VOLEIBOL PORTUGUÊS CHAT

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Criação da World Cup de vólei de praia

A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) criou uma nova competição no Voleibol de Praia, denominada FIVB Beach Volley World Cup.

A disputar em duas fases, continental e mundial, a World Cup de Voleibol de Praia qualificará para os Jogos Olímpicos sete países: os cinco vencedores da fase continental e os dois primeiros classificados da fase mundial, sendo esta disputada pelos dois melhores classificados na fase continental que não se conseguiram qualificar directamente para os Jogos Olímpicos, num total de 10 países (2 por cada continente).

Com esta nova competição, a FIVB pretende envolver um grande número de países em todos os continentes.

Para além disso, esta alteração vai ao encontro da nova política de desenvolvimento da FIVB, que pretende utilizar o Voleibol de Praia como factor de desenvolvimento da modalidade nos pequenos países, sobretudo nos continentes africano e asiático.

Como consequência, foi alterado o esquema de qualificação a propor ao Comité Olímpico Internacional para Londres 2012, passando a qualificar-se:
Os 16 países melhor ranqueados do Swatch FIVB World Tour (Circuito Mundial)
Os 5 vencedores continentais da World Cup, um por cada continente
Os 2 primeiros classificados da World Cup a nível mundial
1 representante do país organizador, no caso, o Reino Unido.

Limitação de jogadores estrangeiros

Outra das decisões saída da reunião do Comité Executivo e do Conselho de Administração da FIVB prende-se com o Voleibol Indoor e com a limitação de jogadores estrangeiros nos campeonatos nacionais. A FIVB decidiu alterar o que estava regulamentado, passando a ser da responsabilidade das federações nacionais a regulamentação sobre esta matéria.

Esta matéria será discutida numa próxima Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Voleibol.

Fonte: FPV e FIVB

Sem comentários: