), China (6) e EUA (5). Já Portugal conta com três, nomeadamente Juliana Antunes/Maria Esteves; Susana Monteiro/Raquel Lacerda; Ana Carvalho/Ana Gomes .

As campeãs nacionais (Juliana Antunes/Maria Esteves) apresentam-se como as teoricamente mais fortes, entre as lusas, sendo que Juliana Antunes, de apenas 24 anos, vai assim para a quinta temporada FIVB Beach Volleyball World Tour, onde participou em 9 torneios, enquanto Francisca Esteves vai para a terceira época com quatro torneios disputados.

Já a dupla Ana Carvalho/Ana Gomes é de extremos. Enquanto Ana Carvalho (30 anos) se pauta como a mais inexperiente a nível internacional com apenas um torneio disputado, a sua colega de equipa soma já 11 temporadas e 15 torneios disputados.

As jovens Susana Monteiro (24 anos)/Raquel Lacerda (23 anos) que participam no projecto olímpico preparam a terceira temporada, depois de disputarem apenas 4 torneios, esperando-se que estas ganhem “calo”, amadurecendo nestas provas internacionais.

Quanto ao masculino, os representes lusos são Miguel Maia/Pedro Rosas e Hugo Gaspar/José Pedrosa. Gaspar será um estreante nestas andanças, não só internacionais, como no próprio voleibol de praia, enquanto José Pedrosa já soma 105 torneios, nas dez temporadas. O seu ex-parceiro, Pedro Rosas, que se estreia este ano ao lado de Miguel Maia, conta com 10 épocas, e 55 torneios, enquanto o distribuidor do Sp. Espinho é de longe o mais experiente, com 16 temporadas, 138 torneios, sendo que venceu dois deles, ao lado de João Brenha.

No total são 38 países representados na categoria masculina, onde mais uma vez o Brasil lidera a nível de duplas (13), seguindo-se a Rússia (7), e depois China, Grã-Bretanha, Nigéria e Noruega, todos eles com seis duplas.

Fonte: SCN

Sem comentários: